Translate

domingo, 19 de março de 2017

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade

Bem, eu estava aqui pensando, a título de informação vou sempre colocar quando fechar o mensal colocar aqui o meu DY mensal da carteira, acho que isso será uma boa para quem investe em ações saber mais ou menos como anda isso. Nunca vi nada do tipo na internet e algumas pessoas não fazem a mínima idéia de como ficaria. Seriam dois DY:
DY do aporte: Em relação ao dinheiro total que coloquei na carteira.
DY real: Em relação ao preço total da carteira no último dia útil do mês.
Talvez sejam parecidos, talvez não. Como já perdi o fim do mês passado vou fazer agora mesmo, e depois todo mês vou comparar a evolução dos DYs para fins históricos. Como os leitores sabem, fiz a cotização do meu patrimônio em dollar pelo Google finance, então vou ver isso no fechamento do dia.
Fechamento DY março 2016: Dólar 3,64 hoje (6/4/2016)
DY aporte: 0,26% (representa a fração que recebi de todo o dinheiro que já investi)
DY real: 0,27% (representa a fração que recebi do valor atual da carteira)
Minha carteira não é tanto de dividendos, é de crescimento moderado, então como podem ver o meu DY está bem baixo. Acho que esse ano vou aportar um pouco mais em empresas que pagam mais dividendos e também aumentar minha reserva em renda fixa. Como eu já disse estou achando meio chato esse DY tão baixo, sei que não significa muita coisa, mas minha carteira só cresce com aportes e ainda tá dando poucos dividendos. Vamos em frente:
Análise anual BBSE (BBSE3)
É uma empresa nova, IPO de 2012, majoritário Banco do Brasil (66%) [Governo federal]. É uma desmembrada do Banco do Brasil que o governo vendeu parte, aí agora são duas empresas separadas. Essa empresa ganha dinheiro vendendo seguro de carro, casa, vida, e demais outros para clientes do BB, ou seja, já tem uma base boa de clientes e agências para vender, podendo vender seguros pelo celular, pelo caixa eletrônico e pela internet. A empresa é nova, mas é bem antiga dentro do BB, o próprio BB tem mais de 100 anos e muita capilaridade no Brasil todo. Coloque na cabeça que essa empresa tem controle estatal assim como Petrobrás, Cemig, Vale, Banco do Brasil, Eletrobrás, e isso vai ter suas vantagens e desvantagens (tem gente que não gosta e não quer ser sócio do governo).
É uma companhia do Novo Mercado (você sabe o que isso significa?) com tag along 100% ON  e free float de 35% (acões disponíveis para compra e venda no mercado) e ainda uma excelente liquidez com milhares de negócios todo dia. Isso tudo costuma denotar uma boa empresa para ser sócio e comprar ações ON sem aquela palhaçada de ações PN preferenciais ou UNIT 11 que são lixo. Tem 37.415 sócios pessoa física, número considerável e alto para os padrões da bovespa.
Analisar seguradora e banco é um pouco complicado, mas você pode comparar elas com seus pares para medir eficiência, gestão, lucratividade e etc. A maior e melhor concorrente da BB seguridade é a Porto Seguro, a qual já fiz a análise aqui, na minha parte de seguradoras coloquei metade da alocação em cada. Vejam que a BB seguridade tem participação forte de outras seguradoras como a Mapfree, Icatu Seguros, Prudential (essa é americana), Odontoprev (dental) e IRB Brasil (essa é do governo federal e trabalha mais com RESEGUROS, ou seja, ela é seguradora das seguradoras (inclusive o governo federal está pensando em vender o IRB pra fazer caixa, o que seria excelente pra todo mundo, e demais, vejam:
Screen Shot 2016-04-06 at 22.59.08
Então vejam que é um time de peso que tá envolvido nisso tudo aí. A Odontoprev é outra excelente empresa que também sou sócio. As demais não estão na bovespa. A Prudential tá na bolsa de NY.
O primeiro ano que ela tem balanço foi em 2013, vamos lá.
Patrimônio em 2012: 5.638 bilhões, em 2015: 7.581 bilhões
Lucro líquido: 2013: 2.474 bilhões, 2015: 4.207 bilhões
ROE de 55% e 1,5 bilhão em caixa.
Seguradora não tem dívidas, nem essa nem a porto seguro. Esse dinheiro no caixa serve para pagar os sinistros (roubos de carro, seguros de vida, rural, prestamista, de casa e etc.). Essa empresa se beneficia muito do BB pois tem aqueles clientes que já são acostumados a comprar seguros pelo BB pela facilidade e pela insistência do gerente (que tem que vender e bater as metas dele) – Acho que o gerente do BB é concursado (não sei) = Banco e funcionário menos eficientes. O gerente do Itaú vende seguros da Porto Seguro e tem que bater metas sinistras de vendas todo mês, senão RUA, portanto Itaú MUITO MAIS EFICIENTE QUE BB. E talvez Porto Seguro MUITO MAIS EFICIENTE que BB SEGURIDADE. A primeira frase é certeza matemática, a segunda ainda preciso estudar melhor.
Pra mim a análise de BBSE3 é muito simples. Não tem muita coisa extra pra falar. O payout é de 80%, então considere essa empresa como sendo de dividendos. O PL atual está em 11 e o DY em 2,81%. Veja que pra ser empresa de dividendos não é DY alto e sim payout alto. O DY pode ser muito baixo mesmo com Payout de 100%. Em 2014 e 2015 os dividendos foram semestrais, pagando em fevereiro e em agosto. Gosto de empresas com PL menor do que 15, sem dívidas e com payout alto, o CAGR está em 31%, o que é excelente e altíssimo, quer dizer que nos últimos 3 anos, a média de crescimento do lucro líquido é de 31% AO ANO.
Vamos ao release (muito bacana por sinal):
Screen Shot 2016-04-06 at 22.59.42Screen Shot 2016-04-06 at 22.59.56Screen Shot 2016-04-06 at 23.01.29
Nesse quadro acima podemos ver o potencial de crescimento do setor (o brasileiro AINDA não faz muito seguro).Screen Shot 2016-04-06 at 23.01.56Screen Shot 2016-04-06 at 23.02.40Screen Shot 2016-04-06 at 23.03.39Screen Shot 2016-04-06 at 23.03.57Screen Shot 2016-04-06 at 23.04.06Screen Shot 2016-04-06 at 23.04.36
Espero que essa análise tenha sido útil.
Veja que você se beneficia das vendas de PGBL, VGBL e até o Ourocap.
Particularmente não gosto desses 3 produtos mas tem gente que gosta.
Ourocap tem muito sorteio e se você colocar um bom dinheiro nisso pode até ser sorteado – Pra quem quer fazer uma fézinha no automático e agradar a gerente. (muito melhor que megasena pelo visto).
DPVAT é monopólio e todo mundo paga.
Separei esses quadros do release para que você tenha uma idéia mais geral da empresa. Eu sou sócio e vou continuar comprando enquanto ela for boa. Estou longe de PGBL e VGBL então essas compras de ações são para a minha aposentadoria.
Grande abraço
Frugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário