O que acontece com o dinheiro que você economiza?


Vamos entrar nesse post que considero dentro da área de "Filosofia do dinheiro".

Não se economiza dinheiro para sentar em cima dele.

A palavra "dinheiro" tem uma conotação muito negativa no Brasil e também em muitos outros países do mundo, graças à miríade de informações erradas que passamos para as nossas crianças e do papel horroroso da mídia quanto se fala em dinheiro.

Vou resumir a coisa toda na minha visão pra não obrigar vocês a lerem textão. O dinheiro nada mais é do que a medida de trabalho do homem. Ponto. Quem puder trabalhar mais e servir mais vai ganhar mais dinheiro, não há nenhum outro julgamento além disso.

Bill Gates e Zuckerberg são bilionários porque bilhões pessoas do mundo compram e usam os serviços deles, e por aí vai. Se você pudesse ganhar um real de cada pessoa no Brasil vendendo o mesmo produto para cada brasileiro, você ganharia R$ 200 milhões numa única venda. Mas não é fácil vender uma coisa pra todo mundo de uma vez, não é?


Quando eu vou viajar de avião, ele decola e eu olho lá embaixo, uns condomínios fechados, casarões com piscinas, carros bonitos estacionados, coisas que vejo lá de cima, como são longe da cidade esses condomínios, quanta fortuna desperdiçada em tijolo, azulejo, carro, aço no carro e gasolina...


Quantos recursos imobilizados e desperdiçados nesses subúrbios brasileiros caríssimos. Só pra manter essa casa com esses carros e essa gasolina facilmente se vai embora R$10 mil por mês, as pessoas e suas escolhas.

O que vai lhe diferenciar do resto do pessoal é a forma como você enxerga o dinheiro. Eu já fiz um post sobre isso aqui mas estou voltando ao assunto devido à minha mudança de vida como alguns aqui sabem. Então vamos lá, recebi um email com algumas perguntas interessantes de um leitor e vou comentar aqui para todos.

Leitor: Quanto foi a sua taxa de franquia?

Eu: Algo em torno de 70-100 mil.

Leitor: Nossa, mas é muito dinheiro apenas de taxa.

Eu: - Bem pessoal, esse é o dinheiro de um carro que a gente vê muito por aí, o meu carro custa R$25 mil pela tabela FIPE, esses 70-100 mil é o dinheiro que estou investindo de um carro que eu não tenho e eu não ando. Eu posso lhes garantir que tem gente que anda num carro de R$ 100 mil, mas que não tem outros R$100 mil para pagar numa taxa de franquia.

Leitor: E de resto, quanto vai sair tudo?

Eu: Eu acho que do negócio em si, entre 400-500k.

Leitor: Poxa, muito dinheiro para colocar num negócio arriscado.

Eu: Bem, eu vejo casas em condomínios fechados custando 1,5-2 milhões, com terrenos de 500 mil. São casas que eu não moro, são terrenos que eu não tenho. São ativos que não geram fluxo de caixa, não lhe dão uma renda e que você apenas os guarda ou consome. Novamente, tem pessoas que moram nessas casas ou tem esses terrenos de 500 mil mas não tem outros 500 mil para abrir uma franquia.

Meu ap custou uns 300k e meu carro na época 40k, esse é meu ativo imobilizado, 340k. Se você olhar bem, até que foi barato considerando o que eu poderia "morar" e "ostentar" com a renda que eu tenho, mas preferi viver barato para poder juntar dinheiro para investir. E aqui agora começa a resposta para a pergunta do post:

O que acontece com o dinheiro que você economiza?
Bem, ele se transforma em ativos financeiros que se transformam em mais dinheiro, que se transformam em mais ativos e por aí vai, é aquela coisa bem pai rico pai pobre mesmo, não tem mistério.

Mas pra que serve tudo isso? Por que agir assim?

Pra um dia ser livre e independente de emprego, governo, sorte, trabalho, escala, contra-cheque e etc.

É engraçado, você pode conquistar seu próprio emprego e sua ocupação apenas economizando, o dinheiro quase sempre vai trabalhar por você.

A vida é feita de escolhas.

Quando você tiver R$ 2 milhões em ativos financeiros como ações, renda fixa, fundos imobiliários e etc, dependendo da sua alocação, poderá ganhar entre R$100 e R$200 mil por ano, limpinhos, depois do imposto de renda. Só que você só vai ter isso se renunciar a muita coisa, como foi o meu caso, isso também inclui refeições fora de casa, acessórios, baladas que não irá e viagens que não fará, tudo tem seu preço e seu tempo, tudo é uma troca.

Você prefere ter um carro de 10 mil e  90 mil no banco ou ter 100 mil num carro?

Você prefere morar num ap de 200 mil e ter 800 mil no banco ou prefere morar num ap de 800 mil e ter 200 mil no banco?

Você prefere gastar 1000 reais por mês com alimentação fora de casa, ou o mesmo que 12 mil por ano ou 120 mil em dez anos (sem juros) ou prefere levar marmita pro trabalho e ter MAIS 120 mil reais em patrimônio no futuro?

Você prefere ter uma casa mais um carro somando tudo 1 milhão, ou prefere ter uma casa e um carro somando tudo 400 mil e ter mais um negócio ativo de 600 mil de valor lhe dando uns R$ 10 mil por mês de lucro?

São escolhas pessoal, apenas escolhas. Cada dia você vai ter que fazer dezenas de escolhas. Cada ano milhares de pequenas escolhas, que no final vão lhe levar para algum canto, bom ou mal, confortável ou não, perigoso ou não, vitorioso ou não.

Agora o principal mesmo é você saber que as suas escolhas não são feitas à toa e sem sentido (como as pessoas acham que é!), tipo:

Bípede qualquer: - Por que você não pede um delivery pra almoçar hoje? Porque eu não quero enricar o dono do delivery, eu quero ME enricar.

Bípede qualquer: Morre e não aproveita nada! A mulher vai levar tudo! O Ricardão vai aproveitar tudo! Os netos vão torrar tudo!

Eu: - Arran. Beleza. Mas eu já estou ganhando quase R$ 10 mil por mês passivos mensais HOJE, e não estou vendo nenhum neto meu torrando, nem filho que eu não tenho, só tenho dois cachorros. No dia que eu tiver filhos ou netos já vou ter curtido bastante a minha vida, tranquilo.

Nada é pior do que a sabedoria popular e do que os palpiteiros de plantão, e ainda mais sendo um brasileiro médio que nunca nem leu um único livro de finanças.

NUNCA TENHAM VERGONHA DE ECONOMIZAR DINHEIRO.

 NUNCA!

Tenham vergonha é de um dia ficarem quebrados depois de ler esse blog e tantos outros.

O dinheiro que você economiza vai ser o seu redentor lá na frente, você vai ver! Ele que vai lhe levar para lugares incríveis, através dos quais vocês vão conhecer mais pessoas incríveis, comer boa comida, beber boa bebida e ficar mais tranquilo com a vida que vive.

Cada real economizado, é um real ganho, é um soldado a mais, e dez mil soldados a mais num ano é muito para o seu pequeno exército. Quando você tiver dois milhões de soldados provavelmente já vai ter quase 100% das suas contas pagas se souber viver, e vencerá batalhas mais rápido e mais fácil.

Quando tiver uns 4-5 milhões de soldados, já vai poder viver muito mais tranquilo, o exército vai manter-se por si só e você ganhar uns 20-30 mil soldados por mês, que você poderá manter ou simplesmente gastar (vender, se desfazer, comprar coisas, pagar contas, viajar) para o seu bem estar.

Hoje ainda não estou onde eu quero, mas estou no caminho, seguindo firme, daqui a 5 anos talvez eu chegue onde eu sempre quis, e foram essas pequenas escolhas que me ajudaram.

O dinheiro que você economiza é um soldado a mais lutando a brutal guerra pela sobrevivência por você, e lhe dando frutos, pequenas vitórias diárias, de muitas batalhas, de centenas de batalhas no ano. Cada soldado desperdiçado o seu exército fica mais fraco, cada soldado a mais é uma ajuda.

Tá duvidando? Olha aí o soldado Real (R$).

Sem o batalhão de soldados, como você vai construir o seu negócio ou montar sua carteira que vai lhe render dividendos, lucro e crescimento?




Lute todos os dias pela sua liberdade e pela sua independência financeira.

Grande abraço,

Frugal.

Comentários

  1. Fala Frugal,

    Isso ai camarada, cada centavo economizado hoje é menos tempo para alcancar a IF. Se voce sentiu que deveria investir em franquia, sucesso, o sonho é seu. Se ira dar certo ou nao, nao cabe a nos saber ou julgar, pois so quem sabe é quem arrisca. Se der certo, voce ira colher os frutos tambem, entao saiba que se voce escolheu ir pra frente com a franquia, era esse o caminho a ser trilhado.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo, quer saber? Eu sou novo e ainda posso me dar ao luxo de arriscar, ainda faltam 8 anos pra eu chegar nos 40, se der certo até lá excelente, estarei na IF certamente, se der errado nos próximos 2 anos, eu fecho, alugo ou vendo o imóvel e recomeço de onde estarei, e ainda me faltarão 6 anos pra chegar nos 40, quase que certamente conseguirei chegar na IF também (excluindo fatores catastróficos como doença, acidente, morte, trigêmeos, levar um golpe do baú, piora extrema do Brasil ou apocalispe zumbi nos mercados).

      Viver é um risco.

      Abraço!

      Excluir
    2. Adorei os "trigêmeos" :)
      Sabe que a maior surpresa quando voltei ao Brasil, vou ver que um amigo meu tinha tido trigêmeos? Meu amigo, a vida muda viu depois de ter três filhos de uma vez! hehe

      Abraço Frugal

      Excluir
    3. Grande mestre! Deve ser muito legal os trigemeos, deve ter dado uma volta de mil graus a vida do cara. Abraço amigo!

      Excluir
  2. Achei o blog a pouco tempo e através dos seus textos minha mente já esta se abrindo. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita wesley! Espero que ajudem mesmo. Um abraço!

      Excluir
  3. Muito bom Frugal, adoro ler seus posts.
    O melhor da economia é quando chega o dia de investir, da uma satisfação que compensa todo esforço feito no período.
    Um abraço e sucesso na franquia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade sb!
      O melhor dia do mês pra mim era abrir o home broker e comprar acoes. Eu sabia que aquilo ali era um privilégio e uma sorte!

      Abraço!

      Excluir
  4. Excelente texto Frugal. A maior verdade é que dinheiro gera dinheiro. Então o negócio é colocar ele para trabalhar por nós: investindo. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto. Bom como sempre. Nós, que conseguimos visualizar o loop da pobreza e do consumismo, seremos eternamente perseguidos pela pergunta/mantra "mas você irá morrer e todo o dinheiro...". É uma pergunta/afirmação tão rasteira e simplista que me faz apenas esboçar um sorriso. Por tal lógica deveríamos viver um ciclo de miséria esperando a morte e legar tal vício aos descendentes. Abraço e sucesso na sua empreita!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Frugal! Excelentes analogias!

    É essa a filosofia da responsabilidade individual que precisamos disseminar por aí. E quem sabe ajuda também a gente a melhorar a liquidez de alguns ativos rsrs

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto! Com certeza o dinheiro juntado agora será importante lá na frente. Mas acredito que deva haver um equilíbrio e que a vida deve ser aproveitada no presente também. Todo ano faço uma viagem bacana e não é pouco dinheiro. Mas não aproveitaria a mesma coisa se deixasse para viajar mais tarde, quando estiver mais velho.

    ResponderExcluir
  8. É um assunto com muitos "se".

    Equilíbrio é a palavra que rege minha vida.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Isso aí camarada! Parabéns pela determinação. Gostaria de saber mais dessa franquia aí. Já pensei nisso e confesso que cago de medo. kkkk

    ResponderExcluir
  10. É isso ai Frugal!

    Em relação à dinheiro, tem quem pense só no curto prazo, que "aproveitam a vida" mas em poucos anos estão ferrados.

    Tem os que só pensam no longo prazo, que abrem mão de todo e qualquer prazer em nome da poupança.

    E tem aqueles, como acredito que seja a maior parte da blogosfera, que sabem dosar seus recursos financeiros em objetivos e prazeres de curto, médio e longo prazo.

    Equilíbrio é o segredo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Excelente texto, Frugal!

    A convicção que você transmite em seu texto é encorajadora para aqueles que ainda estão no início da jornada.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Senhores, primeiramente peço desculpas por utilizar esse canal para explicar que tive imprevistos quanto ao blog, haja vista que este foi suspenso temporariamente em decorrência de comentários ofensivos de anônimos que estão buscando desativar nosso reduto.

    Segundo, agradeço a colaboração e a presença de todos vocês e solicito encarecidamente que divulguem essa notícia.

    Estou buscando solucionar esse imprevisto. Desculpe o transtorno.

    ResponderExcluir
  13. Que texto! Parabéns, um dia chego lá :)

    ResponderExcluir
  14. Ótimo texto, em relação a imóveis é isso mesmo, tenho um amigo casado com uma esposa insuportável que trocaram de imóvel, saíram de um quitado, para financiar um maior rsrsrs, agora não tem nada de reserva financeira

    ResponderExcluir
  15. Texto perfeito frugal, me entristece o fato de eu poder ter apenas 1 ou 2 pra compartilhar, que tem a mesma visão de nós da blogosfera, já que o restante, assim como vc mesmo disse são todos "bípedes quaisquer"!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Frugal,

    Seus textos "filosóficos" são os melhores, sigamos em frente!

    Abs,

    ResponderExcluir
  17. Frugal,

    Parabéns pelo Blog.

    Gostaria de pedir sua opnião em relação a algo que stou em duvida no momento.
    Tenho 19 anos, estou no primeiro ano da faculdade e tenho cerca de 30k investidos (entre renda fixa e variável).
    Em minha faculdade existe a possibilidade de cursar o ultimo ano em algumas universidades pelo mundo e receber uma dupla diplomação, porém a um custo de cerca de R$ 150.000,00 temeres....
    (ou tambem optar por cursar de 6 meses a 1 ano fora do pais sem obter diploma por cerca de R$ 60.000,00 para 1 ano).
    A minha duvida é, devo acumular patrimonio e investir nessa parte da minha educação, ou devo esquecer essa historia e apenas continuar acumulando capital e aproveitar os juros compostos (visto que tenho 19, quase 20 anos ainda)

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda