Comprei um ETF no Brasil BBSD11 bom pagador de dividendos.


Primeiramente coloca a musica da musa do blog pra tocar aí:: Lana Del Rey - California que é o que estou fazendo agora, é um soul bem bacana.

Na minha volta ao mercado fui dar uma olhada nos ETFs listados na B3 e me deparei com duas boas novidades: o IMAB11 e o BBSD11.

Esse mês eu investi no BBSD11(S&P DIVIDENDOS BRASIL) um aporte de quase 10k. O meu lado John Bogle me mandou comprar ETFs também.

Não existe estratégia certa para investir e estou testando uma estratégia mista de minha carteira de ações individuais + minha carteira de ETFs no BR, assim me sinto mais confortável em nem ir tanto ao caju e nem a castanha, mas saibam que coloquei 30% do meu patrimônio total em minha carteira de ações no BR e 7,5% em ETFs no BR, ou seja, o total de ETFs que vou ter com o passar do tempo vai ser o equivalente a 25% do meu total de ações individuais, ou seja, para cada R$100k investido em ações, terei mais R$25k investidos em ETFs no BR.

Vamos lá:

O BBSD11 é um ETF que replica a carteira do índice dividend aristocrats da Standard and Poors. Nesse índice eles colocam as 30 empresas maiores pagadoras de dividendos nos últimos três anos.

O ETF é distribuído pelo banco do brasil e tem uma taxa de 0,5%, é um pouco alta mas eu achei que compensa.

Muitos de vocês vão falar em PIBB11, BOVA11 e etc, mas vejam que são coisas bem diferentes e inclusive fui estudar o valuation dos ETFs listados no Brasil e vejam só a minha surpresa, nenhuma distribuidora disponibiliza essa informação aqui. Se você quiser ver, tem que ir num site gringo e procurar o produto por lá.

Vamos começar:

Resultados dos últimos 12 meses de alguns ETFs da B3.



Caramba Frugal! Rendeu 51,5% nos últimos 12 meses contra apenas 36,7% do PIBB11. Legal!

Mas não escolhi ele pela rentabilidade dos últimos 12 meses, óbvio. Primeiro você tem que olhar a metodologia do índice e o valuation do ETF. Fui procurar na página gringa da S&P e achei muita coisa lá.

APÓS LER a metodologia do índice, a qual eu gostei e concordei com a estratégia, é que fui estudar mais o ETF. Esse seria praticamente o ETF do Décio Bazin, autor do livro Invista em ações antes que seja tarde, um livro bem legal sobre a bolsa e com um fundo histórico muito legal, recomendo o livro.

A metodologia você encontra nesse pdf: https://portugues.spindices.com/documents/methodologies/methodology-sp-brazil-dividend-indices-portuguese.pdf?force_download=true


Vamos ver a carteira do ETF:






Lembrando que o ETF NÃO PAGA DIVIDENDOS!
Ele é um ETF DE ACUMULAÇÃO. Os dividendos recebidos pelo fundos são reinvestidos na compra de novas ações da carteira do fundo, de forma a acompanhar o índice.



Desvantagens:

Todos sabem que é a taxa de adm (0,5%aa) o que considero alta, aliás essa é a maior taxa que eu pagaria por um produto financeiro.

Vai pagar 15% de IR na venda de qualquer quantidade de cotas. A minha idéia é não vender nunca, ou então que seja uma das últimas coisas que eu venda, ou ainda, se eu precisar de mais de 20k num mês de uma venda e não quisesse vender nenhuma ação em particular, eu venderia os ETFs, enfim, não é perfeito, tem algumas empresas ruins dentro e tem desvantagens.

Investir é como montar um time de futebol e você é o técnico. Não adianta colocar só atacante num time, ou só meio de campo, cada função tem uma pessoa de um tipo, e inclusive você tem que pensar até no banco de reservas. Colocar um ETF desses numa carteira é uma estratégia de defesa, de seguro e de diversificar melhor os investimentos.

A estratégia de investir em empresas boas pagadoras de dividendos é polêmica e divide muitas opiniões, eu como não quero comprar um lado, fico com um pouco de cada lado, é aquela dúvida que as pessoas tem entre comprar Itaú, Bradesco ou BB, na dúvida compre 1/3 de cada e fique mais tranquilo. Ficar procurando pêlo em ovo ou acertar o olho da mosca só vai lhe fazer perder tempo e se estressar com a atitude de investir.

Legal Frugal, você já mostrou o ETF, a carteira, o custo, a estratégia, MAS cadê o valuation?

Bem, pra mim tá bom, vou picotar o documento da S&P aqui pra facilitar pra vocês, mas se quiserem ler todo (tem mais de 29 páginas tá no site deles):



Para uma boa expectativa de retorno gosto de olhar o P/B (p/vpa) e o P/E (PL).
PB abaixo de 2 acho ótimo.
PL abaixo de 15 é muito bom.
Esse ETF satisfaz esses dois critérios para mim, então tudo bem.

Olhando o desempenho dos últimos 10 anos:



Manteve 11,71% de ganho anual médio nos últimos 10 anos contra 8,43% do IBrX100. Um ganho consistente maior e mais duradouro. E anualizado segue abaixo. Sofreu bastante em 2015 (minha carteira toda caiu quase 16% em 2015).



Minha atual carteira está com 34 empresas para comprar e ainda faltam 30. Coloquei logo o ETF para já diluir um pouco o meu risco. Algumas dessas empresas como Cielo e Vivo eu já tenho na carteira mas não me importo também de investir pelo ETF e o valuation dele está bem atrativo para a minha estratégia simples.

Só olhando essas tabelas de retorno dá pra ver o que eu passei estudando muito e investindo na bolsa. Comecei pesado em 2013, 2014 e 2015, foi muito frustrante na época vendo o valor da carteira cair todo ano, mas já estou bem mais vacinado. A galera que está entrando na bolsa nos últimos 3 anos ainda não sabe o que é isso. Talvez se não fosse por isso eu nem teria aberto a loja, mas tudo bem, tudo na vida é aprendizado. Descobri o que é ser um verdadeiro Buy and Hold a duras penas e o ETF é uma forma de assumir a minha própria insignificância diante do mercado.

Fora esse ETF, coloquei na carteira o IMAB11 e o SMAL11, que vou discutir depois em posts próprios cada um.

É isso aí meus amigos, só quis falar um pouco os motivos que me fizeram comprar esse ativo.

Obviamente NÃO É RECOMENDAÇÃO DE COMPRA.
Todos os ativos financeiros tem seus riscos e cabe a somente você analisar o que serve pra sua vida.

P.S.: Falta algum site ou blog ou alguém que saiba analisar e discutir os ETFs listados na B3. A informação sobre a análise de ETFs no Brasil é extremamente pobre e como esse é um mercado que vai crescer muito, quem tiver disposição e quiser começar a fazer essas análises de forma séria e honesta, eu vejo aí uma boa oportunidade de empreender.

Analisar ETFs no Brasil ainda é mato, assim como os seus volumes de vendas, mas isso vai subir muito, podem acreditar. A série Aristocrats de índices da S&P já existe em vários países e mercados, incluindo EUA obviamente (lá para entrar no índice tem que ter 25 anos de pagamentos de dividendos crescentes).

Grande abraço a todos,
Frugal.

Comentários

  1. Adicionei novos blogs no blogroll.
    Alguns do BR e outros dos gringos, maioria sobre independencia financeira ou então comportamento, estilo de vida e finanças. São bons blogs, aproveitem!

    ResponderExcluir
  2. Grande Frugal, obrigado por compartilhar essa analise. Eu desconhecia esse ETF. Conhecia o DIVO11 pra dividendos e por falar nisso, vc chegou a olhar esse ? Sabe a diferença entre os 2 ? Assim como vc venho simplificando e ja tenho uma boa posição em GOVE11. Vamos nessa. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vaga, a metodologia do BBSD11 eu gostei pq é da S&P.
      Eu nao lembro da metodologia do DIVO e não fui atrás de ler, mas eu vou olhar e te falo o que achei. Abraço!

      Excluir
  3. Frugal, te adicionei no meu blogroll. Dá uma olhada nos artigos que escrevi sobre ETF. Ficaria honrado com sua visita!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. ETF não tem isenção de IR na venda até 20 mil reais

    ResponderExcluir
  5. Fala Frugal! Mais um novo caminho para ajudar na IF! Mas como raspo o fiofó com a unha acho que isso está meio longe. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Vc vai gostar (ou não) do post que vamos publicar esta senana. Estamos cravando a ideia do Bogle e do JLcolins que devemos indexar inclusive no Brasil . Não há outra maneira de superar o índice por 30 anos então o melhor é seguir o mercado. Abcs

    ResponderExcluir
  7. Esse investidor/médico conhece muito de ETF’s, mandei dm pra ele sobre seu comentário. Quem sabe ele se anima
    https://twitter.com/cahungriadib

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando
      https://twitter.com/cahungriadib/status/1181936865928269824?s=21

      Excluir
    2. vou ver o twitter dele Stop! valeu!!

      Excluir
    3. Stop eu dei uma olhada no twitter dele, parece ser bem bacana mesmo! Abraço!

      Excluir
  8. Salve, Frugal! Gostei da ideia desse ETF, só acho a taxa de administração realmente muito cara. Por enquanto prefiro investir em ações individuais, o único ETF que investiria seria o IVVB11 para indexar minha carteira ao S&P500 e não ter custos com transferências para o exterior.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Marcelo, pois é, a taxa é salgada mas ele vai representar pouco peso na carteira total, por isso acho válido.

      Uma taxa de 0,5% quer dizer que vou pagar 50 reais por ano para cada R$10 mil investidos. Se eu chegar em 100 mil nesse ETF é pq vou ter uns 4 milhoes investidos no total. Ampliar a sensação de paz tem um pequeno preço. Abraço!

      Excluir
  9. Cara, também sou pirado na Lana, entro aqui só pra ver a foto dela RS.
    Aliás o novo álbum tá bem legal, Norman Fucking Rockwell!

    Sobre os etfs, que loucura, nunca tinha ouvido falar nesse aí. Mas achei bem interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela lançou uns clipes novos massa Animal.
      Tem até ela surfando, vc viu?

      Abraço!!

      Excluir
  10. Acabei optando pelo PIBB11 quando analisei os ETFs. Cheguei a olhar o BBSD e o proprio DIVO citado pelo colega Vagabundo, mas o que me tirou de idéia foi a liquidez PÍFIA, quase inexistente. O BBSD, por exemplo, teve 3 negócios hoje, movimentando meros R$ 5.887,20.

    Não desconheço que o PIBB11 também não é esse mar de liquidez, mas tem aumentado bastante, girando em torno de 300-500 negócios diários, o que se um lado está milhares de km de distância da liquidez do BOVA11, já é um começo....

    Apesar de ser um fã do Bogle (afinal, cá estou eu investindo em PIBB11), as vezes dá uma "dor no coração" (kkkk) de ver como nosso mercado de ETF é ruim ainda...

    Ainda não desisti do stock picking, mas por ora nao tenho aportado mais.

    Bons investimentos pra nos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tum Tum, a liquidez é dada pelo formador do mercado, pra sair desses ETFs é facil. No mais, se vc considera holdar eles por uns bons anos, com certeza a liquidez vai aumentar, o mercado de etf no BR ainda é muito pequeno mas vem crescendo muito e vai crescer muito mais. Abraço!

      Excluir
    2. Tomara, que assim seja! Se a realidade do Brasil caminhar para juros baixos mesmo, tem tudo para aumentar o mercado de ETFs.

      Excluir
  11. Frugal, já pensei em investir no SMAL11, porém a taxa de adm. é de 0,69%. Achei alta, mas o fundo tem vencido o Ibovespa nos últimos anos, só que não temos como prever o futuro. Além de ser um ETF com volatilidade e risco maior.

    Acho que vale a aposta se for um percentual baixo da carteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Holder, vou colocar um pouco nele sim. A taxa é alta, mas considerando toda a minha carteira custa pouco, acho que uns 90% da minha carteira não paga taxa alguma, entendeu? abraço!

      Excluir
  12. Frugal qual vai ser sua estratégia daqui pra frente? Carteira de ações brasileiras, ETFs aqui no Brasil e no exterior e FII?

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post Frugal! Venho caçando e garimpando informações sobre ETF's e é isso mesmo, são poucas e pobres as informações no Brasil ! Agradeço por sua partilha !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda