O que importa é o progresso.


Prezados amigos,

A frase do título do post já é a mensagem principal.

Você se lembra quem era há 15 anos atrás, ou 10 anos, ou 05 anos?

Tanto em termos de conhecimentos, habilidades, experiências, carga de estudo, trabalho, cursos realizados, livros lidos e nas finanças?

Acredito que aqui na blogosfera, 90% dos blogueiros estão indo muito bem na vida e daqui a 5-10 anos teremos mais uma dúzia de blogueiros na IF (muito provavelmente me incluindo neste seletíssimo grupo).

Então o que importa mesmo? Juros, inflação, TD, ações?
Não, tudo isso aí flutua ao sabor dos ventos e das marés.

O seu principal investimento deve ser você, sempre. Sua profissão, sua vida, sua família, seu negócio próprio e seus objetivos. Todo o restante é apenas consequência. Foque nas suas capacidades, nos seus estudos, habilidades, e no seu trabalho, pois todo o resto da sua vida depende disso.

O que importa é o progresso. E estar de bem com a vida.

Talvez você já tenha muito mais coisa do que precisa, ou do que achou que poderia ter. Talvez você já tenha tudo o que desejou um dia e já pode ficar grato com isso a partir de agora.

Na vida, temos derrotas, vitórias, perdas, fracassos, conquistas, lucros, demissões, empreendimentos, investimentos financeiros e pessoais. Tudo isso se influencia o tempo todo. O que importa é que com o somatório de tudo isso você decida sempre progredir e aprender mais, aprender com o passado e se preparar melhor pro futuro e tomar melhores decisões, acertar mais nas escolhas. Perdas e prejuízos são inevitáveis, mas são partes vitais do processo, sem elas não haveria crescimento pessoal e intelectual algum.

Meus últimos dois anos foram muito desafiantes. Depois de superar todas as dificuldades e poder ficar mais tranquilo, já estou respirando melhor, meu humor melhorou, meu nível de stress caiu e estou agindo mais como um ser humano. As nossas finanças pessoais e o nosso estado alteram a nossa personalidade e a forma como a gente vive o dia a dia, podem ter certeza. É muito bom acordar, estar tranquilo, dirigir e pensar que está tudo dando certo e que estamos indo bem, o contrário é que é estressante.

Agora estou bem consciente de que os próximos 36 meses serão bastante decisivos na minha consolidação patrimonial, fluxo de renda e tranquilidade financeira. Serão 3 anos de muito trabalho e grandes aportes para finalmente atingir a IF e descolar da órbita terrestre, ter minha subsistência garantida e pode aproveitar BEM MAIS a vida, que é única e nunca volta. Essa é a minha meta e eu vou cumprir.

O longo prazo está chegando. Comecei a trabalhar em 2009. Já foram 10 anos pra juntar R$3Milhões, meu objetivo é juntar mais 1,5-2Mi nos próximos 3 anos e pronto. Tudo estará finalmente resolvido, e eu estarei em meu lugar, na minha cidade natal ou Portugal. Só o tempo dirá.

Próximo post vou comentar sobre a evolução do retorno do investimento na loja e no Fluxo de Caixa Total.

Grande abraço e bom fim de semana amigos.
Saiam da internet! Eu só estou aqui porque estou trabalhando neste exato momento.

Frugal.

Comentários

  1. Tudo verdade. Quem não tenta ser melhor a cada dia não aprendeu nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É CF. Mt bom sentir a evolução e ir sempre trabalhando, investindo e renovando os planos, buscando novos patamares em tudo na vida. Como anda a vida no velho continente? Fui em Portugal mês passado. Abraço!

      Excluir
    2. Tudo bem. Você está fazendo certo em sentir o país antes de tomar suas decisões de onde morar nos próximos anos.

      Excluir
  2. Parabéns! Acompanho seu blog desde antes dessa empreitada, é muito legal ver os frutos chegando! Off-topic, onde comprar bitcoin? queria comprar um pouco mas corretoras nacionais são péssimas, alguma sugestão?abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, tem uns grupos de compra e venda no whatsapp. Só pessoas confiáveis, mas não sei qual o caminho pra entrar neles. Eu não estou.

      Excluir
  3. Excelente reflexão! Essa semana mesmo estava fazendo uma retrospectiva na minha cabeça de tudo que vivi e conquistei nesses meus 14 anos de trabalho.. mais importante que refletir as vitórias, acho que é refletir as derrotas e tropeços pois são com eles que aprendemos e crescemos.
    Abs!

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal EI.
      Eu não consigo comentar no seu blog, já tentei várias vezes.
      Vc poderia transformar as suas reflexões e uma minibiografia sua em um post.
      O que vc acha da idéia?
      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pela sugestão de post vou pensar em algo sim!
      Estranho não conseguir postar.. uso WordPress... vou dar uma fuçada para ver...
      Abraço!

      Excluir
  4. 10 anos, 3M ? Eu levei 20 pra 1M... Sua IF é inevitável, e o mérito é seu. Parabens !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa vagabundo, pois é.
      10 de trabalho árduo depois de quase 10 de graduação e pós graduação.
      Acho que chego nos 5 milhões daqui a 36 meses.
      Se tudo der certo né? Daí é tentar rentabilizar o patrimônio e viver da renda.
      Vamos ver se vai dar.
      Abraço!

      Excluir
  5. Essa questão do Des.Pessoal, acredito que o ideal é haver um equilibrio. Algumas pessoas ficam tão fissuradas em ser rico ou ter 40cm de braço ou até mesmo ser um auto-didata que se esquecem de algumas coisas importantes como familia e amigos, até mesmo sacrificando os mesmos.

    Até pouco tempo atrás, eu era um desses que era um pouco fissurado no que falei acima. Não que hoje eu tenha abandonado o DES.Pessoal , continuo firme nas minhas metas para evoluir, mas hoje busco equilibrar tudo.

    Um exemplo que eu cito para você, é a academia. Eu tenho um hobbie que é jogar bola, mas jogar bola prejudica quem faz academia, então até um tempo atras eu deixava de jogar bola com os amigos que é algo muito prazeroso para estar na academia tentando alcançar a minha meta de peso.

    Outro exemplo também, é você deixar de visitar um familiar em outra cidade para "economizar dinheiro nivel hard" não sou contra economizar uma parte do salário, mas sabemos que muitos pregam o economizar acima de tudo. Então é isso , progredir faz parte do processo, mas nunca podemos esquecer que a vida se vive agora, neste momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. interessante peão.
      Pq vc acha que jogar bola atrapalha quem faz academia?
      Eu acho que sou partidário do desenvolvimento pessoal light.
      Como dizia meu avô: "Tudo demais, é muito".
      Então não é bom exagerar pra nenhum lado mesmo.

      Abraço!

      Excluir
    2. Não é pra todos Frugal , no meu caso, é porque eu perco peso muito fácil , sou o famoso "Chassi de Grilo" , então jogar bola faz eu perder toda a massa muscular que eu ganho durante os treinamentos, visto que é a massa muscular é mais fácil de queimar do que a gordura.

      Excluir
    3. Entendi, mas só uma peladinha a toa acho que dá sim pra jogar. Essa coisa de massa muscular é mais pra quem é alterofilista mesmo. Só em ter um tonus muscular bom e estar abaixo de 26 de IMC já está no lucro.

      Excluir
  6. Nós esquecemos que somos animais e quando as coisas não vão bem, entra aí nossos instintos mais selvagens e nosso corpo fica em alerta quase o tempo todo...Na verdade não existe segredo, na vida tem que se buscar o equilíbrio e o melhor pra si, o que é bom pra mim, pode não ser pra vc. Mas eu tento o máximo estar presente, esquecer passado e futuro. Isso tem ajudado bastante.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo.
      Na hora da precisão o cortisol sobe e o stress fica sempre ligado. Imagina isso por vários meses direto.
      Ainda bem que isso já passou.
      Abraço!

      Excluir
  7. Sabe Frugal, para mim, seu blog é uma preciosidade! Suas reflexões mexem profundamente com a minha mente, e ne fazem rever muitas coisas. Alguns textos seus, já li mais de 3/4 x.
    Eu queria conseguir ser alguém mais racional. Caí num poço profundo, chamado depressão e estou em tratamento, e então descobri q na vdd, tenho a doença desde a adolescência,mas agora ela veio com força TOTAL. Dia desses, um familiar lançou no meu rosto uma pequena ajuda que fez a meu favor. E isso vai completamente de encontro a tudo o que vc e o pessoal fala, sobre ter seu colchão de reserva. A medicação é cara, os sintomas não são controláveis, o emocional fica uma baderna. E o mundo exterior parece querer te moer e matar nessa corrida dos ratos. Existem momentos que começo a tremer do nada, e chego a passar a noite em claro. Uma frase sua que martela na minha mente é "pare de cavar buraco", e acredito que fiz isso na maior parte da vida. Tem sido difícil até acreditar em si, em meu desenvolvimento, e me vejo como uma completa fracassada aos 33 anos. Parece que vivi "correndo atrás do rabo" e não saí do lugar.

    Vejo seu conteúdo como uma missão para o esclarecimento, em um mundo tão recheado por fantasias e "cantos de sereia".
    Que vc alcance sua meta e muito mais.
    Lil@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lila, muito obrigado pelas palavras.
      Que bom que te motivo de alguma forma.
      Depressão é uma doença que tem seu tratamento e todos os anos surgem mais coisas para ajudar. Está sendo testado sessões com cetamina que estão dando bons resultados, e nos casos mais graves temos a eletroconvulsoterapia que tem resultados excelentes também.
      Lembre de se consultar com psiquiatra e fazer terapia também, ajuda, além de manter a mente sã com bons hábitos.

      Vc tem APENAS 33 anos, é jovem, nova, inteligente e escreve muito bem. O melhor tempo da sua vida ainda está porvir acredite! Use a internet e o seu tempo a ser favor. Eu melhorei muito graças à internet, e muito mais nos últimos 5 anos. Eu já vi muita gente começar a melhorar muito de vida a partir dos 35-40 anos, vá em frente e faça a sua parte que as coisas vão melhorar.
      Um grande abraço,
      Frugal.

      Excluir
  8. toda vez eu acesso seu blog eu abro nessa pagina
    https://frugalsimples.blogspot.com/2017/03/trabalhe-pela-sua-felicidade.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Wanders, blz?
      Esse post foi abslolutamente inspirado em Ayn Rand.
      Ela é fenomenal e nos dá muita força. Me deu muita!
      Um abraço!

      Excluir
  9. Olá Frugal.

    Desculpe a curiosidade, mas por que vc resolveu empreender no Brasil? VC já tem patrimônio o suficiente para ter liquidadi uns 100-150 mil euros e aberto a empresa em Portugal mesmo, ou até EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa amigo, como eu já disse aqui certa vez, nem eu sei direito, foi td muito rápido. O exterior virá em outra fase da minha vida, com mais dinheiro e mais experiência. Não quero correr atrás de dinheiro lá fora, já quero ter uma boa renda passiva pra ajudar e não quero mais viver com sentimento de escassez, já que vivi assim basicamente do meu zero-27 anos de vida, então quero vencer aqui de vez, para depois tentar vencer lá fora, caso eu perca lá fora, poderia voltar para a minha vida já tranquila aqui no BR, entende?

      Abraço!

      Excluir
  10. Frugal,

    Excelente post, ficou perfeito!

    "Talvez você já tenha muito mais coisa do que precisa, ou do que achou que poderia ter"
    Por isso precisamos estar muito atentos com as "necessidades desnecessárias" que a mídia e a sociedade querem nos impor diariamente, mas que nada - ou quase nada - têm a ver com nossa personalidade e necessidade.

    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rosana. A luta contra a matrix é eterna. Como vai vc? Tudo tranquilo né? Um abraço!

      Excluir
  11. Empreender é complicado demais pra se fazer no exterior, cultura diferente, pessoas diferentes, isso é extremamente perigoso. Se vc vai pra um país tipo EUA todo mundo te come pq a voracidade lá é assustadora, se vc vem pra Europa quebra pq é tudo muito fechado aos nativos e a economia muito madura. Empreender no Brasil onde bem ou mal estamos acostumados é com certeza a melhor alternativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade