Declarando o Imposto de Renda 2018



Primeiramente gostaria de deixar registrado que Lana del Rey veio para o Brasil no LolaPalloza e eu não fui, mas queria ir.

Próximo ano vou ver ela onde for. Já pedir muitos shows de bandas que eu gosto, tais como Foo Fighters, Tarja Turunem, Epica, Whitin Temptation e da Lana.

No mais o que deu pra ir pra agradar a noiva foi o show do Safadão eheheh

Bem pessoal, tá tudo muito tranquilo na blogosfera mas o temido mês de abril o da hora da verdade, da declaracao do IRPF chegou. Eu sempre critiquei alguns familiares meus por terem investido muito em imóveis e que isso não tem futuro, acabei na mesma vala comum deles, por enquanto.

Eu acho que a gente tem que saber quanto dinheiro ganhou na vida e o quanto que a gente ainda possui dele, muito antes de calcular rentabilidade de ativos ou ROIC, retenção da sua própria renda é fundamental.

Tirando free lances, bicos e trabalhos de adolescente, comecei a trabalhar de verdade em Julho/2009.
Ou seja, em Julho/2018 vou fazer 09 anos de trabalho, apesar dos últimos baques não estou tão mal.

O que vou colocar no meu IRPF 2018.

Terreno 1 : 50k
Terreno 2: 170k
Ap que moro: 308k
Flat (ainda não recebi): 220k
Debentures CEMIG: 90k
Imóvel loja: 990k pagos e 670 saldo devedor.
Acoes brasil: 10k
Acoes exterior: 10k reais
Cota de empresa franquia: 100k
Cotas de outras empresas: 24k
Reforma no imóvel: 400k

Total: 2.372kk

Ou seja, passei do 2.372kk reais acumulados em valores de compra do meu patrimônio. Se estou rico ou me sinto rico? Não e não. Não mesmo. Minha renda passiva é praticamente zero e estou bastante endividado no momento.

Em 2010, 2011, 2012 apenas subsisti apesar de ganhar 5k mensal minha taxa de poupança era nula, eu gastava muito com viagens,

Considerando 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 como ganhando 500k por ano aproximadamente, ganhei 2,5kk liquidos por assim dizer, e como retive 2,372kk no meu imposto declarado, isso me dá 94,88% de taxa de retenção de capital. 

Pensando de forma bem bruta, porque a gente sabe que os investimentos renderam juros durante esse tempo. Ainda penso que praticamente fiquei no zero a zero com minhas despesas e os juros ganhos, então posso quase afirmar que vivi os últimos 05 anos "de graça."

Também na minha empresa da loja franqueada nós temos umas métricas para calcular o valor da mesma, atualmente o meu Equity dela está em 300k somando todas as benfeitorias, equipamentos, mobiliário, fachada e adequação ao imóvel, apesar de eu ter gastado quase 500k no total, o equity dela ainda é de 300 mas aos poucos vou saindo do prejuízo e recuperando esse valor entre 500 e 300k.

Pequenas vitórias, todos os dias, ao longo de anos, dão bons números.
Passei do segundo milhão em patrimônio em 2018 e isto é muito bom, tenho meu hedge com imóveis e já basta, agora é pagar e voltar pro mercado como já falei.

Por questões pessoais, como já falei aqui, preciso ficar mais 04 anos no Brasil no mínimo, a idéia é curtir a tranquilidade financeira num país melhor de viver, morar numa casa de rua, ter uns cachorros e também uns filhos. Acredito que vai dar pra ganhar mais 500k anuais se tudo der certo, o que vai me dar 500k em 2019, 2020 e 2021, sendo investidos em fiis, acoes no Brasil e no exterior.

O imóvel valerá pelo menos o que paguei 2,1kk (somando com a reforma) ou então um aluguel mensal de 10k em valores de hoje (o que daria 2,5 mil euros e já daria pra viver em Portugal, mas o meu planejado é viver com pelo menos 4k euros passivos em Portugal daqui a 4 anos, no mínimo, isso pra um casal sem filhos no momento que eu chegar lá. Também terei o equity da empresa que poderá valer uns 600k na época corrigidos pela inflação.

Os caminhos que a gente toma são bem imprevisíveis mesmo. Se eu soubesse desde sempre tudo que sei hoje o que eu mudaria?

Não compraria imóvel algum e estaria de aluguel.
Investiria tudo apenas em fiis, ações e etfs no exterior.
Eu já teria uma renda passiva maior que 12 k mensais e muito mais que 2,5 milhoes de reais em patrimônio.

Pessoal, investir não é apenas ganhar dinheiro, também faz parte de investir, perder dinheiro. Dificilmente você vai aprender alguma coisa no mercado se não perder nada.

Sem querer chorar o leite derramado o jeito agora é seguir em frente, quem sabe o mercado imobiliário melhore daqui a 5 anos e esse imóvel terá sido minha última cartada?

Abraço,
Frugal.

Comentários

  1. Frugal, o hedge em imóveis nos dá a segurança que precisamos para arriscar mais. Você foi muito preciso na sua última afirmação:

    "Pessoal, investir não é apenas ganhar dinheiro, também faz parte de investir, perder dinheiro. Dificilmente você vai aprender alguma coisa no mercado se não perder nada."

    Sei o quanto isso realmente significa e o quanto é difícil para as pessoas entenderem.

    Abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse sentido, quanto mais cedo perder (e que seja pouco) melhor ainda. Abraços

      Excluir
    2. É Sequoia, eu fico com medo as vezes de ter ficado com um elefante branco na mão pois o valor do imóvel vai ficar mt alto pra vender (2.1kk), talvez tenha mais mercado do que eu imagino, sei lá, nunca fiz uma compra tão grande numa coisa só, esses passos grandes são de assustar.

      Depois disso posso me dar ao luxo de tentar um Buy and Hold nas bolsas e sentar em cima dos rendimentos.

      Invisivel, nesse caso, o que perdi até agora foi o custo de oportunidade, os juros que nao recebi, o imposto de renda, o FC negativo até aqui, esse tipo de coisa. Antes dos 33 anos, considero que ainda estou cedo na vida financeira também, abraços!

      Excluir
  2. "Frugal, o hedge em imóveis nos dá a segurança que precisamos para arriscar mais." Sequoia

    Como disse o Seq acima, considero imóveis uma baita blindagem contra crises ... No pior do pior dos cenários, você tem um baita imóvel.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é na época que eu tinha 300k do meu ap e uns 500k na bolsa, não foi nada legal ver o patrimonio em acoes derreter 100k em um ano só, realmente faz sentido.

      Qnt mais o tempo passa mais tranquilo eu fico.
      Abraço vdc.

      E vc, tb tah com mts imoveis físicos seus? (excluindo os fiis)?

      Excluir
  3. Por isso que eu sempre procuro ler não só as histórias de vitórias mas também os momentos de derrotas das pessoas.

    É impossível viver sem perder em algum momento, mas a possibilidade de aprender com o revés alheio já dá ao menos a esperança de não repetir os mesmos erros.

    Desejo tudo de melhor pra você, Frugal, e agradeço por sempre compartilhar suas experiências, sendo boas ou ruins...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Wannabe!
      Esses últimos 8 meses foram dureza mesmo.
      Espero melhorar agora continuamente até o fim do ano.

      Abraço!

      Excluir
  4. Frugal, muito bom o artigo!

    Sempre ficou muito feliz quando vejo post novo por aqui, sinal de boa leitura pela frente e comentários igualmente enriquecedores.

    Tenho uma dúvida, que se respondida me ajudaria muito: Como são essas métricas de valuations que você disse usar no caso da franquia? (não precisa detalhes, só ideias mesmo). Estou para entrar em sociedade e preciso me informar melhor como fazer o valuation correto da empresa em questão.

    Sobre sociedades, você tem alguma opinião/experiência a respeito? Gostaria muito de ouvi-la.

    Absssssssss,
    AlemMar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, obrigado pelas palavras.
      Olha as sociedades dentro da mesma família, se for unida, tendem a ser melhores, e se tiver alguém que mande mesmo e todo mundo trabalhe, assim as empresas familiares prosperam, até pq a folha fica inexistente.

      Sobre sociedades com amigos e desconhecidos só escuto história que sempre sai na porrada e na justiça, pq a maioria das pessoas são vagabundas e nunca vão querer se dedicar como vc, vão querer tirar dinheiro do caixa pra gastar, nao vao querer reinvestir, vão fazer corpo mole, trabalhar pouco, sempre espere isso.

      Na minha família aconteceu exatamente isso com uma pessoa próxima. Não adianta juntar forças com quem é habilidoso numa coisa mas é irresponsável em outra.

      A métrica é mais ou menos assim:

      Se der R$10 mil de lucro mensal, ela é vendida por 300 mil.
      Se der R$ 20 mil de lucro mensal, ela é vendida por 600 mil.
      Se der R$ 30 mil de lucro mensal, ela é vendida por 900 mil.

      Foi isso que me explicaram, inclusive a franqueadora tem que ser a primeira que vocÊ tem que oferecer para vender, se eles não quiserem aí você pode oferecer no mercado.

      Nesses valores que te falei, não está sendo considerado nada do imóvel, nem o imóvel obviamente, que no caso se for meu (o meu eu alugaria no mínimo por 10 mil) o comprador pagaria o aluguel por fora desse valor da venda.

      Ou seja, lucro de R$ 20 mil/mês, eu venderia aqui no meu caso por R$600 mil e cobraria 10 mil de aluguel, então o lucro do futuro comprador cairia pra R$10 mil por mês, mas dependendo do trabalho e da capacidade dele poderia continuar aumentando.

      Abraço!

      Excluir
    2. Lembrando ainda que dependendo da franquia, a localização e o padrão do imóvel influenciam diretamente na rentabilidade e na captação e fidelização de clientes, então ás vezes fica bem difícil dissociar o imóvel em si da franquia, da marca, tipo um mcdonalds na avenida paulista é uma coisa, e um mcdonalds na beira da praia em Aracaju é outra coisa bem diferente apesar de serem da mesma marca.

      Excluir
  5. Ola FS. Não entendi esse item como patrimonio. Tlvz pq eu nao tenha imovel proprio kkkk:
    Reforma no imóvel: 400k

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Frugal simples,

    Parabéns pelo blog, muito material útil aqui, li alguns posts antigos até, e gostei bastante.

    Se possivel, gostaria de contar com a sua ajuda, sou um blog novo, estou começando agora, vou tratar de investimentos com aportes pequenos (por motivos de salário pequeno), te adicionei aqui na lista de blog sugeridos, se puder fazer o msm, te agradeço

    att.. Investidor e Realista

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de convidar a participar do primeiro subreddit brasileiro sobre FIRE, se puder compartilhe alguns dos seus artigos por lá, acho que será um lugar ideal para trocar ideias.

    https://www.reddit.com/r/FIRE_BRASIL/

    ResponderExcluir
  8. 500k por ano é de cair o queixo, Frugal! Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Programa de financiamento de projetos. Oferecemos financiamento flexível para vários projetos, seguindo os procedimentos habituais rigorosos. Este programa de financiamento permite que um cliente desfrute de uma amortização de baixa taxa de juros por até 2% ao ano por um período de 2 a 30 anos. Podemos aprovar financiamentos de até 500.000.000,00 ou mais dependendo do tipo de negócio. Responda-nos com o seguinte email: medallionfinance@financier.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade