Prepare-se para mudar


Quem nunca ouviu falar "a mudança é a lei da vida", "quem não muda fica pra trás", "a única constante do universo é a mudança", "se você não mudar, o mundo não lhe perdoará". E outras tantas coisas parecidas?

São frases simples e verdadeiras. É uma pequena pílula de sabedoria que contém um mundo dentro. Muita gente não gosta de mudar certas coisas nas suas vidas, pois a zona de conforto fica melhor com o passar do tempo.

E assim como tudo, pode ser apenas morar no mesmo bairro da mesma cidade a vida inteira, ficar sempre perto da família, nunca sair de um relacionamento amoroso devido à inércia e aos transtornos de acabar e recomeçar, ficar no mesmo emprego, ganhar dinheiro do mesmo jeito, gastar dinheiro do mesmo jeito, investir nas mesmas coisas, viver a vida do mesmo jeito e por aí vai.

A segurança de ficar onde você está um dia vai cobrar o seu preço, pode ser alto ou baixo, mas será cobrado. Você pode se acomodar e ficar feliz fazendo o que sempre fez pelos próximos 40 anos, mas já se perguntou qual o custo disso? O custo não é apenas o que você vai pagar, mas também o que vai deixar de ganhar.

Eu costumo ter algumas preocupações simples:

1) O que eu vou ganhar se eu fizer isso?
2) O que eu vou perder se eu fizer isso?
3) O que eu vou DEIXAR de ganhar se eu fizer isso?
4) O que eu vou me eximir de perder se eu fizer isso?

E por aí vai.

Quanto mais o tempo passa, com mais informações e experiência na sua cabeça, tudo vai ficar mais complexo, mais dados para processar e analisar, e você vai precisar ter a habilidade de tornar tudo isso mais simples o tempo todo, senão não vai fazer nada pensando em N variáveis.

Tem gente que só pensa nos problemas antes deles acontecerem, vivem colocando o carro na frente dos bois, ficam paralisadas pelos medos e pelas possibilidades de ocorrências negativas e acabam não fazendo nada, ou não tomando decisão alguma, mas a decisão de não tomar decisão já é uma decisão. Quando você fica em cima do muro numa situação, não pense que não tomou decisão alguma, você tomou a decisão de ficar em cima do muro, e o destino e as pessoas lembrarão disso.

Quando você fica ou se mantém parado você está decidindo sim, você tem que perceber isso. E cada dia parado reforça o seu voto de decidir ficar parado, mesmo que fique parado mantendo-se ocupado como mencionei num post anterior. O impressionante é isso, muita gente não percebe que decidiu não fazer nada e parou no tempo, e o tempo é implacável.

Passei os últimos quatro anos da minha vida praticamente parado, decidindo ficar parado, e claro isso teve um custo enorme, teve suas vantagens e desvantagens. Primeiro que dependendo da cidade que você mora ou do bairro você vai deixar de ver família e amigos ou vai vê-los demais. Segundo o binômio trabalho-estudo vai ficar distorcido, eu não separo as duas coisas, o seu estudo vai ter que ser útil ao seu trabalho ou pra fazer você ganhar dinheiro por fora, o que dá na mesma, você estuda ou trabalha para ganhar dinheiro no fim (sei que não é só isso, mas vamos ver assim) e dependendo do jeito que você está, pode estar indo bem ou mal.

O interessante é que não dá pra julgar se o caminho que tomei foi muito bom ou muito ruim. Quando você pensa quando e onde poderia estar, se for numa situação melhor que a atual e pensa no que NÃO fez para estar lá, pode ficar triste e pensar "poxa, se eu tivesse me esforçado mais e me dedicado mais eu poderia estar lá"... Quando você constata onde você está e se compara com muita gente ou com um VOCÊ numa pior, há algum tempo atrás, ou no mesmo tempo presente mas pior em questão de moradia/relacionamentos/trabalho/qualidade de vida/reserva financeira e etc.. você pode ficar feliz, é só uma questão de perspectiva e de não se deixar levar tanto por nenhum dos dois lados.

Um dia desses um amigo meu me disse que sou preocupado demais, e que eu já "venci na vida". Depende muito de quem olha. Eu não acho que "venci na vida", talvez vencer na vida pra mim seja morar numa casa na praia, num país melhor, ter um bom dinheiro guardado e rendendo e tendo tempo para surfar e viajar, falar uns três ou quatro idiomas, ter uma mulher bonita e não ficar preocupado com tanta coisa. Mas será que isso é possível? Será que você um dia vai conseguir viver LIVRE de tantas preocupações? Mesmo nesse cenário hipotético?

Não estou dramatizando nem nada, mas são coisas que penso. O ser humano é muito insatisfeito com o que tem ou onde está, pelo menos ele tende a isso, muita gente parece que é bem conformada e feliz com o que atingiu na vida, e isso é impressionante.

Nesse semestre, como alguns sabem, estou dando um passo muito grande na minha vida, e muito complicado, pois empreender já é complicado, e investindo dinheiro que guardei nos últimos quatro anos, e ainda mais numa cidade onde não tenho família e tudo isso no Brasil, um país socialista onde o governo e as pessoas odeiam o empresário. É difícil explicar, mas isso tudo parte do desejo de mudança, do onde estou e do onde eu queria estar.

 Empreender é ganhar tempo também, é um passo para trás para dois alguns passos à frente, é comprar tempo, é querer atingir um resultado daqui a 2 anos que, fazendo o que eu faço, eu atingiria em 5 anos, com muito mais riscos óbvio, mas no fundo é apenas isso. Talvez fosse muito mais difícil aguentar essa carga horária horrível e essa pressão por mais 5 anos, talvez algo na minha vida pessoal tenha me inclinado também a isso. É muita coisa no inconsciente para processar e evocar para a superfície, mas vamos lá.

Tem uma parte boa também, a da escala, a da transcedência. E o que é isso? Transcender vai muito além. É um total estado de desgarramento de tudo, e de todas as pequenas preocupações da vida. Um cara que inventa um Google ou um Facebook, ou uma empresa qualquer, que pode ser vendida por muitos milhões ou bilhões pode transcender, não pelo dinheiro, o dinheiro é só um meio, ele pode deixar a sua mente e o seu pensamento em coisa muito mais importante que o dinheiro. Claro que não vou vender tudo por milhões e milhões, mas se daqui a 10 anos eu tivesse uns 10 milhões me rendendo uns 50-60 mil reais/mês, passivos, minha vida poderia se transformar em algo totalmente inimaginável, com um dia todo livre para ler, escrever, fazer hobbies e não me preocupar mais com dinheiro, essa seria a verdadeira independência financeira, bem longa da TSR e da preocupação com os mercados. Mas só dá pra atingir um patamar tão alto com muito trabalho e investimento, e sem mudança isso nunca aconteceria, mudar é o principal, é o que estou fazendo, é a própria disrupção tomando forma, recomeçar, aprender coisas novas, sonhar com um destino melhor, sempre foi isso que me moveu e assim sempre será.

Grande abraço,
Frugal.

Comentários

  1. Fala Frugal,

    Isso ai! Concordo contigo, o comodismo faz com que não tomemos atitudes que irão se refletir no futuro, seja não estudar, seja não mudar por medo ou qualquer outra atitude.

    Empreender é risco, mas como diz o ditado "quem não arrisca não petisca", então temos que arriscar sempre.

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post FS,

    Temos que mudar mesmo. Já morei em várias cidades sempre procurando crescer na vida. Não fico conformado ficar em um só lugar por anos.

    Desejo bons investimentos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. É Frugal, a zona de conforto é uma merd...

    É muito difícil, de fato, ficar fora dela. Assim, uma ideia melhor é ampliar a sua zona de conforto, para que as possibilidades de mudança apareçam com mais frequência. Como? Estudando, aprendendo, (bem) se relacionando e botando a cara na experiência.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante esse ponto André!

      e mudanças me faz lembrar do "Quem mexeu no meu queijo" - livro que eu li para a minha mãe...

      e sucesso Frugal!

      Excluir
    2. Sábias palavras meu amigo.
      Estou muito animado. Esse começo é legal parece começo de namoro.
      Espero que com o passar dos meses o negócio vá dando certo e eu fique satisfeito. Não gosto de ficar fora do mercado sério mesmo. Eu sei que isso é ruim para o investidor, mas mudei um pouco o foco agora, é bem difícil definir pq, eu apenas visualizei a oportunidade e resolvi entrar.

      Valeu amigo!

      Excluir
  4. É isso mesmo, Frugal! Muita gente enxerga os casos de sucesso apenas como resultado pronto e acabado, sem considerar o esforço, preparação, coragem para assumir riscos e força de vontade envolvidos na tomada de decisão. Acho muito positiva a transparência como expõe o pensamento e prática envolvidos na sua mudança pessoal. Compartilhar essa experiência em bases concretas pode ter um poder de influência mais forte do que imaginamos.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade