Morre John Bogle - Um colosso do mundo das Finanças


Hoje a musa Lana Del Rey tirou uma folga porque o post é sobre o John Bogle, ou também conhecido como Jack Bogle, magnata do mercado global de fundos de índices passivos e fundador da empresa Vanguard, titã do mercado americano e global de ETFs.

O que esse cara fez pra ser homenageado? Ele é importante?

Bem, o Jack também era um filantropo (antes de tudo) e vamos seguir em frente sem ele.

O legado de Jack foi ter criado a Vanguard e o conceito de investir em fundo de índice PASSIVO, em 1975 foi colocado o SP500 fundo mútuo no mercado pela Vanguard, Após vários estudos e pesquisas próprias, enfrentando poderosos, políticos, bancos, corretoras, casas de apostas e os #$%@#% o corajoso Jack abriu a Vanguard e colocou o ETF do SP500 pra vender lá.

John sempre defendeu a ÉTICA nos investimentos e no mercado financeiro. Ele falava que muitos dos gestores de fundos só queriam mesmo taxas e mais taxas e estavam se lixando para a vida das pessoas, por isso a necessidade de proteger o cidadão comum, via um instrumento seguro e barato para investir, o ETF de índice passivo.

Ora, um instrumento barato, eficiente, acessível, diversificado, gerador de valor, riqueza, diversificação, com tributação vantajosa para o povo e de compra e administração simples, é ou não é uma coisa incrível?



O ETF do SP500 hoje em dia parece uma coisa qualquer, mas na época do Bogle foi uma REVOLUÇÃO! OS tubarões e picaretas dos Fundos de Hedge até hoje tem calafrios quando escutam falar no John Bogle, ele é mais odiado do que tudo no mundo, pois abriu o difícil e complicado mundo da bolsa de valores para o cidadão comum entrar, pagar pouco e lucrar, poder ficar tranquilo, APROVEITAR SUA VIDA PARA TER TEMPO COM FAMÍLIA, LAZER, DESCANSO, ESTUDO, TRABALHO, LEITURA E VIAGENS ao invés de ficar estudando ações, se preocupando com empresas, acompanhando notícias e pagando taxas caras pra qualquer charlatão usar mal o seu dinheiro.

Fora a Vanguard e os ETFs de índices passivos, os quais se mostraram superiores a 95% dos fundos de Hedge do mercado americano (fundo de hedge no Brasil é conhecido como Multimercado), Bogle escreveu vários livros, muitos dos quais me influenciaram bastante. Aliás, você já leu algum livro de Bogle? Se ainda não leu eu indico fortemente. Esse livro abaixo eu li do início ao fim e é muito bom.




"The bogleheads" é simplesmente um forum gigantesco na internet dos seguidores do pensamento de Bogle. Lá eu aprendi a investir em ETFs sediados na Irlanda e falo com um modesto prazer que eu fui um dos primeiros blogueiros do Brasil a trazer esse conceito aqui pra blogosfera, ainda no ano de 2015 conforme meus posts.

John Bogle criou uma indústria, simplesmente, a maior do planeta, a indústria dos ETFs e de fundos passivos. Merece muito bem estar no mesmo panteão que John D. Rockfeller, Andrie Carnegie, J.P. Morgan, Henry Ford e tantos outros magnatas que mudaram a história mundial devido aos seus feitos gigantescos e heróicos, frutos de muito trabalho, persistência, sangue, suor, dedicação e lágrimas.

E não se engane, um fundo passivo como o IVVB11, o PIBB11 ou o SWDA podem fazer por você muito mais do que milhões de horas inúteis desperdiçadas estudando investimentos.

Quer viver feliz e tranquilo com sua vida financeira no Brasil?
IVVB11, PIBB11, TD IPCA pricipal pro mais longe que puder e reserva de emergência. Quer algo mais simples do que isso? TRÊS ATIVOS e uma carteira quase que eterna. Se colocasse um ETF de Fundos Imobiliários estaria muito tranquilo aí com quatro ativos somente.

Quer resolver sua vida financeira a nível global? SWDA.
Isso mesmo. Só isso, um único ativo. Idéia de quem? Sim, do John Bogle.

Outra alternativa é SWDA, + um ETF de bonds globais + um ETF de REITS e se quiser enfeitar e colocar uns comodities pra diminuir a volatilidade do portfolio, adicione um ETF de petroleo e outro de ouro, pronto, eis a carteira eterna.

A definição de Jack para ETFs de fundos passivos é simples e sofisticada ao máximo:

SIGA O MERCADO. DIVERSIFIQUE, MANTENHA TUDO SIMPLES, SIGA O SEU PLANO E CONTROLE SEUS CUSTOS (custos do investimento), leia-se taxa de administração cobrada por quem gerencia seus fundos.

E isso a Vanguard faz com louvor, afinal de contas você compra um VTI com taxa anual de 0,1%. É muito pouca taxa pra um produto de tanto valor.

A genialidade de Bogle consiste em simplificar os investimentos, liberar TEMPO LIVRE pra você (afinal vida é tempo, sua vida é medida em anos), cobrar pouco pra administrar os ETFs e democratizar o mercado de ações para um nível global. Mais uma vez, a simplicidade aqui foi o último grau de sofisticação que se poderia alcançar.

O intuito desse post é acordar você para ler os livros do Bogle, visitar o fórum do Bogleheads e poder conhecer um pouco mais sobre ele. Existem centenas de matérias, entrevistas e vídeos dele na internet. Conheça-o um pouco e você vai se surpreender. O velhinho era uma boa pessoa e passa uma tranquilidade enorme, bem ao estilo do Buffet.

*Hoje a Vanguard é a maior administradora de valores mobiliários do mundo e tem sob sua tutela mais de quatro trilhões de dólares em ativos sob gestão.

Grande abraço amigos,
Frugal.

Comentários

  1. Putz! Foi só eu começar a ler o Little Book há 5 dias! :O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ICV recomendo fortemente a leitura do bogleheads guide tb! Abraço!

      Excluir
    2. Opa! Vou colocar na fila aqui pra fevereiro. Abraço!

      Excluir
  2. John Bogle era uma lenda no mundo das finanças, acho que "The Little Book of Common Sense Investing" é unanime como uma das maiores recomendações pra investidores.

    Deixou um grande legado.

    ResponderExcluir
  3. A primeira vez que ouvi falar nesse senhor foi naquela excelente lista de livros do VdR. Até coloquei na minha lista como "livro do bonequinho". Vou fazer o possível para estudá-lo ainda nesse semestre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade