A tranquilidade que meu portfólio me dá

Olá amigos, resolvi passar por aqui pra contar uma novidade. Utilizando o Google Finance descobri que ele pode comparar a rentabilidade do seu portfolio com a do SP500, no caso eu coloquei o ativo VOO – Vanguard SP500 ETF.
Pelos meus estudos sei que esse tipo de rentabilidade não significa muita coisa, mas eu acho bom ter isso aqui registrado apenas para fins históricos de pesquisa e também de orientação quanto aos meus investimentos e reavaliação da carteira, afinal de contas, será que posso ser um bom stock picker?
Será que vale a pena ser um investidor passivo ou ativo? Sei que no longo prazo vai ser difícil ganhar desse índice, mas eu queria apenas deixar registrado como minha carteira vai se comportar daqui pra frente e isso pode virar uma categoria de postagens úteis para eu colocar aqui todo mês.
Então além do “Dia 12 da cota” onde vou quantificar o meu aumento de patrimônio em relação ao dia 12 do mês anterior, também vou fazer essa comparação com o SP500 para fins de registro e também por enquanto estou investido basicamente em ações no Brasil então podemos avaliar como funciona o Buy and Hold no Brasil comparando com seguir o índice nos EUA, lembrando que o portfolio fica todo dolarizado.
Também estou pensando em fazer postagens duplas sempre, uma em português para o público brasileiro e outra em inglês para o público internacional, assim o blog vai poder ganhar o mundo e eu vou poder treinar meu inglês (não sei escrever muito bem em inglês, mas isso vai se tornar um estímulo para que eu melhore e estude mais o inglês, de forma que vocês só precisam ler o post em português, pois o inglês vai estar mais pobre e cheio de erros, isso vai me ajudar a me expressar em inglês também e quem sabe ter uma contribuição do público internacional.
Vou começar traduzindo para o inglês meus posts antigos aproveitando que ainda não cheguei nem a 30 posts. Abaixo é a comparação do meu portfolio vs SP500. Como vêem estou mandando muito bem graças à última alta do ibovespa nos últimos 60 dias. My portfolio = +21,69% VOO= +4,08
Screen Shot 2016-04-02 at 22.25.38
Quero só ver como vai ficar quando estivermos em 10 anos, espero não estar muito distante da média do SP500, na verdade acho que quanto mais o tempo passar mais vamos nos equilibrar junto com a média e com a minha entrada no mercado internacional.
Os investidores na bovespa estão bem felizes com a recuperação do mercado esse ano. É justo recompensar quem acredita nas empresas brasileiras e no país também, não é fácil investir em ações num país onde a renda fixa paga muito bem e temos Tesouro Direto pra investir pagando IPCA + 6% a.a.
Abaixo a definição em inglês de tranquilidade: A qualidade ou estado de ser livre de agitação na mente ou no espírito; livre de distúrbio ou tumulto. Espero que esse seja o caminho de vocês nos investimentos também, sem turbulência ou decepções, nem grandes prejuízos nem sonhos destruídos, assim você vão poder utilizar sua poupança para viver melhor no futuro.
Grande abraço e excelente fim de semana e paz para todos.
Eu continuo aqui trabalhando.
Frugal,
il_fullxfull.207553716

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda