Superando as dívidas


É incrível o quanto uma dívida pode mudar a nossa vida, nossa forma de pensar, nossa capacidade de trabalhar, de produzir, o nosso humor, a nossa auto-estima e a forma como  a gente enxerga o mundo.

É muito triste estar endividado, principalmente se o pagamento da dívida compromete muito a sua renda, ou se os juros são abusivos - os do financiamento imobiliário são abusivos, pior ainda é dever para agiotas ou essas financeiras pequenas, consignados parasitas e mesmo familiares ou amigos que emprestam a juros altos, é totalmente degradante. Não estou tentando falar apenas sobre o meu caso, mas sim sobre o de algumas pessoas que conheci na vida que tiveram suas vidas destruídas por causa de dívidas.

Um dos objetivos de trabalhar, poupar e acumular patrimônio é não somente viver de renda, ou ter uma renda complementar, mas sim também, NUNCA MAIS ficar endividado ou pagando juros. Sua vida fica mais feliz, mais leve e mais barata, comprando tudo a vista e com desconto, e sem pagar juros pra ninguém. Juros é dinheiro jogado no lixo, é pagar por algo que você não tem condições de ter (você só tem condições de ter o que pode comprar a vista).

Embora eu ainda esteja devendo 297k já estou bem tranquilo pois desses já tenho 209k faturados, a receber nos próximos seis meses, com mais 60 dias vou faturar o restante, daí é só esperar ir recebendo aos poucos para ir pagando aos poucos, enquanto isso o lucro da loja vem subindo aos poucos e espero que se mantenha acima dos 25k a partir de Março deste ano, e juntamente com pelo menos 40k mensais de aportes, eu teria um aporte de 65k pra colocar por pelo menos uns seis meses este ano, um alivio e tanto.

Dívida impagável gera stress, dívida com juros altos gera stress, assim como qualquer dívida de valor alto (lembre que financiamento imobiliário é dívida - e nem venha com essa de "dívida boa" - não com os juros que temos no Brasil) aqui é impossível dever algo e não pagar muitos juros. Eu perdi o sono, engordei uns 8kg e até apareceu cabelos brancos, devido à enorme quantidade de incertezas que tive que suportar.

Espero que com o volume de livros, blogs, sites, foruns e pessoas que trabalham com educação financeira a coisa comece a melhorar e que algumas almas se salvem. Não acredito numa mudança radical no nosso perfil populacional, onde mais de 60% das famílias e mais de 40% das empresas estão endividadas. O brasileiro é perdulário demais. É triste perder a vida com juros e sustentar o sistema financeiro e atravessadores, mas infelizmente é a realidade de muita gente, pessoas que não conseguem sequer administrar uma fatura de cartão de crédito, como viver uma vida toda assim? Acabam perdendo também suas casas, seus automóveis e até os seus casamentos.

Se você está endividado preste atenção, leia mais, estude, pare de consumir, trabalhe mais, crie alternativas baratas para economizar cada centavo, seja em refeições, transportes, contas de casa, aluguel e até mesmo fazer bicos extras afim de pagar todas as suas dívidas e recomeçar a sua vida. Estar endividado me fez focar muito mais no meu trabalho, em aumentar meu número de horas e otimizar meus gastos pessoais, afim de direcionar todos os excedentes para pagar a dívida. Cortei até o lazer. Um bom livro que li e me orientou um pouco nisso foi "O homem mais rico da babilônia" - vale a pena a leitura.

Sinto que quando eu quitar esse imóvel, minha vida vai ter um verdadeiro renascimento, com consolidação patrimonial e passos maiores em direção à liberdade.Nos próximos cinco meses colocarei aportes matadores nessa dívida. Depois da tempestade vem a calmaria, e minha preocupação no final do mês vai ser em quais ativos aportar no mês vindouro. Essa é a melhor preocupação que você pode ter, no lado financeiro da vida.

A dívida bruta continua em 297k.
A dívida líquida (diminuindo isso aí do que tenho na RF) fica em 197k.

Abraços,
Frugal.

Comentários

  1. Respostas
    1. Isso aí CF! Mais dois meses de faturamente e trabalho árduo eu já terei faturado tudo, é a luz no fim do túnel!

      Cadê suas postagens novas? Como vai tudo aí no velho continente? Dá notícias! Abraço!

      Excluir
  2. Perto de acabar com a dívida!!!! Parabens meu rei!!!! Não sei como tem pessoas que dormem sossegadas sendo consumistas ao extremo e endividadas. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Gari, pois é, meu ciclo de sono que já era ruim por causa do meu trabalho ficou horrível de verdade e aí junta com stress, alimentação irregular, dívida, aumento de peso e perda de cabelo, mas ainda bem que já passou.

      Abraço!

      Excluir
  3. Oi, FS. Estou acompanhando tua jornada pra se livrar das dívidas, e é bem inspiradora. Parabéns pelo empenho.

    E endosso a recomendação pelo "O homem mais rico da Babilônia". Contém boas metáforas pra alimentar a mente do poupador.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Tenho um financiamento imobiliário que está bem tranquilo de pagar mesmo. Na verdade ele se paga com o próprio aluguel. Tenho o dinheiro pra quitar que está investido e os juros de ambos se empatam. Não queria ver aquele montante todo que acumulei cair até 50%,contudo ainda a voz do Bastter me acompanha. Rsrs. Há riscos de a alguma regra no financiamento realmente mudarem? Quanto a dívida está bem tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Alison blz? Depois que vc assina o contrato não existem muitos riscos. O risco aí é o imóvel ficar vago e vc deixar de receber o aluguel e ter que pagar a prestação do seu próprio bolso (vc aguentaria?).

      Agora faça o controle de risco:

      Imagine que vc leva um calote nos alugueis, tenha que pagar do seu bolso o imóvel, não consiga despejar a pessoa e ainda adoeça e não possa mais ganhar dinheiro no seu trabalho atual (tipo uma cirurgia com 6 meses de recuperação) etc. Vc tem que ter uma boa reserva financeira para manter qualquer tempestade. Eu prefiro pagar logo o imóvel e depois o que acontecer comigo ou com a empresa eu não arrisco perdê-lo (isso foi mt fonte de ansiedade no começo da empreitada devido aos prejuízos do primeiro ano). Imagine que eu estava levando prejuízo de um lado e calote/atrasos do outro lado, tive que vender mt coisa e até pegar um empréstimo extra para manter o barco andando, foi um sufôco como nunca tinha passado na minha vida.

      O ruim de tirar o dinheiro do seu investimento pra pagar é que talvez vc tenha que pagar um IR, o que é chato, e pode não valer a pena, mas se vc já tem o montante investido dá pra resistir tranquilamente.

      Abraço!

      Excluir
  5. Por menor que seja, se livrar de um financiamento é um prazer sem fim. Os seus aportes são monstruosos, até hoje não entendi o pq você foi se meter nessa franquia. De qualquer forma acompanho de perto o seu trabalho e torço muito para dar tudo certo. Você merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JJ, os aportes não foram sempre monstruosos, eles vieram crescendo com o tempo, eu não recebi aumento algum, apenas aumentei a minha carga de trabalho e reinvesti os juros. Eu tb me faço essa pergunta, mas posso lhe adiantar que minha área está muito complicada (saúde), são muitos calotes, muitos novos formandos, muita gente de outras áreas da saúde se metendo uns nos campos dos outros, muitos novos estabelecimentos, muita gente baixando o preço e enfim estou perdendo margem a cada ano que passa (acho que 5% por ano) de forma tal que daqui a 10 anos vai ser impossível manter minha atual margem, tanto pela idade quanto pelos valores recebidos, então resolvi abrir a franquia para diversificar minhas fontes de renda.

      De qualquer forma eu estaria bem apenas dentro da bolsa, perdi uma bela alta e muitos juros compostos dos aportes dos dividendos. Praticamente estou no zero a zero, mas é bom nem pensar nisso pq é improdutivo chorar o leite derramado, agora é me refazer e voltar a operar no positivo.

      Abraço!

      Excluir
  6. Frugal, bom dia.

    Parabéns pela evolução. Acompanho o seu blog faz um tempo e me serve de inspiração.

    Um dúvida que eu sempre tive e vale para qualquer empreendedor:

    Quando se tem um negócio e que já tá dando um bom volume de lucro todo mês, como saber o ponto exato entre pegar uma parte deste dinheiro e investir em outros negócios ou pegar uma parte deste dinheiro e investir em investimentos (bolsa, renda fixa, etc) ?

    Eu digo isso porque outros negócios trazem muito mais retorno que simples investimentos. Mas isso vem acompanhado de mais risco e mais responsabilidades também.

    Vc já se fez essa pergunta?

    A questão além de investir em outros negócios poderia ser também investir na expansão do próprio negócio.

    Eu vejo que tem pessoas que abrem uma loja e já se dão por satisfeitas enquanto que tem outras que vão expandindo, expandindo e depois de muito anos já possuem uma rede. É assim que nasceram as grandes empresas de hoje.

    O Jorge Paulo costuma dizer que sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Eu sei que mais lojas iriam gerar muito mais preocupação. Mas também dá para colocar mais gente para trabalhar e criar processos/sistema que deixem o negócio mais formatado profissionalizando a empresa.

    Eu tenho um negócio pequeno também. Tirei todo o meu dinheiro da bolsa para entrar em uma sociedade. Hoje está valendo mto a pena, pois conseguimos melhorar bastante as margens e a gestão da empresa. Porém, me bate um pouco de tristeza que eu estou perdendo essa alta da Bolsa com o governo Bolsonaro.

    Eu tenho vontade de voltar pra bolsa, mas por enquanto sinto que posso ganhar muito mais dinheiro investindo no meu próprio negocio.

    Então vc tem alguma orientação para me dar de como eu poderia resolver este dilema?

    Eu tive 2 ideias.

    A primeira seria continuar reinvestindo em negócios (que é o que eu gosto) até onde eu sentir que tenho apetite para isso. Depois que eu atingir um valor que eu estou satisfeito, eu migro para investimentos financeiros.

    A outra ideia seria separar um % todo mês da minha renda para enfiar nos investimentos financeiros e o outro % restante eu continuo reinvestindo em negócios buscando cada vez mais crescimento. A vantagem dessa 2a ideia é que ela busca um equilíbrio, então eu teria uma diversificação maior. Porém, o problema que eu vejo nela é que por conta de uma regra que eu mesmo criei pode acontecer de eu estar enfiando dinheiro em algum investimento financeiro que me pagaria pouco enquanto o meu negocio pode estar em uma fase próspera e se eu tivesse investindo lá ganharia muito mais dinheiro.

    Aguardo os seus comentários sempre sensatos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa William, blz? Legal seu comentario. Vc falou que está numa sociedade e que talvez queira expandir ou abrir outra unidade em outra cidade. Vc iria fazer isso sozinho ou com os sócios novamente? Tem que ver isso aí.

      Bem, o que posso te falar são duas coisas pra vc avaliar:

      1-Controle de risco
      2-Seu patrimonio e renda atuais x seu patrimonio e renda futura

      1- Controle de risco
      O verdadeiro controle de risco é: Se tudo der errado, a sua atual empresa e a expansão dela, como vc ficaria? Como ficaria a sua família?
      Negocios proprios podem rentabilizar muito mais do que a bolsa, mas como vc sabe exigem mt trabalho e presença física na maioria das vezes. Na bolsa é tudo passivo enquanto vc trabalha e tem um retorno mediano porém bom.

      2- Você está buscando aumento da sua renda ou do seu patrimonio? Se quiser crescimento, melhor arriscar no seu negócio próprio, se quiser renda, poderia investir pesado em fiis e em empresas boas que pagam bons dividendos.

      Se vc domina o seu negócio, já sabe vender e administrar, e fazendo o seu estudo para expandir e achar que pode dar certo uma expansão, vai fundo, se tiver na dúvida vai colocando na bolsa ou TD enquanto vai amadurecendo a idéia e discutindo com os outros sócios.

      O que eu quero pra mim?

      Bem, uma segunda unidade da minha franquia nesta cidade que estou, estaria de bom tamanho, somando as duas e me dando uma renda de 25-30k em ambas eu estaria mt satisfeito. Meu plano é ter uma renda passiva ou ativa-passiva de pelo menos 20k no final dos próximos 36 meses, seja via negócio próprio ou fiis/ações, ou uma mistura dos dois.

      SE vc busca aposentadoria precoce, pode investir na sua empresa, crescer e daqui a uns 5-10 anos vender a sua parte para seus sócios e aplicar o dinheiro em fiis/ações/TDs com cupons e viver dos juros. Isso tudo vai depender muita da fase da sua vida, de mulher/casamento/filhos/sua idade e talvez até a sua vontade de continuar no Brasil, pois se aqui não melhora temos Portugal que dá pra viver muito bem com 2500 euros por mês (trazendo do Brasil isso dá uns R$11k).

      Particularmente eu não quero passar dos 40 trabalhando igual um camelo (minha fase atual) e, atingindo a renda que eu almejo, pra quê continuar jogando o jogo? Na verdade se os lucros da empresa forem crescendo vou montar uma grande carteira de fiis pra me garantir enquanto vou aumentando o Equity da empresa e quem sabe num futuro próximo vendo ela e aumento a minha cota em fiis, lembrando que meu objetivo é aposentadoria precoce e não aumento do patrimônio.

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda