A sua comunidade é a Matrix.



Olá amigos,

Esse post é muito importante. Leiam, leiam com muita atenção.

Não é um post sobre rendimentos, lucros, resultados ou atualização de patrimônio.

Esse post é sobre comportamento, filosofia de vida, comunicação, linguagem e sobre a sua inserção na Matrix. Leiam com foco total.

Primeiramente vamos a um conceito: Comunidade.

O que é a sua comunidade?

- São as pessoas com quem você se comunica ou se relaciona.

(eu não quero aqui discutir o conceito, assuma esse conceito como o conceito desse post).

Exemplo: família, amigos do trabalho, cônjugue, colegas de colégio, da faculdade, da rua ou do condomínio que você mora ou mesmo amigos que moram no exterior ou pessoas que você se relaciona em alguma rede social, fóruns, twitter, não importa.

Exemplo 2.: Quem interage aqui comigo na blogosfera faz parte da minha comunidade.

Com raríssimas exceções, 99,99% da sua comunidade faz parte da Matrix.

O que isso significa?

Bem, em se falando da Independência Financeira, 90% não sabem que esse conceito existe, 5% já ouviram falar, 4,9% até tem uma vaga idéia do que seja e 0,01% sabe o que é e faz algum esforço pra alcançar essa meta.

Dito isto vamos aos singelos fatos, por exemplo, de como o que você pensa sobre o mundo pode se exteriorizar displicentemente e a matrix não conseguir entender.

Vencer a matrix é o verdadeiro desafio mental e braçal da vida, não se enganem. Ou você vence a matrix ou ela engole você, é simples assim, qualquer tentativa de meio termo aqui neste ponto é apenas uma vitória da matrix, por mais que você queira justificar racionalmente que não é, não adianta.

A matrix luta dia e noite contra você e usa para isso, 99,99% das pessoas que você conhece e toda a sua comunidade. Não que elas saibam disso, elas não sabem.

A luta pela independência financeira é praticamente solitária, ou pelo menos em um casal muito bem amarrado no objetivo, fora isso não espere compaixão, a matrix desce com uma marreta.

Da minha comunidade, eu tenho absoluta certeza que estou entre os 1% que mais trabalham (número de horas), talvez entre os 0,1% que mais trabalham. E por quê eu digo isso? Porque isso é simples e é uma questão de matemática e eu simplesmente sei. Difícil achar por aí quem trabalhe mais de 100h por semana, nem no setor público e nem no privado. Se você for passar de 120-130h por semana é praticamente impossível colocar aí mais do que 5% da sua comunidade. E não adianta fazer conta de 8h de sono, não é assim que funciona.

E por que eu faço esse alerta e venho lhes lembrar disso?
Pra que vocês não adormeçam e deixem a matrix lhe pegarem fortemente.

Eu estou no meu caminho, juntando o meu patrimônio, ainda sou novo, a minha estratégia é tosca, arriscada e perigosa, mas tem dado certo, eu não estou me gabando, estou apenas dizendo o que penso e acho e que efetivamente financeiramente tem funcionado. Os resultados estão aí e quem me acompanha sabe, então se você começa a ter bons resultados vai ficando independente e fincando seu pé num território que a matrix não lhe atinge mais, isso vai parecer louco ou desajustado pelos matrixianos, tem que ter a cabeça feita e saber situar-se perfeitamente no seu tempo e espaço, isso se chama auto-consciência.

Vão surgir críticas? Sim, muitas.
Vai ser fácil? Não, não vai.

Pra vencer você vai ter que ser um "desajustado". De alguma forma sim.
Não tem como vencer estando perfeitamente integrado na Matrix. A integração é a derrota.


O seu estilo de vida, comportamento, hábitos de consumo e carga horária de trabalho vai ser bem diferente da maioria ou muito excêntrico? Sim, com toda a mais absoluta certeza, sem sombra de dúvidas!

De outra forma, como você quer chegar num lugar que pouca gente chega? Fazendo o que a maioria faz? Não tem sentido algum.

Quantas pessoas de 40 anos de idade que você conhece ganham R$10-15k mensais em dividendos de forma passiva? Poucas não é? E de 35 anos? Menos ainda.

Pois é.

Vivemos num país em que 64% das pessoas não ganham nem R$3k por mês, trabalhando, imagina uma que ganhe 15k sem fazer nada.

Apenas 10% dos brasileiros ganham acima de 7k mensais trabalhando.
Se você ganha mais de 7k mensais trabalhando, você está entre os 10% mais ricos da população. Ficou impressionado?

Olhe a figura:

Apenas 3% das famílias tem renda mensal entre 10-20k TRABALHANDO!



Imagina quantos porcento da população ganham entre 10-20k mensais PASSIVOS?

É aqui onde estamos. Procurando as falhas da Matrix.

Esses dias eu estava conversando com parte de um grupo da minha faculdade (a metade que só tem os homens) e veio a tona o quanto a gente estava trabalhando (não falamos em dinheiro e valores), mas eu falei que trabalhava todos os dias de domingo a domingo, e claro, o mundo veio abaixo. A matrix nunca entende ou entenderia. Não espere compreensão, discernimento, compaixão ou aceitação da matrix, ela foi feita para lhe escravizar.

Também não se sinta deslocado, não se sinta anormal, não se sinta uma pessoa que está agindo errado na vida. A vida é isso, escolhas.

Há quase cinco anos que eu escolhi que iria trabalhar como uma mula, estudar pra caramba, estudar investimentos, me destacar nos meus aportes, me dedicar na minha profissão, evitar consumismo inútil e ineficiente e aqui sigo. Quem sabe nos próximos 3-5 anos eu tenha atingido a minha liberdade financeira (que pouquíssimas pessoas conseguem) e esteja livre da preocupação em ganhar mais dinheiro para pagar as contas, essa é a diferença.

Para muitos leitores, ainda mais no mundo de hoje, do vitimismo e da petulância infantil em se sentir ultrajado com tudo, esse post pode parecer apenas para amaciar o meu ego, mas não é. Estou tentando mostrar pra vocês na prática como é difícil chegar longe, como é difícil se manter assim e como não sucumbir à matrix.

Tem que ter muita força mental, tem que ser uma locomotiva em cima do trilho e embalada, faça chuva, sol, neve ou tempestade de areia. Ou você levanta, vai lá e faz, ou ninguém vai fazer isso por você, é simples assim.

E eu digo isso porque eu sou brilhante?
Também não.

Pra falar a verdade, eu sempre fui mediano em tudo na vida, nas notas, nos esportes, em qualquer habilidade, em conquistar mulheres, em dançar, em ser um cara querido na roda dos amigos, e enfim, eu me daria uma bela nota 7,0 em quase tudo na vida, e essas eram a maioria das minhas notas na escola e na faculdade. Eu sempre me contentei em ser um nota 7, eu só queria passar de ano e de semestre.

Da mesma forma não me considero um bom investidor, nunca tive grandes retornos, já fiz muitas merdas, entrei em empresa ruim, fiz grandes giros, torrei uma nota pra montar um negócio que eu não tinha intimidade, nem experiência, praticamente do nada, baseado até hoje em não sei em quê.

Então qual a minha grande habilidade até hoje?

Sinceramente, trabalhar pra caramba (bem acima de 95% das pessoas que conheço ou conheci), ler talvez acima da média, escrever esse blog, ser humilde no trato com as pessoas, consumir muito pouco, ter uma vida modesta e bem abaixo das minhas possibilidades, é isso, sem muito segredo onde não tem.

Nunca comprei um excelente ativo, nem tive uma carteira vencedora, ou sei analisar profundamente um negócio. Isso daí tudo eu raspo, dou uma pincelada na superfície e pronto. O que eu sei de Itaú, B3, Engie? Disney, Black Rocks, SWDA, CPXJ, DAXEX? Praticamente nada, bulhufas. É olhar alguns quadros, alguns releases, comprar e acreditar, é um jogo de aposta e fé, e fugir das bombas óbvias. Se for pra fundo imobiliário a coisa piora muito mais.

Não temos controle algum e não sabemos nem 1% do que acontece ali dentro ou o que vai acontecer, e pior, nem mesmo temos consciência do tamanho estelar da nossa ignorância, pequenez e insignificância.

A verdade é que finanças quanto mais você estuda, mais você fica perdido, tem uma hora que você chega num platô e tudo se repete e você não tem mais pra onde ir, tudo vira adivinhação de futuro, e de setor e de empresa, não existe racionalidade alguma, é só esperança.

A Xiaomi, a Tencent, a Alipay vão dominar o mundo? Não faço a menor idéia e nem ninguém faz, por isso que cada dia sou mais fã de Bogle e sempre me pego pensando em jogar tudo em grandes ETFs e deixar tudo pra lá.

Enfim, saindo do assunto de finanças e voltando para a matrix:

Tenha em mente que 90% das pessoas que você conhece vão se aposentar sabe-se lá quando, pelo INSS, ou por idade, ou por invalidez, ou mesmo vão morrer antes disso, enfim por algum evento oficial, aos 60 anos ou mais, bem provável mais de 65 e com uma renda totalmente ignorada por enquanto, principalmente quanto mais longe for, o cenário é pior, mesmo pra funcionário público federal, as nuvens no horizonte são negras para todo mundo em se falando de Brasil. Não há garantias.

Destacar-se e manter-se no topo dos 10% da sua comunidade já é dificílimo trabalhando, e mais difícil ainda tendo uma renda alta na IF. Ninguém vai entender, ninguém vai compreender, pouca gente vai acreditar e até algumas pessoas vão ficar com inveja ou torcer contra, e claro, muitas vão lhe taxar de doido ou sei lá o quê.

O caminho é dificil e para muito poucos, isso é um fato. E enquanto você não entender isso e não se transformar na sua própria locomotiva vai estar sujeito a ser sugado para o fundo da lama da matrix.

Por hoje é isso amigos, grande abraço a todos!
Frugal.

Comentários

  1. Texto incrível FS e não poderia concordar mais com a frase: Se A integração a Matrix significa a derrota. É exatamente isso !

    Concordo também cada vez mais com o Bogle e estou preparando um post sobre isso pois no Brasil poucos investem nos ETFs alegando que os índices são ruins e preferem escolher boas empresas. Isto pode funcionar no curto prazo mas e em prazos de 30 a 50 anos? Ninguem consegue ser consistentemente bater o mercado por intervalos deste tamanho por isso devemos indexar sim mesmo no Brasil !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe os erros de ptbr ai...sabado de manhã é complicado lol

      Excluir
    2. amigo, eu tb estava pensando nisso.
      Arrumei uma solução.
      Vou tocar a minha carteira por algum tempo, uns 5-7 anos.
      E depois vou aportar em ETF. Assim a estratégia fica mista.
      Não precisa escolher um ou outro. Pode-se mesclar as duas estratégias.
      Já até escolhi os etfs até agora: IMAB11, Smal11 e bbsd11.

      E assim vou aumentando a porcetagem de etf na carteira ao longo dos anos entendeu?

      Abraço!!

      Excluir
    3. Entendi e faz muito sentido. Minha estratégia também é mista. Minha carteira nos EUA é 80% indexada e 20% stock picking visando dividend growth (pq realmente gosto disso).
      Estou elaborando um estudo comparando IBOV/BOVA11 com algumas estratégias de stock picking no Brasil. Empresas que eram as boas na época da criação do ibov já nem existem mais como Banespa, Moinhos Santista, etc. O índice se auto-limpa digamos assim enquanto se vc estiver comprado nessas "boas" empresas em 30 anos poderão nem existir mais, enquanto o índice...

      Excluir
  2. Excelente texto!

    A busca pela IF é um caminho lento, árduo e muitas vezes questionamos se estamos no caminho certo. Eu acredito na sua linha de pensamento, precisamos de foco, humildade e paciência acima de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo. E a tormenta dos conselheiros vai surgir de tudo que é lado, além dos críticos é claro. Abração!

      Excluir
  3. Acho que você ta correto, mas nao esquece a saúde mental parceiro, você ja é o 0.1%, ir com calma e tirar uns dias de descanso é importante tb. Parabéns por ser um exemplo pa4a blogosfera! Você ja revelou sua profissao por aqui? Parece mto médico falando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Marco, tudo bem?
      Pois é amigo, a saúde mental está tudo bem, dei uma viajada ultimamente, tenho meus cachorros, me divirto na internet e no netflix, comecei academia e me alimentar melhor. A unica coisa que não dá pra fazer aqui e que sinto falta é o surf, mas isso pode ser remediado no curto prazo.

      Se eu desistir na metade do caminho não vai ter adiantado nada, entende?
      Imagine que vc se preparou para uma unica maratona na vida, viajou, foi lá, correu apenas a metade e voltou pro seu país. É frustrante. O desafio agora é terminar o que eu comecei.

      Eu me formei na saúde sim, mas cada dia trabalho menos com isso, está ficando bem inviável, mas não revelei em qual área e nem posso. Um abraço!

      Excluir
  4. Eu nunca busquei a independência financeira. Nunca fiz festa de 15k ou mais para minha filha mas ela só vai trabalhar se quiser. Minha busca foi sempre concentrada em permitir que minha filha pudesse ter uma vida diferente da miséria em que eu vive quando criança. Já ensino minha filha que se ela não conseguir aumentar o patrimônio que eu deixar para ela diminuir esse patrimônio ela não tem direito. Meus netos provavelmente viverão de meus bens e se eles forem bem educados meus bisnetos e tataranetos também viverão de meus bens. É assim que pensam as famílias ricas. Chega uma hora que você não pensa mais em aumentar patrimônio mas em não perder patrimônio. Sempre tive "sorte" tudo que ponho a mão para fazer com muita luta dá certo. Suas lutas te dão as vitórias que você merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc PC.
      Bastar da rmuita educação e orientação. Se for pra dar certo na vida, os filhos dão, a mentalidade deles é que vai segurar eles aqui na vida boa ou não, e mesmo com muita educação podem nem dar certo, mesmo herdando patrimônio. Não temos controle nenhum sobre isso, felizmente ou infelizmente.

      Eu só quero aumentar em uns 70% o meu patrimonio agora e depois estabilizar ele, vai ficar tudo bem assim.

      Abração!

      Excluir
  5. Oi Frugal, realmente, estar fora da matrix é uma luta, uma decisão que tomamos diariamente desde o momento em que acordamos, até a hora de dormir. Outro dia uma colega comentou que as coisas que falamos aqui no blog são coisas básicas, e realmente são, mas a maioria das pessoas não conseguem fazer o básico do básico que é gastar menos do que se ganha. Escrever no blog as coisas que fazemos de forma repetida, é uma forma de internalizar o que estamos buscando, que nada mais é do que a liberdade. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yuka, tudo bem?
      É bem básico mesmo, mas se a gente não escrever, a gente esquece!
      Isso aqui é nossa dose semanal/mensal de lembrança, é como olhar a receita do médico ou a dieta do nutricionista. Quem se afastar desse assunto vai matar ele por inanição, isso é líquido e certo.
      Um abraço e boa semana!

      Excluir
  6. Frugal, excelente analogia. Penso da mesma forma. Sou também da área da saude e vejo que a maioria são escravos da Matrix. Conheço uns que possuem 80 anos e ainda estão no consultorio, Barsi neles!!!!
    Trabalho 12 h por dia, estou fazendo minha terceira pósgraduacao.
    Parabéns, sucesso!

    Bagual do Rio Grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Bagual, tb conheço inúmeros casos assim, inclusive muitos com a vida pessoal muito bagunçada, várias ex mulheres e vários filhos de cada uma, muita pensão alimentícia e etc... nossas decisões determinam nossos destinos. Muitos dos matrixianos vão morrer trabalhando, e por necessidade, é uma pena.

      Abração!

      Excluir
  7. Texto TOP sobre a Matrix e seus vários tentáculos que nos sugam e nos atam a conceitos que só fazem gol-contra em nossas vidas (financeira, pessoal e emocional). Não é fácil escapar dela (o aumento a cada ano de adolescentes que se matam de alguma forma prova isso) mas devemos tentar o tempo todo. Como médico também apenas gostaria de comentar que algumas pessoas (minoria) trabalham até os 80 anos ou mais porque simplesmente gostam de sua profissão e não se enxergam fazendo outra coisa ou somente curtindo ócio e viagens. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marcos, já conheci alguns médicos que já estavam muito bem de vida aos 50 anos, mas tem uma maioria que ainda está bem dependente do trabalho. Médicos ganham bem, gastam mal e investem muito mal. O divórcio e as pensões também ajudam na ruína financeira, assim como casamentos ruins com mulheres que gastam muito e ganham pouco ou nada, as famosas peruas. Isso tudo tem que ser levado em consideração. Não adianta trabalhar muito pra outra pessoa sumir com o seu dinheiro ali ao vivo na sua frente ou então com pensões e casamentos com divisão de bens. É uma mão na roda casar com médico, muitas vêem o médico como um verdadeiro inss para a vida toda. Isso é mais um capítulo da matrix que merece um post a parte. Um abraço!

      Excluir
    2. Vou aguardar esse artigo ansiosamente. Kkkkkk

      Excluir
  8. texto excelente FS!

    nem consigo acrescentar muito ahahaha

    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala pequeno! Gostei do nick! Antigamente tinha um blog com esse nome que me ajudou muito. Abraço!

      Excluir
  9. A busca da if gera isolamento social - ficamos isolados dos ratos
    Ótimo post

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Não sei se foi sorte ou fiz os aportes nos dias certos, mas desde 2015 parei de aportar em stock picking e voltei os aportes de ações para PIBB11, e sinceramente não posso reclamar dos resultados.

    Óbvio que ao investir em índice eu não vou ter a rentabilidade de uma magazine luiza da vida. Não vai ter nenhum foguetinho na carteira.

    Por outro lado, as oscilações são muito pequenas, então para alguém conservador como eu, que preza em 1º lugar NÃO PERDER DINHEIRO, tem sido ótimo.

    Para compensar a falta de dividendos mensais, invisto em FIIs, infinitamente mais fácil de analisar (pelo menos para mim).

    Não sei se Bogle estava/está certo, mas uma estratégia passiva e barata (no meu caso, a taxa de adm do PIBB é 0,059% a.a.) é uma opção ao menos "viável".

    Abraço e boa sorte para nós.

    ResponderExcluir
  11. "A verdade é que finanças quanto mais você estuda, mais você fica perdido, tem uma hora que você chega num platô e tudo se repete"
    Concordo com você, mas vou em uma linha um pouco diferente.. quanto mais estudamos mais temos consciência de que muito pouco ou nada sabemos, existe muita informação disponível e seria muito burro de nossa parte acreditar que sabe-se tudo, essa é a armadilha achar que sabe. Em contrapartida gosto da definição de Ray Dalio para os ciclos, as crises mundiais, as guerras, os momentos de euforia, os momentos de incerteza e certeza. A história SEMPRE se repete, com protagonistas diferentes em lugares diferentes. tudo fica mais simples, principalmente os investimentos quando começamos a ver pela ótica de "Mais uma daquelas".. mais uma daquelas crises, mais um daqueles momentos de alta, e saber se beneficiar disso é o grande diferencial.
    HOJE é assim que eu penso, amanhã pode ser diferente, abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda