Translate

terça-feira, 21 de março de 2017

Como abrir uma conta na Interactive Brokers

Hoje o dia começou feliz com um email que recebi da Interactive Brokers me dizendo que a minha conta havia sido aprovada e também o depósito inicial havia sido compensado. Eu esperava e queria isso há muito tempo, há mais de dois anos pra falar a verdade, mas tudo tem a sua hora, não adianta colocar o carro na frente dos bois. Esse depósito inicial para brasileiros é de U$10 mil, é uma quantia e tanto, e que demora para ser juntada.
Por quê escolhi a IB para ser a minha corretora no exterior?
Bem, eu pesquisei MUITO, MUITO mesmo, li e mandei e-mail para diversas corretoras. A primeira foi a OCBC Securities em Cingapura, depois de meia dúzia de perguntas me dispensaram tranquilamente. A segunda que mais gostei foi a Just to trade nos EUA, eles abrem conta para brasileiros e o pessoal estava gostando do serviço (mas eles só tem negócios nos EUA mesmo).
Também a Charles Schwab nos EUA que é um banco e uma corretora ao mesmo tempo, oferece cartões, bons ETFs, conta bancária e corretagens baratas, uma boa pedida certamente, não me lembro se ela só vende ativos nos EUA, mas acho que sim. Depois estudei a Drive Wealth que parece ser muito boa e uma ótima opção para brasileiros, com site e app em português e também a possibilidade de comprar frações de ações e antigamente tinha opção de comprar por bitcoins.
O que me chamou a atenção em querer comprar por ela foi a possibilidade de ser tudo por bitcoins, fui estudar o tema mas não me apeteceu tanto, tinha spread pra comprar o bitcoin, tinha spread do real por dólar, eu não estava interessado em perder 1,5-2,5% em cada remessa de dinheiro, isso beira o absurdo financeiramente falando, você paga um dividendo ao contrário para mandar o dinheiro. A drive wealth ainda é uma corretora relativamente nova e certamente ainda tem muito a crescer.
Agora vamos falar sobre a Interactive Brokers (não estou sendo pago pra isso).
A IB tem muitos anos de mercado, quase três décadas se não me engano.
A IB tem uma plataforma que compra ações em muitas bolsas no mundo, talvez seja a corretora que lhe dê mais acesso, você poderá comprar ações diretamente na Alemanha, em Hong Kong, Cingapura, IRLANDA E LUXEMBURGO, Australia, China, França, Inglaterra, Japão, só pra citar, além de ações também poderá comprar REITS, títulos das dívidas desses países, BONDs corporativos, ETFs em vários mercados, índices CORE, e por aí vai, enfim, quando você abre o broker da IB, você se sente o George Soros.
A IB é uma empresa de capital aberto, suas ações estão listadas na NYSE, então sempre você vai poder acompanhar a saúde financeira da corretora vendo os balanços dela.
Eu não sei bem ao certo, mas pelo que li, nos EUA, não existe algo como a nossa CBLC que guarda a custódia e escritura as suas ações em seu nome, então lá quem faz esse trabalho e tem essa responsabilidade é a sua própria corretora, pra isso ela tem que ter algumas certificações, a IB tem (são duas), isso é um sinal de que é uma corretora séria e que a probabilidade de fraude fica um pouco diminuída.  É bom que algo bom esteja cuidando da custódia das suas ações.
O custo de manter a conta na IB é de U$10 mensais, com o plus da corretagem ser praticamente 1 dolar, e as corretagens são descontadas da mensalidade, então se eu fizer 3 ordens, vou pagar 3 dolares de corretagem e mais 7 para a mensalidade da corretora, nada mal, corretagem mais barata, inclusive do que a da Rico que eu uso aqui no Brasil.
O processo para abrir a conta é totalmente ON LINE, não precisa imprimir nada, nem mandar NADA pelos correios, você só precisa fazer o upload de seus documentos pessoais (passaporte e comprovante de endereço aqui do Brasil) e preencher os formulários e responder tudo on-line. Não é tão rápido, mas umas duas horas de PC você resolve.
Confesso que dá um certo “medo” de mandar o dinheiro pra fora e comprar ações lá, mas isso tem que ser superado, é preciso desbravar novos mundo, não acho que valha a pena passar a vida toda investindo apenas no Brasil, em reais, e ficando vítima dos desmandos monetários e políticos que nos assolam desde o descobrimento.
Temos muitas empresas boas lá fora, muitas mesmo, tipo Google, Loreal, Berkshire, Apple, Johnson e Johnson e infinitas outras.
Agora você reparou que coloquei em azul e negrito Irlanda e Luxemburgo? Vou explicar.
A iShares tem centenas de produtos baseados lá. Esses produtos só pagam 15% de IR para os ativos baseados nos EUA e ainda reinvestem automaticamente os dividendos e não pagam distribuição, sendo assim o yield é zero mesmo.
Acho uma boa estratégia para quem está investindo no longo prazo morando no Brasil, e é por aí que vou começar até me sentir bem para fazer outras coisas, mas por enquanto é isso. A vontade de fazer um pick stocking é imensa de fato, e posso até fazer algum picking de vez em quando, mas não é essa a minha meta inicialmente e estou bem com isso.
O site da iShares UK para estudar os produtos que eles oferecem é esse:
O site da Interactive Brokers é esse:
Depois que eu fizer as primeiras compras vou postar aqui tudo, e a carteira também.
Grande abraço,
Frugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário