Recursos Humanos: O desafio do pequeno empreendedor


Antes de abrir a empresa eu imaginava que funcionário ia dar problema, afinal de contas todo mundo fala nisso e me alertou nesse ponto, só que eu não imaginava que seria tanto assim.

Essa semana tive a terceira demissão em praticamente quatro meses, numa equipe de sete pessoas. O sujeito era até bom no que fazia, mas se mostrou indisciplinado, faltou com respeito aos colegas, não respeitou hierarquia e ainda ficava fazendo pequenas ameaças questionando o tipo de contratação e chegou até a afirmar que tinha muita coisa trabalhista errada ali, e que se ele quisesse poderia ir cobrar depois, então pra facilitar a vida dele e ele cobrar tudo que acha que tem direito sobre apenas três meses de trabalho eu resolvi dar essa ajuda pra ele, até porque é melhor ganhar uns 2 mil reais do patrão do que ficar num bom emprego que paga muito mais que a média do mercado e ainda com possibilidade de crescimento. Não vou ficar criando cobra pra me morder, e nem muito menos ficar inerte sabendo de prováveis ameaças de funcionário.

Eu vou lutar para criar e manter uma boa equipe de trabalho, unida, compromissada, respeitosa, justa e ética, e eu vou conseguir, nem que tenha que trocar e testar várias pessoas. Não é possível que não tenha gente suficiente e que preste para compor uma empresa de uns dez funcionários.

Sempre fui grato por onde trabalhei e sempre quis acrescentar e somar no lugar que eu tava, tratando a todos com respeito e grato pela oportunidade de ter um trabalho e um salário. Agora se o cara chega e acha que o mundo deve alguma coisa a ele e não o contrário, ele vai ter que sair, é simples assim. Não tem como um sujeito ficar numa empresa pequena se a esmagadora maioria dos funcionários não suporta mais ver, falar ou se comunicar com ele. Infelizmente, por mais talentoso que você seja, não cave sua cova, nunca perca sua humildade, não se gabe, não ameaçe, fique na sua e trabalhe direito. Caso você não consiga conviver civilizadamente com seus colegas de trabalho saia da empresa, vá trabalhar sozinho.

Já estou suficientemente estressado com o FC negativo, o financiamento, royalties, captação de clientes, seleção de novos empregados, obra, alvará da obra, cartório, arquiteto, meu próprio treinamento, meu outro emprego, compra de material de expediente e por aí vai. São muitas coisas pra dar conta ao mesmo tempo, e perder tempo, nesse caso, pra ficar escutando reclamação de funcionários, ameaças de outro (o do caso) e fazer papel de palhaço pra funcionário isso eu não vou fazer. Eu creio que nunca dei trabalho pra nenhum empregador, por quê essa galera está me dando tanto trabalho?

Hoje eu posso afirmar, com quatro meses da loja aberta, que o meu principal problema são os funcionários. O ser humano chegou num ponto que está bem difícil de lidar. Muita gente cheia de si, a humildade passa longe, a paciência é coisa que não existe mais, o que sobra é o imediatismo, querem tudo pra ontem, e pra já, mesmo sem ter dado quase nada de si. O mundo não deve nada pra você nem pra ninguém. 

Também sei que Justiça do Trabalho no Brasil é uma coisa complicada. O Leviatã estatal vem direto na jugular do empreendedor. Esse aí com certeza vai entrar na Justiça, e o pior não vai ter que pagar os mil ou dois mil reais que ele acha que tem direito, o pior vai ser ir lá olhar pra cara do indivíduo e perder meu tempo produtivo e extremamente escasso. Não tô nem aí. Eu vou lá, resolvo e me livro da bronca, pior pra ele que perdeu de verdade uma grande oportunidade de ser alguém na vida, pode ganhar dois, três, quatro mil, mas perdeu 200 mil.

O que me deixa feliz é que sei que tem boas pessoas já trabalhando lá, pessoas gratas e competentes, além de humildes. Basta apenas trazer mais pessoas como elas e tudo ficará bem, pode demorar um tempo mas essa hora irá chegar. Eu vou conseguir fazer isso, eu não quero sacanear com nenhum empregado, não quero ficar rico roubando cem reais de um ou de outro, nem quero deixar de pagar nenhum "direito" como eles falam, agora eu vou pagar tudo e cobrar tudo. Quem quer rir vai ter que fazer rir.

Antes que achem que deve ser bom demitir alguém, não é não acho. É caro, dá prejuízo imediato, tem que perder tempo selecionando e treinando novas pessoas e correndo novos riscos, fora toda a amolação de ter que conversar com a pessoa e explicar pra ela, ficar ouvindo as lamuriações e mais reclamações. Enfim, é um momento ruim e chato de passar. Espero que isso não seja frequente o quanto está sendo. Infelizmente as pessoas fazem por onde serem demitidas, tem que aprender a se relacionar melhor com os colegas de trabalho e seguir as diretrizes da empresa (sem ficar questionando ou resmungando).

Essa semana já começo uma nova seleção, somente pra essa função do cidadão tenho mais de 200 currículos no e-mail, já li uns 100 e já vou chamar uns 20 pra entrevista essa semana. Trabalho que pode ser chato e inútil no começo, mas depois, selecionando a pessoa correta poderá dar muito retorno para ambos.

Bem pessoal, por enquanto é isso.

Grande abraço e boa semana para todos,

Frugal.


Comentários

  1. Saber lidar com pessoas é a maior habilidade que um empreendedor deve ter. Seja para saber montar uma equipe ou para gerenciá-la.

    O cara que consegue dominar essa difícil arte com certeza será muito bem sucedido.

    Boa sorte, amigo!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo, vou ler isso cada vez mais.
      É uma seara nova para aprender.

      Espero melhorar cada dia mais nessa parte.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. O trabalhador brasileiro, infelizmente, em sua maioria não sabe dar valor ao emprego que tem.
    Sucesso aí Frugal, com atitudes como essa você vai aos poucos moldar sua equipe da maneira que ela deve ser, não permita atitude "terroristas" dos colaboradores mesmo!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu fiz visitas a outros franqueados que tinham equipes incríveis.

      Se eles conseguiram eu também consigo.
      espero daqui pra março dizer pra vocês: pessoal a equipe está show!

      Esse é meu próximo objetivo por aqui.
      um abraço!

      Excluir
  3. Posso compartilhar um pouco desse seu sofrimento. O meu pai saiu há pouco mais de 2 anos de brigas e processos trabalhistas que consumiram o juízo dele por cerca de 8 anos :(
    Por mais que acredite ter uma pegada empreendedora na genética, fico sempre com um pé atrás de empreender sobretudo por ter vivenciado tal sofrimento. Boa sorte aos guerreiros, iguais a você, que realmente conseguem enfiar uma linha no buraco da agulha em meio a uma tempestade de areia no escuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Amigo, tou tentando fazer tudo na linha. Nem quero a JT atrás de mim nem quero ficar todo semestre indo pra fórum. Espero que tenha ficado tudo bem com seu pai.
      Não quero dar munição pra um cara depois ficar atirando em mim.
      Abraço!

      Excluir
  4. Amigo, desculpe a intromissão mas vou dizer.
    Quem errou foi vc. O processo seletivo foi falho. É no processo seletivo q se detecta todos esse problemas comportamentais (as chatas psicologas q todo mundo detesta servem pra isso). Infelizmente, a verdade é q vc não está selecionando devidamente, isso é normal. Não apenas critico mas sugiro: não faça processo seletivo escolhendo currículo por email, peça que cada funcionário bom q vc já tenha indique alguém e faça a seleção a partir destes. Deixe claro aos seus funcionários q se indicar alguém ruim os q indicaram serão co-responsáveis. Por facor, não me leve a mal, só quero ajudar. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, pode falar, estamos aqui pra isso.
      Esse que saiu veio por indicação de funcionário.
      Vou melhorar o processo seletivo, ter uma conversa mais demorada e analisar muitos pontos.

      O problema é que muitos, para ficar com a vaga dão respostas mentirosas, ou treinadas, ou simplesmente tentam passar uma impressão de que são bem dedicados e quando chegam pra trabalhar jã chegam outra pessoa diferente do dia da entrevista. Antes de abrir, em 80% do treinamento, um desistiu e me deixou na mão tipo a uma semana de abrir, e o próximo que assumisse o lugar dele teria que treinar por um mês inteiro. Vê como é complicado? Conversei quase uma hora com ele no dia da entrevista, pareceu muito ciente de tudo. Depois no fim disse até que a mãe tinha adoecido.

      O gerente vai ajudar a selecionar e também nas entrevistas.
      Espero melhorar e crescer para contratar mais.
      Um abraço e fale sempre o que quiser.

      Excluir
  5. Ola meu caro... ainda nao terminei de ler o post. Parei na parte da justiça do trabalho ser o Leviatã.
    Gostaria de dizer q nao é bem assim... voce é uma pessoa muito inteligente e talvez a falta de conhecimento, inclusive prático, pode ter o levado a essa conclusão.
    Nesse momento, eu lhe faço um pedido: que se esse funcionário ingressar na Justiça do Trabalho e vc arrumar um bom escritório de advocacia e esse ex-funcionário for condenado à lhe pagar alguma quantia e a sentença for de improcedência dos pedidos dele vc poste isso aqui como forma de reconhecer que a JT não é bem aquilo q vc pensa...
    Espero que tenha muito sucesso, hoje e sempre.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Mineiro. Tenho convicção de que não fui mal intencionado. Só que esse pessoal qnd vai pra JT pede até a chuva, conta km do carro pra pedir gasolina e por aí vai.

      De qualquer forma ele trabalhou mt pouco tempo. Tudo que ele pedir pode ser só pra um tempo de quase 3 meses, não vai dar muita coisa, mas serve para o aprendizado, imagina se fossem 3 anos.

      Agora o que esperar de um sujeito que junta 4 pessoas numa sala e diz que a hora que quiser me processa?

      Abraço!

      Excluir
  6. Que fase hein!

    Contratar alguém não deve ser tarefa fácil. Por mais que se faça entrevista, processo seletivo, e o escambal, sempre escapa uma maçã podre.

    Conto até um caso que aconteceu na empresa da minha mãe, que fez um processo de seleção, e gostou de uma pessoa. Contratou essa pessoa inicialmente num contrato de experiência de 3 meses. Nos 3 meses ela gostou muito do trabalho dessa pessoa e decidiu efetivá-la. Logo após isso, a funcionária mudou completamente, passando a trabalhar de forma desleixada e de má vontade.

    Acredito que esse tipo de mal caráter seja a minoria, mas é sempre bom ter cuidado!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente ministro. Nesse caso a virada da expeiencia para a efetivação muda a cabeça de algumas pessoas, senti que queriam colocar as garrinhas de fora após isso. Cara, o povo é muito imediatista. Será que as pessoas não entram num emprego querendo ficar 4-5 anos por aí? Ou o pessoal entra pra ficar só 5 meses mesmo? Já me dá é preguiça de pegar trânsito pra ir deixar documentos deles no contador.

      Abraço!

      Excluir
  7. Frugal, gosto pra caramba de você. Espero que minha dica possa ter certa utilidade.

    Não suponha que as outras pessoas têm os mesmos interesses e objetivos que os seus. Em sua época de funcionário, você nunca deu trabalho para seu empregador. Isto é ÓTIMO! Mas você não pode supor que todos pensam assim. Cada uma das 7 bilhões de pessoas neste planeta tem objetivos, históricos e educações diferentes.

    Se você projetar nas outras pessoas as suas próprias convicções e ideologias, você vai acabar se decepcionando dia após dia.

    Os funcionários, em sua grande maioria, não pensam como você. E isto é até de certo modo bom! Sim, isto mesmo! Já pensou se todos pensassem como proprietários e empreendedores? Nós teríamos MUITO mais concorrência!

    O segundo ponto, é que NENHUM cargo dentro de QUALQUER empresa é indispensável, exceto o seu: dono. Por mais que o funcionário seja o Neymar da função, saiba que ele poderá ser substituído.

    Tendo estas duas premissas em sua mente, você perceberá como tudo começará a fluir melhor e você não se encontrará mais em situações como estas.

    Um forte abraço meu querido amigo, e permaneço aqui, acompanhando religiosamente sua jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu TR. Esse feedback de voces é muito valioso. Sei que a blogosfera é feita de gente realmente diferenciada.

      Vou conversar melhor com eles.
      Um abraço!

      Excluir
  8. Mais um excelente relato Frugal!

    Infelizmente, creio que este não era o tipo de coisa que você gostaria de escrever, mas logo você consegue montar uma equipe decente.

    Tem muitos sem noção por Frugal, muitos. Depois se queixam por que não arrumam emprego.

    Boa sorte! Acompanhando!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ingles, nao gostaria mesmo. Tomei a iniciativa de ser bem franco aqui no blog pro pessoal saber a real de empreender. Nao adianta só texto de motivação e só falar o lado bom, mas estou evoluindo sim. Espero melhorar.

      Abraço.

      Excluir
  9. Amigos empreendedores me relatam a mesma coisa Frugal! E essa cultura trazida pela constituição, onde o ser humano tem direito a tudo em torca de parcos deveres (e olha lá) só faz piorar as coisas...

    Empresário é herói nesse país mesmo! Admiração e sucesso por vc!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo. Eu vou fazer esse pessoal entender que isso nada mais é do que uma parceria, e que todos podem se beneficiar. Eu sempre vi assim, desde que meu primeiro salario de verdade caiu na minha conta bancaria.

      Abraço mestre!

      Excluir
  10. Existe um conceito chamado "demore para contratar e demita rápido", mas também existe outra coisa chamada "síndrome da Rainha de Copas", onde pessoas em cargo de gestão não possuem inteligência emocional o suficiente e "cortam a cabeça", a torto e a direito.

    Não posso dizer do seu caso específico pois nos textos do blog as informações mostram apenas a perspectiva do dono, mas se continuar tendo esses problemas de forma frequente, considere que o problema pode não ser os funcionários mas sim você.

    Não estou criticando nem ofendendo, mesmo porque gosto do blog e das postagens, mas como não conheço a situação, apenas estou mostrando um outro ponto de vista que é muito comum em empresas e pode ter passado desapercebido: chefes insuportáveis.

    ResponderExcluir
  11. Verdade Thiago, bom saber desses conceitos.

    Esse que postei no artigo, na verdade tinha sido advertido várias vezes pela gerência, e não melhorou, puxei ele um dia e conversei bastante, orientei, adverti e ele prometeu melhorar e não melhorou, pior, piorou mais do que já era. Na verdade ele se indispôs com a equipe e eu que o segurei e limpei a barra dele, então chegou um momento que 90% dos funcionários não o toleravam mais, exceto eu, e não dá pra segurar uma pessoa na empresa apenas por vontade do dono se ninguém mais se sente a vontade.

    Antes desse o outro se demitiu, porque não me curvei aos seus pedidos que estavam bem caprichosos, além do também mau relacionamento dele com a equipe.

    A primeira deixava muito a desejar no serviço e também ficava criando intrigas e fofoquinhas.

    Enfim, hoje o clima melhorou bastante.
    Vou ficar bem atento aos seus conselhos.
    um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce falando me lembra dos programas "O Sócio".

      Foi cada furada que o cara se metia.

      Excluir
    2. Nunca vi nenhum episódio desse programa.
      Vale a pena? Abraço!

      Excluir
    3. se conselho fosse bom ninguém dava [...] rs

      mas cara.. procura lá, se encaixa mto nisso que tu tá vivendo.

      Excluir
  12. Bem, pelo menos com a recente reforma trabalhista, a situação do empregador melhorou um pouco.

    Boa sorte na seleção.

    abs!

    ResponderExcluir
  13. Frugal, aqui é o Oséas.

    Se cercar dos melhores não é uma tarefa fácil, mas, é o segredo de pessoals como Flavio Augusto, Paulo Leman e outros. Eles chegaram a entrevistar 500 pessoas por mês para poder ter o time que eles tem hoje.

    O trio da Ambev, incluive, já fora da operação o dia a dia das empresas deles, ainda participam do processo seletivo dos treinee. Até hoje!

    Parece doideira, mas, essa galera que eles selecionam no programa de treinee são os diretores, presidentes da Henz, Burger King, Ambev, dentre outros.

    O segredo está na entrada. Contrate boas pessoas e depois as qualifique (na visão do Flavio). O trio da Ambev já gosta dessa intriguinha idiota entre os times, como o Steve Jobs que colocava uma equipe para brigar com a outra para ter competição (e supostamente inovação) dentro da empresa.

    Prefiro a visão do Flávio.

    Sigo aprendendo com seus exemplos, meu nobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Oseas, eu cheguei a ler um livro do Flávio, o GV1, mas nao gostei muito. Ambev o pessoal é com a faca nos dentes lá. Eu preciso montar uma boa equipe para o sucesso do negócio. Nesse primeiro semestre espero ter uma boa já. Abraço!!

      Excluir
  14. Frugal, se você já conseguiu juntar 3 ou 4 bons funcionários, mantenha-os e valorize-os na medida do possível. Pessoas assim, que sabem valorizar uma oportunidade de emprego promissora, são escassas nos dias de hoje. Aos poucos, você vai depurando o quadro de funcionários e chegará a uma equipe redonda. Abraço, sigo acompanhando a empreitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é amigo, é o que estou tentando fazer. Estou pagando melhor que a média, o VR que ofereci é maior que a média que o sindicato exige, fiz uma boa cozinha pro pessoal comer e sossegar. Eu ia até falar sobre isso no próximo post. As coisas estão bem melhores. O pessoal está levando coisas para a empresa por iniciativa própria, comida, objetos para decorar e etc. Isso nunca tinha acontecido, antes todos só exigiam e exigiam. é bem legal ver que as pessoas começaram a colaborar mais. Aquela seleção que falei vou deixar pra depois do carnaval. Valeu pelo comentario. Abraço!

      Excluir
  15. Você faz/fez o correto, salário acima da média, bons beneficios, acredito também que não seja uma pessoa chata no dia-a-dia. Mas tudo isso se deve ao fato de ter muito empresário picareta, e lhe digo que a proporção é maior de picareta como honestos como você, junta isso com a "vontade" do brasileiro de trabalhar, quem paga o pato é quem faz o correto !!

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei 2 anos pensando na budega que iria abrir, pensei, pensei e pensei. O dinheiro nunca foi o problema para abrir mão sim contratar funcionários.
    Aí após muito pensar resolvi fazer um bom curso de barbeiro e abrir mi há própria barbearia

    Não preciso de funcionário, faço o meu e deu!
    Sou feliz, perdi 2 anos pensando e pesquisando mas acho que valeu a pena.
    Não quero nunca ter funcionário.

    ResponderExcluir
  17. Fez certo. Essas ameaças indiretas feitas por ele apenas contaminam o ambiente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade