Como resistir à Matrix (e por que você deve fazer isso).

Na clearnet o assunto de como resistir à matrix é muito pouco explorado. Quando o pouco que vi em alguns blogs pessoais e/ou de finanças abordavam a matrix eram falando do marriage strike (tem seu valor) e também da independência financeira em si, mas param por aí, sem analisar mais profundamente o que é a matrix, qual o seu conceito e suas implicações na nossa forma de viver, além de não sabermos mesmo a posição ideológica das pessoas que escrevem porque muitas vezes eles não deixam claro e ainda são cheios de contradições. Ultimamente tenho pensado um pouco nisso e após algumas leituras pude finalmente tentar escrever isso aqui para tentar libertar um pouco a minha alma e a de vocês.
No universo das finanças, a maioria dos blogueiros e entusiastas da Independência Financeira (IF) falam que uma das formas de escapar da matrix é atingindo a IF o quanto mais rápido, eu concordo em parte, a IF é apenas uma das coisas que te fazem escapar da matrix, mas não é nem de longe a única coisa, entenda que escapar da matrix é um estágio mental avançado e você pode escapar da matrix desde já, mesmo sem todo o dinheiro, e atingir a IF não é garantia de escapar da matrix, é apenas uma ferramenta que poucas pessoas independentes usam corretamente.
Mas vamos lá, você pode não estar acostumado a esses termos, dei uma pesquisada mais extensa em alguns blogs da deep web e vou tentar aportuguesar e adaptar o quanto eu puder para ficar mais claro.
O que é a Matrix?
O conceito começou a ser explorado melhor depois do filme Matrix de 1999, que gerou muito pano pra manga inclusive no meio acadêmico e mesmo agora 17 anos depois ainda está em voga, entenda a matrix como sendo uma metáfora do mundo, a matrix é uma realidade virtual onde estamos inseridos e somos programados para viver e colaborar com o sistema pois ele se alimenta do nosso trabalho físico e intelectual. A matrix atual pode não ser controlada por máquinas como no filme mas é controlada principalmente por governos, escolas, ONGs, religiões e grandes corporações e a mídia (o mainstream).
Entenda que a mídia nada mais é do que um braço de governos, religiões e grandes corporações e com eles se confundem. A matrix é quem define o que somos e o que devemos ser, além de nos controlar mentalmente diuturnamente e também controlar o resto da sociedade, nossas famílias e amigos. Pode-se entender que a matrix controla o Zeitgeist de nossa época também e que ela o muda de acordo com a sua conveniência própria.
Esse assunto é bastante interessante se você se preocupa com a liberdade (como um conceito mais profundo de ser humano e da humanidade).  A liberdade é um de nossos bens mais importantes e valiosos, a liberdade de pensar, de se expressar, de se defender, de portar armas (auto-defesa), da propriedade privada e do anonimato. E se você não percebeu a matrix retira a sua liberdade a cada dia com suas proibições, suas leis, com o politicamente correto, com a nossa impossibilidade de auto-defesa, com a ameaça de nossa propriedade privada e com a obrigação de nos identificarmos em todos os lugares e nas compras na internet, com o próprio Google e a Amazon mapeando nossos hábitos (e repassando para o governo no momento oportuno), com o facebook sabendo de cada passo nosso, até no seu celular se você tiver instalado o google maps, o Google vai saber onde você está o tempo TODO. Inclusive o “direito de ser esquecido” que foi uma luta muito grande de muita gente foi totalmente tolhida pelo Google alegando impossibilidade (de lhe retirar – seu nome e seus dados – da clearnet). Então se você concorda com tudo isso, de não ter direito à liberdade e nem ao anonimato eu posso apenas lamentar por você.
Por que você tem o dever moral de escapar da Matrix.
Primeiramente por que não há liberdade dentro da Matrix, o que tem é apenas uma ilusão de liberdade, uma liberdade vigiada, tanto do seu corpo físico quanto das suas idéias, se você não pensou nisso, tente pensar nisso, tente expressar uma opinião um pouco diferente do politicamente correto no Facebook e se prepare para ser fuzilado pelo ódio. Tente ter a liberdade de NÃO ter um cartão de crédito pra ver como a sua vida vai ser um pouco mais difícil. Tente fazer uma conta na Amazon no anonimato (não consegue) ou no Google (se quiser comprar alguma coisa).
Você vai descobrir que está cercado. E estas bilhões de câmeras por todos os lados? Quantas câmeras já lhe filmaram hoje? Nem na porta de nossos condomínios somos mais livres (ah mas isso é pra nossa própria segurança), claro claro, e pro governo saber de que horas você entrou ou saiu de casa, como chegou e com quem chegou e se estava carregando alguma caixa. Entenda uma coisa simples, NÃO HÁ VIDA SEM LIBERDADE.
A matrix lhe aprisiona com o contra-cheque mensal, com aquele dinheiro que mal dá pra você ter uma vida livre, dinheiro suficiente apenas pra comer, dormir, se vestir e transportar. A matrix lhe faz pensar que isso é o que tem pra você, que é o justo, que todo mundo funciona assim, que o mundo é assim, daí vem os financiamentos, as dívidas, os juros, o casamento, os filhos, o medo de ser demitido pois muita gente depende de você e o seu casamento depende do seu trabalho e do seu dinheiro também, então pronto, a submissão total do indivíduo ao sistema. A SUA VIDA NÃO DEVE PERTENCER À MATRIX E SIM À VOCÊ.
Os pensamentos aqui expostos podem ser melhor trabalhados se você ler alguns autores como a Ayn Rand (que já fiz um post aqui), Ludwig von Mises, Murray Rothbard dentre outros. O positivismo que Ayn Rand lançou é pedra fundamental. A escola econômica Austríaca é essencial de aprender as bases e o próprio Libertarianismo também, assim como muitos conceitos do Anarco-Capitalismo.
O libertarianismo é extremamente interessante e vai lhe devolver um pouco o seu poder que lhe foi tomado e você não sabe. A Escola Austríaca vai lhe ensinar certas verdades que lhe foram sufocadas e o anarco-capitalismo vai lhe mostrar que o governo é um mal desnecessário para a sociedade, os governos sempre foram inimigos da humanidade.
Então agora vamos para a parte prática do post.
Como resistir à Matrix.
Pra começar não é difícil, você precisa se desintoxicar da Matrix.
DESLIGUE A TV! Cancela sua TV a cabo. A TV é o pior lixo tóxico que a matrix conseguiu produzir. Use a TV apenas para ver filmes e/ou documentários.
LEIA OS CLÁSSICOS. Não fique lendo essas porcarias de livros comerciais feitos pra vender pra retardados tipo Harry Potter, Senhor dos Anéis, 50 tons de cinzas e etc. São livros feitos apenas pra dar lucro pras editoras e autores, não vão lhe somar nada. Os clássicos você acha de graça na internet, são de graça e formam a sua personalidade e o seu caráter, e em boa parte das vezes os autores não queriam apenas ficar ricos.
CONSUMA MENOS. Poupe, invista, pense na IF, a IF é uma ferramenta para lhe catapultar pra fora da Matrix. Evite financiamento, evite juros, pague a vista, barganhe descontos.
TENTE TRABALHAR PRA SI. Ou com renda plena num negócio próprio ou como um hobby para lazer, trabalho físico e renda extra (carpintaria, artes plásticas, horta) são exemplo. A vida fora da matrix vai lhe exigir isso, e é muito melhor do que você acha ou pensa.
USE MAIS A INTERNET. USE MENOS REDES SOCIAIS. Quanto maior a interação com pessoas da Matrix, mais dentro da Matrix você vai ficar. O FACEBOOK E O INSTAGRAM são deuses da Matrix, mostruários de sua vida, da sua intimidade e de sua privacidade, e isso vai LHE CONSUMIR no longo prazo. Evite sair em fotos íntimas em casa, evite expor familiares, evite expor CRIANÇAS, evite se expor, se for postar foto, poste fotos das ruas, das paisagens, tente disseminar idéias e não você mesmo. PÁRE DE SER TURISTA DE REDE SOCIAL, mostrando o que come, bebe, onde está comendo e o que está comendo.
CONHEÇA A DEEP WEB. Aprenda a usar BITCOINS, estude isso, é uma ferramenta fantástica da liberdade. Baixe o browser TOR e aprenda a navegar na deep web, você vai se surpreender com o conteúdo (96% de todo o conteúdo virtual está na deep web).
PÁRE DE COMER NA RUA. Pare de comer em fast food. Evite restaurantes caros. Prefira cozinhar em casa e levar comida pro trabalho.
PÁRE DE DEFENDER GOVERNOS. Defenda a liberdade. Se for pra defender algum político específico, defenda o mais LIBERAL CLÁSSICO possível, aquele que defenda redução do estado, aumento das liberdades individuais e econômicas e só.
FAÇA ALGUM ESPORTE. De preferência ao ar livre, que seja de custo barato e que tenha o máximo de interação com outras pessoas, evite equipamentos demais (futebol, corrida, natação, volei, frescobol, esportes na praia etc). Você NÃO PRECISA FREQUENTAR ACADEMIA.
RESISTÊNCIA É UM ESTADO MENTAL. Leia filosofia. Leia Estoicismo e autores estóicos.
INFORMAÇÃO ANÁRQUICA. Não existe crime sem vítima. O conhecimento deve ser para todos. Compartilhe livros e informações para todos, sem dó, sem cobrar por isso.
UTILIZE E CONHEÇA SERVIÇOS P2P. UBER, AIRBNB só pra exemplificar. Existem inclusive empréstimos com bitcoins diretamente pessoa para pessoa para você não utilizar bancos. Existe um serviço P2P para alugar seu carro pra turistas, esqueci o nome. P2P é a Nova Economia, e isso é bom pra você.
DEFENDA AS LIBERDADES CIVIS. A posse de armas, o porte de armas, o direito sagrado da propriedade privada, a não-violência e a não interferência do estado dentro da sua casa devem ser respeitadas. Lembre-se NÃO HÁ CRIME SEM VÍTIMA.
APÓIE BLOGUEIROS E JORNALISTAS INDEPENDENTES. Compartilhamentos, comentários, likes, e até financiamento podem ser opção. No Brasil gosto do Instituto Mises Brasil, do Spotniks e do Portal Libertarianismo.
PROTEJA SUA IDENTIDADE. Use pseudônimos. Evite preencher fichas em lojas com endereço. Crie outra conta de email para coisas comerciais e que não tenha seu nome nem seus dados. Aprenda a navegar anônimo na internet. Use o TOR. Evite expor a sua cara na internet. Você pode fazer um trabalho magnífico sem ninguém precisar saber quem você é de fato. Você é uma VÍTIMA POTENCIAL de ROUBO DE IDENTIDADE. Com muitas fotos suas posso fazer um Facebook e ou um instagram seu, emitir opiniões e postar fotos que PODEM ACABAR COM SUA CARREIRA OU COM SUA VIDA, e isso é muito sério. Imagine que fiz uma postagem em seu nome dizendo que queimei um cachorro vivo, ou que humilhei uma pessoa negra, ou que fiz sexo com uma menina que droguei e que ela não vai lembrar, essas coisas são um verdadeiro barril de pólvora. Evite se meter em discussões polêmicas que não levam a nada e só lhe fazem perder tempo.
A MATRIX SEMPRE VAI EXISTIR. Resista sozinho, oriente apenas familiares e amigos próximos, não se queime de graça, não dê murro em ponta de faca, não bata de frente com a Matrix. É impossível acabar com ela, é impossível mudá-la, a única coisa possível é trabalhar em você, fazer planos para você e NÃO DEIXAR QUE A MATRIX FAÇA PLANOS PARA VOCÊ. O SEU PLANO NÃO É O MESMO PLANO DA MATRIX.
Já sabe o que a MATRIX quer de você não é? Pois vou dizer:
Obediência ao sistema. Educação e saúde públicas “e de qualidade”.
Casamento precoce. Filhos o mais cedo possível (assim você vira escravo mais rápido).
Muito consumo. Muitos financiamentos, indústria da viagem (VIAGEM NÃO É IGUAL à FELICIDADE) pagamentos de impostos, trocas de carros e roupas e utensílios domésticos o MAIS RÁPIDO POSSÍVEL (porque você acha que TODO ANO ELES INVENTAM OU RELANÇAM OS MESMOS CARROS PRA VOCÊ ATUALIZAR? VOCÊ NÃO É FROTISTA, NÃO COMPRE CARRO ZERO KM. Por que diabos uma pessoa física PRECISA de um carro zero km, quando um de 20.000 km é BASICAMENTE A MESMA COISA?
Lembre-se de que o conhecimento verbal do mundo é o da Matrix, é aquela mesma velha ladainha de sempre de vendedores, parentes e amigos (seu carro vai desvalorizar, tem que trocar logo, seu apartamento subiu de preço venda logo) essas merdas que você escuta, COMPRE POUCO, VENDA POUCO, USE TUDO O MÁXIMO que puder, de sapatos ao carro, PÁRE DE SER UM RETARDADO DE SHOPPING. Pare de fazer giro com seus bens (imóveis, automóveis, bens de casa, investimentos financeiros e etc. compre e mantenha, só venda se perder valor).
LEMBRE-SE um indivíduo fora da Matrix é odiado, invejado e até mal visto. Você não precisa transparecer isso, apesar de ser impossível às vezes, mas seja O MAIS DISCRETO POSSÍVEL para não chamar atenção pra si, isso é ser LOW PROFILE. Depois escrevo mais sobre isso. Vou aqui fazer refeições pra levar pro trabalho durante a semana.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

  1. SE TIVESSE UM TOP 3 DE MELHORES POSTS DESSE BLOG, ESSE COM CERTEZA ESTARIA ENTRE ELES.

    TEXTO IMPECÁVEL FS! OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE LER ALGO TÃO ESCLARECEDOR!

    ResponderExcluir
  2. Vim refrescar a memória nesse post incrível!
    Que as vendas sejam retiradas dos olhos!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. 2022 eu voltando para ler esse post... e é incrível como ele faz mais sentido conforme o tempo avança.
    otima leitura

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade