Dívida diminuindo, stress diminuindo.


Prezados amigos,

Imagino que vocês estejam já de saco cheio de me ouvir falar nessa tal dívida que parece que nunca acaba e nem vai embora, e não lhes tiro a razão, esse papo da dívida do Frugal já deu o que tinha de dar.

MAS é isso mesmo meus amigos. A intenção do blog é exatamente esta, é uma espécie de diário que mostra as minhas desventuras. Vocês nunca saberiam o quanto pesado isso esteve na minha cabeça e como me estressou, tomou conta da minha vida, dos meus pensamentos e moldou a forma como eu reagi ao mundo nesses últimos dois anos.

Descobri que tenho aversão a dívidas, qualquer dívida, e principalmente as grandes, como por exemplo, financiamento imobiliário. Fica tudo suspenso e o seu pescoço a mostra, se der alguma coisa errada, você perde o imóvel. É isso. E quando se trata de um imóvel muito caro, com vários anos do seu trabalho ali, é extremamente mais estressante.

Eu Janeiro, Fevereiro, Março/2018 eu estava uma pilha, com dívida lá em cima, empresa começando, me virando em três, com dezenas de incertezas na cabeça, montando equipe, treinando, intermediando os conflitos, pagando dezenas de boletos, me irritando com qualquer coisa (até ligações banais), diversos prestadores de serviços e muita coisa pra arrumar no imóvel, enfim, parecia uma agonia sem fim, com vários tasks pra fazer todo dia. A sensação de falta de tempo, de muita coisa pra fazer, de escassez de dinheiro, de pagar juros, de não ter certeza do mês que o lucro ia chegar, tudo isso me fez muito mal.

A gente fica se questionando por que se meteu nisso, se a bolsa e o tesouro direto estavam bem ali ao clique de um mouse. E eu já disse aqui que até hoje eu não vou saber responder. Fui enganado por mim mesmo? Me sabotei ou dei o pulo do gato? Enfim, dezenas de variáveis.

Hoje em dia estou melhor, a dívida está em 129k, daqui a 2-3 meses estará totalmente liquidada e eu poderei colocar a cabeça pra fora da caverna novamente, meu patrimônio consolidado irá passar de 3,4M e estarei na quinta marcha com aportes vultuosos no segundo semestre desse ano.

O fato e o que quero salientar aqui, é que na época que a dívida estava alta, eu estava tão carregado que até para dirigir era difícil, ficar numa fila era difícil e quem sabe talvez até tenha sobra stress e mau humor pra quem não tinha nada a ver com a minha situação pessoal. 

Eu me considero uma boa pessoa, um bom cidadão, aquele que fica ali pacientemente no fim da fila sem reclamar, que tentar ser cordial com os vizinhos, que dá a vez no trânsito pros outros carros, que se preocupa com o bem estar dos colegas de trabalho, com a família e por aí vai, MAS na época que essa dívida estava alta, eu acho que me perdi um pouco da minha essência e estava cobrando muito do mundo, e estava muito sem paciência, intolerante e exigindo bastante que as coisas funcionassem corretamente.

Aprendi da pior forma várias lições, me conheci melhor, superei uma fase dificílima, dei um passo muito grande e sozinho (sem sócios), me aventurei num mundo que não conhecia, assumi um risco ENORME para pouco retorno até agora e sei que estou saindo fortalecido dessa.

Há 10 anos atrás eu estava entrando numa outra fase muito difícil da minha vida, sofri bastante por alguns anos até me reencontrar, e hoje em dia olho pra trás e sou muito grato pelo que aconteceu. Aquela época me moldou e me ajudou a chegar onde eu estou e ser quem eu sou hoje. Quem sabe essa pequena experiência dos últimos 24 meses me será de extrema importância daqui a 10-15 anos? Acredito que sim. 

Acredito que eu esteja bastante vacinado pra muita coisa na minha vida, e não estou falando apenas de finanças, negócios, investimentos, abrir empresas ou empreender, estou falando do meu auto-conhecimento e também das relações humanas e de trabalho no mundo corporativo, e também da minha experiência comercial. 

É até engraçado como eu me relaciono com a área comercial de outras empresas - vendedor ou agente comercial de outras empresas me vêm pra cima com aquelas técnicas de venda, avisos, promoções e etc - e eu fico pensando comigo "ô filho/filha, eu também sou da área comercial da minha empresa, mas não sei se te conto". Talvez só essa experiência comercial do presente me evite de fazer muita burrada na minha vida daqui pra frente, já fez na verdade, vendedor fala "olha eu só consigo segurar esse preço ou esse desconto pra hoje"- eu: ARRAN.

Finalizando pois o post já está meio grande: Estou melhor meus amigos. O pior já passou. A dívida vai acabar e a loja está dando lucro, se pagando e ainda sobra. De quebra já estou gerando 12 empregos e isso me faz um pouco mais feliz e satisfeito por estar contribuindo um pouco na vida dos funcionários que estavam todos desempregados.


Recomecei meus estudos em análise fundamentalista e também em fundos imobiliários. Virão posts muito bons por aqui, com modéstia a parte, tenho um pequeno orgulho em poder contribuir com a análise fundamentalista na blogosfera. Cuidado com os youtubers de finanças e com as carteiras recomendadas das corretoras, vou falar sobre isso aqui no momento adequado.

Grande abraço a todos!
Frugal.

Comentários

  1. tenho 23 anos e seu blog pra mim, é quase como um tutorial
    de como seguir a vida.
    aguardo ansiosamente suas postagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Wanders, obrigado pelo se feedback. Fico mt feliz em poder contribuir de alguma forma. aabç

      Excluir
  2. Que bom,frugal. Fico feliz por você. Quero a minha e a sua empresa crescendo, o duro são os financiamentos,5 anos e ainda no break even. E sempre tem um cliente àvarozinho que te dá nojo de vez em quando kkk mas tudo bem, a vida segue em frente. Aguardo ansiosamente pelas suas análises e para entender mais profundamente. Esse pessoal do YouTube é uma boa distração, mas só consigo lembrar de uns dois que salvam. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao, a melhor forma de se salvar é ler os clássicos.
      Esse pessoal de youtube é tudo showman, marketeiros, falam para as massas.
      Não existe salvação no pensamento das massas.

      Abraços!

      Excluir
  3. Muito bom Frugal! Falta pouco para quitar as dívidas e assim retomar os investimentos no mercado financeiro. Muito legal ler sua história e a forma como seu negócio tem evoluído positivamente!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, qnd vc atingir a IF, vai voltar pro Brasil ou ficar no Canadá mesmo?
      Olha, a idéia do canal é boa, mas por si só vai ser mt trabalho pra pouca carne na monetização do canal em si. Você só vai conseguir monetizar o canal se conseguir vender alguma coisa a partir dele (livros, cursos, mentorias, skype sessions) pq google e youtube não estão pagando mais quase nada pra ninguém. E pra vc vender o seu produto por lá, vai precisar ser muito bom.

      A franquia sua dá pra tocar remoto? Tem alguma pessoa de muita confiança pra ficar lá?
      Isso é que é o difícil.

      Parabens pelos resultados. Queda na bolsa é uma boa oportunidade de comprar ações e ETFs baratos. Juntei muitas ações em 4 anos com bovespa andando de lado, qnd ela subiu bastante , meu patrimônio explodiu pra cima também, de

      Excluir
  4. Olá Frugal, tudo bem!? Acompanho aqui o seu blog há uns 3 anos...meu primeiro comentário está sendo este, e vim só pra lhe desejar um muitíssimo parabéns pela sua luta incansável nesta sua saga de empreender! Seus posts são inspiradores e nos motivam a seguir em frente nessa "autoestrada" que é a vida, em todos os aspectos!
    Com a sua garra, talento e obstinação tenho que certeza que vc irá sair dessa (financiamento imobiliário) e após isso, alçar vôos ainda maiores!
    Parabéns mais uma vez!
    De um fã anônimo e 'virtual', Wagner Andretti Costa - Palmas/TO

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, empreender no Brasil é só para guerreiros!

    Ansioso pelos posts de análise fundamentalista.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Futuro Engenheiro, vc já leu o blog do Damodaran que está aqui no meu blogrol? aprendi mt coisa com ele!
      Abraço!

      Excluir
  6. É isso aí, Frugal.

    Você vai ficar sem dívidas e com um bom patrimônio. Eu também gostaria de ser empresário um dia. Estou analisando isso. Sei que é complicado, mas ser empregado é mais ainda.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy, tudo tem seus riscos e benefícios.
      É fazer seu estudo e ir fundo se vc for mesmo.
      Abração!

      Excluir
  7. Ao contrário de alguns muito poucos que tiveram muita sorte com suas aplicações financeiras e decolaram rápido para a IF voce vivenciou uma experiencia estressante e às vezes até aflitiva mas muito rica em termos de aprendizado. E como a gente sabe: evolução geral e verdadeira nesta vida só vem com algumas (várias) pitadas de sofrimento. Parabéns pela trajetória e por compartilha-lá conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcos! Espero ajudar alguém contando aqui os meus causos.
      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda