O grande alívio


É impressionante como a gente lê umas coisas e não entende, mas vem o tempo e mostra que a nossa hora ia chegar.

Às vezes me espanto sobre o quanto de dinheiro eu trabalho atualmente, o volume de recebíveis, pagamentos, dívidas, folha, valor da fatura do cartão, valor dos bens, etc etc etc. Pode parecer esnobe, mas não é, eu vou falando aqui com a naturalidade de quem já vive com transações financeiras maiores, isso simplesmente aconteceu com o tempo, fruto de muito trabalho, poupança e investimentos, alguma sorte, suor e lágrimas.

A frase do Mille " Quanto mais o tempo passa, mais você economiza, mais você gasta e mais você investe" é pura verdade. Vejam que meu apartamento próprio meu custou quase 300k, agora esse imóvel que comprei pra colocar a loja custou quase 1,7 milhão incluindo a corretagem e os custos de cartório, dá o preço de quase cinco apartamentos que eu moro, mas a dificuldade pra pagar foi menor, pois eu já tinha uma reserva. A dificuldade para comprar meu primeiro imóvel foi enorme, eu não tinha reservas e meu financiamento foi negado.

Agora tenho uma despesa fixa de 25k mensais com a loja, podendo ainda subir caso eu contrate mais funcionários, fora as minhas despesas de pessoa física que estão em 9,5k conforme demonstrado em outro post, ou seja, uma despesa mensal de 36k apenas para sorrir, muita coisa não? Isso seria totalmente inimaginável e impraticável para mim há três ou quatro anos atrás, mas simplesmente acontece, e nem por isso estou rico, pra falar a verdade nunca trabalhei tanto e estive tão ocupado na minha vida, sem tempo pra ler ou mesmo ir numa academia de musculação.

Se você acha que ser patrão é "não trabalhar" você está terrivelmente enganado. O empregado acabou o horário dele, tchau, só no outro dia, o patrão fica, leva trabalho pra casa, fica pensando no negócio, tem emails pra responder, planilhas pra preencher, pessoas pra ligar, fornecedores pra ligar, boletos e mais boletos pra pagar, conferir os estoques, o mobiliário, rezar pro imóvel estar tudo ok, desde goteiras, portas, janelas, ar condicionados, limpeza, material de consumo pra loja e por aí vai, até das redes sociais como instagram e facebook eu cuido, tanto as postagens como responder os comentários e por aí vai.

Pra vocês terem uma idéia, eu sou o meu marketeiro, meu officeboy, metade do meu comercial, meu gestor, meu administrador, meu financeiro, meu gerente de compras e também de obras e reparos.

Enfim, não dá pra contratar uma pessoa pra cada coisa e você acaba tendo que fazer tudo, por onde tiver e como estiver, o que me chateia é que eu queria ter mais tempo para a área comercial, mas ainda não está dando e nem temos a estrutura montada ainda conforme eu planejei, dependo do fim da obra de expansão para mudar as salas de lugar e ter uma sala pra mim (olha só que fantástico, nunca tinha imaginado isso, nessa sala vou despachar e fazer minha parte do comercial).

O movimento da loja na primeira quinzena de Fevereiro foi comparável a Janeiro, mesmo com carnaval atrapalhando, parece que as pessoas estão acordando pro meu negócio finalmente. Eu estimo um FC positivo já em Março e Abril e claro, espero que daí pra frente sempre positivo, acima de 10k, já estaria bom pro primeiro semestre, acima de 20k estaria excelente pro segundo semestre.

Eu parei de atualizar aqui as contas pois tinha tanto extra que ficava chato de justificar. A obra saiu muito mais caro que o imaginado (30% mais) e tive muita discussão com o responsável, eu achava que ele tinha orçado tudo, mas ele continua incluindo coisas novas agora e me cobrando mais, difícil sair da sua área de atuação pra perder dinheiro pra qualquer um, o pior é que não tenho muito o que fazer pois não fiz um contrato escrito da obra, com todos os itens discriminados, um por um, e além disso pedi muita coisa extra (mas paguei certinho pelas coisas extras) - as chuvas da região Norte também atrapalharam bastante, tive goteiras inesperadas e que trocar todo o telhado por exemplo.

Frugal, qual foi o grande Alívio que você colocou no título do post?

Bem amigos, o grande alívio foi que a CEF librou o dinheiro e ele entrou na conta da proprietária do imóvel, portanto estou quite com ela e sem a puta amolação dela no whatsapp e me ligando quase todo dia pedindo dinheiro, tive que tomar um empréstimo com meu irmão pra adiantar uma parcela pra ela (algo em torno de 100k).

Como eu falei todos os valores na minha vida estão assustadoramente altos nesses dias, mas agora só devo à CEF, tudo que eu queria era só ter essa prestação pra pagar e pronto, sem mais amolações. Minhas preces foram atendidas, o próprio FC positivo a partir do mês que vem já paga essa prestação, vou fazer uma pequena reserva na conta da PJ e depois direcionar tudo para pagar o imóvel o mais breve possível (ainda tenho que gastar 50k pra mobiliar os novos espaços a serem entregues após a obra

Falta pagar a última prestação da obra (36k) e mobiliar (50k), após isso só precisarei pagar as despesas minhas, da PJ e a prestação que começa em quase 9k.

Apesar desse monte de conta e de dinheiro, o pior já passou, estou com FC positivo já nesse mês e espero que ele aumente, só deverei a prestação do financiamento.

UFA!

Tirei um caminhão de areia das costas. Confesso que tive horas de muita tensão por tanta coisa que se avolumou pra pagar e nada de eu receber meus pagamentos, e ainda mais o FC negativo e problemas com a obra... Passei um perrengue bom em novembro e dezembro de 2017.

Resultado final até agora: Tudo que eu devo menos tudo que eu tenho pra receber, pra fechar tudo, obra com mobília e financiamento está dando -500k, os quais vou começar a pagar agora a partir de março de 2018, numa hipótese conservadora e realista eu termino de pagar em março ou abril de 2019, quem sabe, se as coisas derem muito certo e o FC for maior que 15k-20k mensais aí vai ajudar bastante. Dividindo 500k por 12, vai dar uma parcela de 41k, sendo 10k ou mais de sobra do FC da loja e mais 30k do meu bolso, realmente foi muito dinheiro de uma vez pra tudo isso, mas pelo menos a coisa vai se controlar e o investimento foi numa coisa de VALOR.

Grande abraço amigos!
Faz muito tempo que eu queria dar essa boa notícia aqui!

Frugal.

Comentários

  1. Minha mulher sabendo que tenho planos de deixar o emprego para viver a IF no próximo ano, vive me dizendo que devo pegar parte dos meus investimentos e abrir um negócio para ter oq fazer na aposentadoria antecipada. De certa forma ela está correta pq pelo visto tem MUITO com oq se ocupar quando se abre um negócio, porém pelo q vc descreve passa loooonge de uma aposentadoria!rs Vou colocar ela p ler o seu blog e quem sabe cai a ficha....
    Boa sorte, continuo acompanhando sua jornada.

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só cuida para isso não se tornar "um trabalho" pra valer kkkk

      Excluir
  2. Frugal,

    Fico feliz em saber que tudo está dando certo após tanto empenho, dedicação, seriedade e disciplina.

    "Se você acha que ser patrão é "não trabalhar" você está terrivelmente enganado."
    Achei legal você colocar isso e descrever um pouco do que é ser seu próprio patrão e da árdua rotina, para que ajude a desmitificar a ilusão de que ser seu próprio patrão = trabalhar pouco.

    Desejo muito sucesso para você em 2018! :)

    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana, boa tarde! A gente tenta, mesmo sem saber se vai dar certo, tem que ter esperança. Que bom que tudo está dando certo.

      Muito suesso pra vc também em 2018!
      =)

      Excluir
  3. Frugal, quanto você já gastou nessa brincadeira até agora?
    Em quanto tempo acha que consegue reaver o valor investido e aí sim sair no real 0x0.


    Parabéns pelo FC positivo.
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Enriquecendo, blz?
      Acho que 500 da franquia, 400 da obra e 1,1kk do imóvel, ou seja 2kk, mas ainda estou devendo o restante do imóvel para a CEF, 500k.

      Estou estimando um FC+ > 10 mil já agora em Março para a franquia, como ainda não ocupei o prédio todo seja alugando pra outras empresas, ou para outras pessoas ainda não posso dizer que esse é o retorno total sobre o potencial do empreendimento, talvez só no segundo semestre eu saiba disso, mas se tudo der 1% am, isso daria R$20 mil de lucro, o que por enquanto, acho bastante viável ainda pro segundo semestre de 2018, além disso a expansão ficou muito bacana e dobrei a área útil do imóvel, o que pode se refletir no preço caso eu queira vendê-lo daqui a algum tempo, outro preço que pode subir bastante é o Equity da franquia, elas têm uma liquidez boa.

      O tempo para reaver isso vai ser muito variável, dependendo do sucesso da franquia, pois posso lucrar 10k, 20k, 30k, é difícil prever, mas veja uma coisa, a intenção não é reaver o dinheiro de volta, a intenção é ter fluxo de caixa livre todo mês. Eu sei que todo mundo sempre fala em retorno, payback, reaver, recuperar o dinheiro e etc, mas não pensei bem nisso, pensei mais em valor e FCL, mesma coisa quando eu comprava ações, eu nunca analisava uma empresa tipo ENGIE ou Grendene assim: "Vou comprar 30k hoje dessa empresa aqui pra recuperar em seis anos", até pq o mercado muda muito e o destino da empresa ou da cotação é meio imprevisível, assim como o FCL delas. Outra coisa que pensei mesmo era diversificar minha fonte de renda e ter um outro lugar pra trabalhar caso a minha profissão decaia muito no mercado.

      Abraço!

      Excluir
  4. Ola Frugal,

    Fico com preguiça so de ler o tanto de coisa que voce faz rs. Haja pique.

    Ainda acho que voce deveria estar tranquilo curtindo os dividendos das açoes e renda dos FIIs, com este montante aplicado estaria com uma renda muito alta e sem estresses.

    Porem voce escolhiu o caminho mais arduo, acredito eu que em breve voce sera recompensado com uma renda bem maior, ate por todo esforço e batalha.

    Abraçao

    ResponderExcluir
  5. E ainda consegue tempo pra escrever. Muito bom. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Bom saber que as coisas estão engrenando. Muitos estão torcendo pelo seu sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia,

    Venho aqui pedir se tem interesse em parceria de blogs,
    Tenho o meu blog desde 2013,2014, mais havia parado de fazer postagens.
    Ultimamente estou voltando, produzindo conteúdo para o blog relacionado a investimentos,
    aplicações financeiras, imposto de renda.

    Operei na Bolsa de Valores desde 2012 a 2014, mais ou menos
    Mais ai depois acabei parando.

    Se tiver interesse em adicionar meu blog na sua lista de parceiros
    carteiradedividendos.blogspot.com

    tenho também um grupo de facebook que criei essa semana e vou começar a usar.
    https://www.facebook.com/groups/148347269173425/



    Abraços
    Allan S. Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Allan, vou add seu blog sim! Boas postagens e muito sucesso na bovespa! Abraço!

      Excluir
    2. Bom Dia Frugal

      Você poderia alterar o link no seu blog, pois as postagens que faço não estão aparecendo .

      Altere para feeds.feedburner.com/carteiradedividendos

      Obrigado

      Excluir
  8. Aê, Frugal, muito bom! As coisas aos poucos vão se arrumando! Vai deixando tudo anotado aí, pois qdo vc tiver tempo, acho que vc poderá nos brindar com excelentes posts comparando o retorno de largar a vida de investidor do portão p dentro com o do portão p fora.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Amigo, valeu aí pela força, tomara que as coisas melhorem mesmo, um abraço! Do portão pra fora é bem mais difícil e complicado.

      Excluir
  9. Esse alivio e futuramente a locação de parte do seu imóvel vai deixar você nos eixos !!! ao menos em uma caminhada para recuperar o que foi investido.

    ResponderExcluir
  10. Olá, será que você pode me adicionar na sua lista de blogs (blogroll)?

    http://investidoruniversitario.blogspot.com.br/

    Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade