A melhor ferramenta do InfoMoney

Mas nem tudo na vida tem um lado 100% ruim. Descobri uma coisa legal lá e que está me ajudando muito. É o acompanhamento de carteira. Você pode se cadastrar no Infomoney (apelidado carinhosamente de INFOMANADA) e colocar os seus ativos lá pra acompanhar os preços e variações de cotações do dia, do mês e do ano.

E assim quem sabe você terá mais dados de forma prática e resumida para lhe auxiliar nas tomadas de decisões de compras e de sequência nos seus investimentos. Por exemplo, cadastrei todos os ativos que eu já tenho em carteira (as minhas ações) e também cadastrei os meus FII (fundo imobiliário) que pretendo comprar.

Assim numa passada de olho posso ver quem caiu mais, quem subiu mais e quem ficou mais pra trás em tudo e quem sabe possa aportar mais nele.  Hoje refiz minhas contas e estou com rentabilidade de -18,94% em 30 meses de bovespa. Aqui vai o print que tirei do site da carteira que eu cadastrei lá, o que inclui minhas ações e meus (talvez) futuros FIIs.

Captura de Tela 2016-02-16 às 21.38.54
Captura de Tela 2016-02-16 às 21.39.14

Aqui a gente pode ver meus 47 ativos cadastrados. Claro que antes de comprar seus próximos ativos você vai lá e dá uma RE-estudada neles, lê o ultimo anual e o último release, lê os quadros do Bastter e tenta ver se o ativo ainda está com os fundamentos preservados, depois que você decidir comprar mais então OK.

À primeira vista pode parecer muita coisa, mas em meia hora você faz isso. Segundo passo, olhe pra essa sua carteira do INFOMANADA, gosto de olhar para a penúltima coluna, nela você vê a variação dos últimos 365 adias da cotação do ativo, eu procuro comprar o que caiu mais.
Vamos falar das ações:

BBAS caiu -39,61%, CMIG3 caiu -47,01%, QUAL3, SCAR3, SEER3 caíram 39% cada uma, CGRA3 caiu 40%, ou seja, pra quem faz o Buy and Hold dá pra se beneficiar um pouco dessa queda, porque você vai comprar um pouco mais de ações com o mesmo dinheiro - CERTIFIQUE-SE DE QUE O ATIVO NÃO PERDEU VALOR NOS SEUS FUNDAMENTOS - ISSO É MUITO IMPORTANTE!

Ex.: Por que o BANCO DO BRASIL perdeu 39% de seu valor nos últimos 365 dias? Não sei e não preciso saber, existem mil explicações de curto prazo e elas não me interessam, o Sr. Mercado é um ser BIPOLAR e MAU HUMORADO conforme nos ensinou Ben Graham, então tem dias que ele lhe vende ações baratas e tem dias que ele quer vender ações caras, então aprenda a conviver com ele.
Se o seu ativo TIVER VALOR E DER LUCRO, a COTAÇÃO dele vai SUBIR NO LONGO PRAZO, e isso é o que importa pra quem faz o BUY AND HOLD. Então minha próxima compra poderia ser BBAS3 e CMIG3. Se no próximo mês a coisa estivesse parecida com essa tabela eu poderia comprar QUAL3 e CGRA3, tranquilamente.

Em relação aos fundos imobiliários você também precisa dar uma estudada. Gosto muito do site fiis.com.br - Nele tem umas tabelas bem resumidas e legais pra ajudar, tem também o site do Tetzner, que tem que pagar muita coisa, mas tem algo grátis e que ajuda, fora o site do Bastter que tem mural e tabela de cada FII.

O cuidado com a desvalorização da cota dos FIIs é em você saber que teve inquilino que saiu e aumentou vacância, ou que um contrato vai vencer e um locatário não vai renovar, basicamente é isso, você tem que entender que a dinâmica dos prédios e escritórios mudam de acordo com as leis de mercado, vacância, economia, concorrência de salas e etc.

Desconfie quando a cota do FII cair muito pois isso é MENOS normal do que uma ação cair. FIIs tendem a ter cotações e proventos mais estáveis do que ações, mas o valor da cota pode variar também e muito! Desde a época do lançamento vários deles caíram muito o valor da cota em compensação o YIELD aumentou, e uma das principais razões de se investir em FIIs é para receber sua remuneração mensal dos aluguéis.

Próximo mês minha compra vai ser SÃO CARLOS (SCAR3) e vou falar mais sobre ela. Já vou adiantando que a empresa é do triunvirato Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira - os três donos da AMBEV, BURGUER KING, HEINZ e mais outras coisas que não lembro agora. Então com uma governança dessas não deve ser uma empresa ruim, certo?

Abraços,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pequena grande vitória

Como calcular o preço justo do dólar

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria