Em defesa do IVVB11

Bom dia pessoal, hoje vou falar um pouco desse fantástico instrumento de investimento chamado IVVB11 (atendendo a pedidos dos amigos leitores), que pode ser comprado por qualquer brasileiro com conta em corretora de valores no Brasil.
Lembrando que não sou analista e que isso não é recomendação de compra, é apenas uma opinião de um cidadão comum e uma revisão do ativo. Eu acredito que o Ivvb11 é um bom ativo para diversificar o patrimônio de qualquer pessoa aqui e que além de ser um investimento direto em mais de 500 empresas listadas na NYSE, também é uma forma barata de comprar e manter parte do seu patrimônio em dólares.
Como comprar o ivvb11?
É simples, abra uma conta numa corretora de valores brasileira, tais quais a Clear, a XP, a Rico, etc… entre no homebroker (página do software da corretora onde você dá uma ordem de compra “manda comprar” a ação que você quer, digite ivvb11, digite a quantidade que você quer e o preço que você está disposto a comprar – eu sempre olho a cotação do momento e coloco o mesmo valor do último negócio, nem mais, nem menos). Se a ordem for executada, significa que você comprou, e se você comprou vai ser seu até o dia que você decidir vender.
O ivvb11 é gerido pela poderosa Black Rocks, a maior empresa global de fundos e ETFs, com mais de 7 TRILHÕES de dólares em gestão, comprando e vendendo ações e fundos no mundo todo, com ETFs de economias de vários países e setores, de bonds de governos e empresas e de REITs (os similares aos nossos fundos imobiliários) globais e nacionais.
A Black Rocks administra na maioria das vezes ETFs de índices, produtos passivos que apenas acompanham os mercados. Eu não acho que tem futuro comprar ETFs no Brasil, mas no exterior a coisa muda de figura. O Brasil representa apenas 3% da economia global, os EUA representam 50%.
Escolher umas 30 empresas e acompanhar pra ser sócio no Brasil é relativamente fácil, mas nos EUA, a coisa muda de  figura, primeiro porque existem mais de 10 mil empresas listadas e segundo por que dificilmente o pick stock (selecionar e comprar ações) vai sair vencedor lá, fora o tempo que isso vai consumir na sua vida. A atual taxa de administração que a Black Rocks cobra é de apenas 0,24% anual sobre o valor do fundo, ou seja, de cada R$10.000,00 reais que você tiver lá dentro, vai pagar apenas 24 reais pra Black Rocks ter esse trabalho de comprar e distribuir o produto, acho muito mais do que justo e válido, é o preço de meia pizza que você compra numa noite.
Vamos conhecer um pouco mais do IVVB11, ele representa o SP500 que é o índice principal da bolsa americana e que lista pouco mais de 500 empresas, então quando eu falar do IVVB11 leia-se a mesma coisa do SP500.
Primeiro axioma – O MERCADO SEMPRE VAI SUBIR.
Sim, faça chuva faça sol, o mercado sempre vai subir, e não sou eu que digo isso, é a história, com guerras, sem guerras, com crise, sem crise, apesar das crises e dos governos canalhas, o mercado sempre vai subir. A bolsa é o maior meio de criação de riqueza que a humanidade já viu, exatamente por que a bolsa representa as empresas, e quem cria riqueza é empresa. A foto abaixo é uma clássica do livro do Jeremy Siegel – Stocks to the long run, a linha mais em cima é o SP500:
screenshot-2016-10-07-16-26-14
Stocks – na linha superior são as ações, o retorno do índice.
Bonds – são os títulos do governo, o mesmo que o Tesouro Direto dos EUA.
Bills – também são títulos do governo, de prazo menor.
Gold é ouro.
Como vimos, NADA supera o investimento em ações, numa série de mais de 200 anos. Mesmo depois das crises as ações se recuperam.
Abaixo outra imagem, dessa vez do Dow Jones, que é um outro índice dos EUA, o índice industrial, mais antigo e mais clássico que o SP500.
screenshot-2016-11-07-08-46-49
Veja a montanha de dinheiro sendo formada, olhe como a famigerada crise de 1929 foi apagada, em 42 outra crise, em 1971 outra crise, em 2000 outra crise, em 2008 outra crise… Veja que as crises sempre se apagam com o tempo. Crise é bom pra vender jornal e pra mídia ter o que falar, pra quem compra ações é uma boa época de comprar mais ações e acumular MAIS por um preço menor. Como eu disse, o mercado SEMPRE sobe, considerando o longo prazo, não tem jeito de não subir, as empresas estão sempre gerando riqueza, cobrando pelos seus serviços e ganhando ACIMA da inflação.
Como falei em outro post, o retorno em ações nos EUA, nos últimos 86 anos, investindo no índice SP500 foi de 6,6% ACIMA da inflação anualizada, um pouco mais do que o nosso venerado Tesouro Direto IPCA+, no qual o governo canalha corrige os títulos pela inflação e fala pra você que isso foi seu lucro e lhe taxa por isso.
Segundo axioma – Comprando o SP500 você compra o mundo.
Você sabia que mais de 50% dos lucros das empresas americanas NÃO SÃO gerados nos EUA? Isso mesmo, você ouviu bem. Mais da metade dos lucros das empresas do índice sp500 são realizados fora dos EUA. Veja, esses empresas são GLOBAIS, têm receitas em CENTENAS DE MOEDAS e vendem seus produtos e serviços pelo globo. Quer ver só? Vamos dar uma olhada nas 25 principais empresas do índice, na primeira coluna depois do nome da empresa vemos o PESO de cada empresa no índice, na penúltima vemos o quanto ela rendeu do início de 2016 até agora, e na última temos o P/E que é o nosso famoso P/L.
screenshot-2016-11-07-09-16-00
Observe que essas empresas tem receita no mundo todo. Apple? Vende iphone e macbook pro mundo todo, Microsoft também, Coca-Cola? Nem precisa falar. Google? Todo mundo entra o dia todo. Facebook? Mais de 1,3 bilhão de usuários. Johnson e Johnson? idem. Pfizer (aquela do viagra) sempre desenvolvendo novas drogas. Intel e Cisco system são a nata dos processadores que vão em vários computadores e servidores.
Enfim só para você ter uma idéia. Você pode ser sócio dessas empresas com apenas alguns cliques no home broker da sua corretora. Ali em cima estão os gráficos do que acontece com o índice com o passar das décadas. O índice não vai FALIR, ninguém vai dar um golpe no índice, qualquer ação ruim de qualquer empresa (quebra ou roubo) não vai impactar tanto no índice. Comprar o índice é comprar diversificação, é comprar paz e comprar um produto de valor (a meu ver).
Terceiro axioma – É inútil tentar “bater” o mercado americano.
Como eu falei, você pode tentar fazer um pick stock (escolher ações individuais) nos EUA, vai estudar, perder tempo, se preocupar, ler vários balanços e vai no máximo, depois de muita perda e horas longe de coisas mais legais pra fazer (surfar, dormir, treinar, ficar com a família, namorar, ver filmes e séries, ir na praia, viajar), ter um resultado medíocre perante o índice, EXCETO, se você for um Peter Lynch, um Warren Buffet da vida, vou explicar.
A fonte é este artigo do excelente site Market Watch (que tem aqui nos links do meu blog)
E aqui estou falando de gestores profissionais.

Caras que estudaram economia e finanças nos melhores colégios e universidades dos EUA, caras que passam o dia analisando relatórios de empresas, em reuniões, visitando empresas, conversando com as diretorias das empresas, com informações privilegiadas sobre novos produtos e serviços, etc.. etc.. etc… A profissão de gestor de fundos está cada vez mais ameaçada, e isso é bom para nós, pequenos investidores globais.
Destaco do estudo:
“The results are even more shocking. As the article says:
“Barras, Scaillet and Wermers tracked 2,076 actively managed U.S. domestic equity mutual funds between 1976 and 2006.
“And — are you sitting down? Only 0.6% — you read that right, 0.6% — showed any true skill at beating the market consistently, ‘statistically indistinguishable from zero,’ the three researchers concluded.”
Ou seja, avaliando 2076 fundos ativos (que o gestor compra e vende ações ativamente) entre 1976 e 2006, apenas 0,6% bateram o mercado consistentemente. Ou seja, você que deseja fazer isso, vai ter que ser muito bomperder MUITO tempo e contar com a sorte de fazer uma carteira legal e de pelo menos umas 60 empresas da NYSE para começar a ficar com uma diversificação relativamente tranquila.
Agora sejamos francos, ninguém tem a missão nem a obrigação de bater o índice. Você pode e tem o direito de escolher ações individuais e comprar (pra isso vai ter que abrir conta em corretora no exterior, enviar dinheiro, pagar taxas de remessas – olha já o custo disso) para TENTAR desafiar todo o mercado global. Sim, a gente sabe que tem muita empresa ruim no índice, afinal de contas o índice é o índice, é uma coisa passiva, então entra muito lixo também. Nem tudo na vida são flores. Tinha que ter alguma desvantagem.
Outra coisa, quanto custo o seu tempo? Veja bem, imagine que você vai passar os próximos 45 anos da sua vida comprando ações. Imagine o tempo futuro que isso vai lhe custar vendo notícias, se preocupando com essa ou aquela empresa da sua carteira, lendo relatório, surfando na internet, tendo que vender algumas, sair no prejuízo, comprando outras, horas e horas e horas e mais horas perdidas da sua vida para fazer um stock picking decente fora, a troco de quase nada. Podendo ser um pouco mais recatado, comprar o índice passivo e simplesmente esquecer que tem que se preocupar com isso tudo. Sua relação com a sua família pode até ser mais saudável se for assim.
E eu falo isso com muita tranquilidade, pois já tenho 26 ações brasileiras e já sinto uma certa dificuldade em acompanhar todas elas, e também adicionei mais 20 fundos imobiliários ao meu portfolio, então já são 46 ativos para acompanhar, vejo discussões aqui e ali sobre um inquilino de tal fundo que vai sair, que tal fundo vai pagar 10 centavos a menos de rendimentos a partir de daqui a um ano etc etc… pessoal, será mesmo que vale a pena tudo isso de tempo perdido para ganhar centavos a mais?
Cada um que faça uma autoavaliação sobre seu caso particular, eu que não vou perder minha vida analisando fundos imobiliários e ações todo santo mês pra definir qual tirar e qual colocar, qual vender, qual deixar de comprar, qual dar um tempo, qual piorou, qual vai melhorar daqui a 5 meses…
Agora vamos voltar um pouco para o ivvb11, ou o SP500, vamos ver um pouco do retorno disso e do que ele é feito financeiramente. O ativo escolhido é o VOO (o ETF mais barato para acompanhar o SP500, distribuído pela Vanguard) com taxa de apenas 0,05% ao ano.
Veja ali na terceira linha do preço do SP500 que ele caiu apenas em 2008, ano que teve uma crise braba. Caiu -35% (olha que época boa para COMPRAR), depois em 2009 SUBIU 26,46%, em 2010 subiu mais 15%, em 2001 subiu 2,11%, em 2012 subiu 16%, em 2013 subiu 32,39%, em 2014 subiu 13,69, em 2015 subiu 1,38 e esse ano já subiu 5,87%. Ou seja, o primeiro axioma que falei, O MERCADO SEMPRE SOBE e sobe ACIMA DA INFLAÇÃO É TOTALMENTE COERENTE.
screenshot-2016-11-07-09-04-00
Aqui abaixo vemos os tipos de empresas que compõem o índice, metade das empresas são gigantes, e BOTA gigante nisso, uma única empresa dessas é maior que toda a bovespa brasileira, 36% são grandes empresas (que são igualmente gigantescas) e menos de 1% são small (nem queria saber o tamanho de uma small americana).
O valuation atual está abaixo, muitos diriam que no atual momento a bolsa dos EUA está cara, sim tudo bem, está, mas como falei O MERCADO SEMPRE VAI SUBIR, então se você comprar agora ou daqui a 3 anos não vai fazer tanta diferença no longo prazo, pois o mercado vai subir com ou sem você. E ainda mais comprando aos poucos isso não faz diferença, pode acreditar, faz diferença você comprar hoje a 75 ou 80 dolares se daqui a 3 anos vai estar a U$100 para todo mundo? Pense bem.
screenshot-2016-11-07-09-05-51
Nos EUA, o VOO paga dividendos, um pouco apenas de 2,29% ao ano. Comprando o ivvb11 aqui no Brasil você não recebe os dividendos, eles serão reinvestidos automaticamente para a compra de mais ações do fundo, então não muda nada no seu patrimônio, é até melhor que você não se preocupa e não vai precisar pagar mais uma ordem na sua corretora pra comprar mais ivvb11.
Vamos ver como o IVVB11 se saiu no Brasil por esses tempos:
screenshot-2016-11-07-09-28-46
De 30 de abril de 2014 até o dia 03 de novembro de 2016 o IVVB11 subiu +65,96%.
Entenda uma coisa, você também está investindo em dólar.Sabe aquelas notícias assim:
“Hoje o dólar disparou e atingiu a sua máxima histórica a 8 reais?”
Então se você estiver investido em IVVB11 vai rir à toa, o R$ vai deixar de ser um problema para você. Se você continuar investido apenas em REAIS, essa notícia é PÉSSIMA, pois você empobreceu em dolar, fica difícil viajar, tirar férias no exterior ou emigrar. Quanto mais IVVB11 você tiver, MENOS o R$ vai ser problema, pois quando o dólar sobe, o IVVB11 sobe como um foguete.
Então se daqui a 15 anos o governo brasileiro der uma de Venezuela e desvalorizar nossa moeda frágil como se não houvesse amanhã, o seu capital vai estar protegido em dólar. Mais esse belo PLUS pra você, pra sua paz e para a sua família. E investir é isso, é proteger seu dinheiro, seus ativos, sua paz, seu trabalho e seu futuro. Esqueça um pouco essa coisa de rentabilidade e pense fora da caixa um pouco, investir não é só ganhar, ganhar e ganhar.
Agora vamos olhar um pouco por setor do SP500:
19% em tecnologia e 14% em saúde e também no financeiro, os três maiores. Depois 11% em consumo cíclico, 10% em industrial e quase 10% em consumo defensivo. Só aí já foi quase tudo, o restante em imóveis, materiais básicos, comunicação e utilities (água, energia, telefone. Como você vê, diversificação.
screenshot-2016-11-07-09-06-13
Comprar o índice é um exercício de humildade, nem melhor nem pior do que ninguém, apenas acompanhar a maré. É um exercício de diversificação, proteção em moeda forte que é o dolar, sociedade com marcas e empresas globais (mais de 500 num clique só), proteção contra a sua própria ignorância e insignificância (em termos de volume de dinheiro) e incapacidade de selecionar empresas vencedoras no longo prazo. Tem também a proteção contra a política lixo do Brasil e proteção contra o derretimento de nossa própria moeda (amenização do risco cambial).
Você vai achar vários estudos na internet mostrando a melhor performance de investir em fundos de índice PASSIVOS do que em fundos ativos administrados por gestores, em qualquer série, em qualquer época, tais como esse:
https://personal.vanguard.com/pdf/ISGIDX_032015_Secure.pdf
O que fiz aqui foi apenas mostrar um ativo e as vantagens de investir nele.
Eu diria que colocar pelo menos 50% da sua carteira de ações investindo no SP500 é uma atitude sensata, madura e prudente. Isso para 99,99% das pessoas no Brasil ou no mundo. Isso é uma escolha bastante pessoal e cada um tem que ver a sua própria realidade e história pessoa. Investir é uma ciência muito peculiar e muito pessoal de cada indivíduo, assim como a alocação em ações, renda fica e outros fundos e até imóveis. Esse pequeno post foi só pra dar uma clareada melhor.
O nome é IVVB11 no Brasil, nos EUA o nome do mesmo fundo distribuído pela mesma Black Rocks se chama IVV. Se quiser saber mais sobre o IVVB11 visite a própria página dele no site oficial dele, na página da Black Rocks:
https://www.blackrock.com/br/products/251902/ishares-sp-500-fi-em-cotas-de-fundo-de-ndice-inv-no-exterior-fund
Grande abraço a todos,
Frugal.

Comentários

  1. De tirar o chapéu. Muito boa a análise. Estou pensando em diversificar no IVV.

    Parabéns pelo blog Frugal. Se tiver um tempo me adiciona na friend list.

    Forte abraço !!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Hoje fiz uma boa "faxina" nos meus fundos que estavam totalmente pulverizados. Deixei somente renda fixa e multimercado la e decidi que se era pra apostar em ações começaria no ETF mesmo, pois os fundos de ações que valem a pena pede uma aplicação minima altissima. A estrategia é entrar no IVVB11 e BOVA11. Arriscar em pequenas aplicações em ações individuais recomendadas pela corretora. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Estou com a mesma ideia. Mas to esperando os trovões para ir as compras. Por enquanto so toca violino na bolsa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade