Quase a metade do Break Even alcançado.


Boa noite pessoal!

Passei um tempo sem escrever por aqui.
O começo tem sido bem difícil de fato, estou me virando em 2, 3, 4 e etc...
Já tive que demitir uma funcionária com menos de 3 meses de contratada, devido fofoquinhas, muitas reclamações dos outros funcionários e um serviço que deixava muito a desejar.
É uma experiência muito ruim, eu adiei o máximo que pude, mas não teve jeito.
Uma pessoa reclamou, eu, ok. Deixei rolar.
Depois duas pessoas reclamaram, eu, ok, deixei rolar.
Mais na frente uma pessoa de posição superior reclamou, eu, aí tem alguma coisa. Três pessoas de três setores diferentes reclamando de uma mesma pessoa.

Conviver bem com os outros e deixar um clima bom numa empresa não é pra todo mundo. Como você consegue brigar com 3 pessoas durante 8h por dia? A coisa ficou insustentável. Tive que demitir, assinar vários papéis e aprender muita coisa com contador e advogado trabalhista. Até agora está ok, paguei tudo certinho desde sempre. Apesar da pessoa sair dizendo que foi assediada pelos outros funcionários (assédio moral) acho que não vai dar processo. Por falar em processo acho que o pessoal tem um medo muito infundado de processo. Se você empregador fizer sua parte certinha não tem porque ter tanto medo, senão você vai ficar paralisado e não vai dizer mais nada.

Eu não sou professor de jardim de infância pra ficar aparando briga de funcionário o tempo todo, além de estar na rua ou no meu outro emprego e ficarem me ligando e mandando whatsapp reclamando uns dos outros. Que coisa sacal, não tem nada a ver com a operação do negócio em si. São pequenas briguinhas e fofocas que vão minando a convivência e que não geram produção alguma.

Fiz uma reunião e disse que não quero saber de nada disso, que nem me falem, nem me venham reclamar uns dos outros e que se resolvam entre si (eu estava já bem estressado nesse dia) e ainda falei que quem vier me falar algo, independente de estar certo ou não na suposta briga, será punido, é isso mesmo, o mensageiro vai ser punido se me vier com mensagem. Não preciso dizer que depois disso nunca mais recebi ligação alguma nem whatsapp com fofoquinha, além do mais aumentei mais minha carga horária por lá.

A obra que o arquiteto disse que duraria uns 60 dias no máximo, começou em setembro e eu creio que só irá ficar pronta lá pra depois do carnaval. É incrível como as pessoas mentem pra ganhar serviço, custa ser sincero? O ruim de depender de arquiteto ou mesmo um mecânico de carro é que você fica totalmente na mão deles e aí é contar com a sorte.

Outra coisa horrível está sendo a internet. Contratei uma empresa supostamente boa por ser cara, com fibra ótica, que a internet cai quase todo dia, e algumas vezes demora pra voltar. Quando uma funcionária me liga já sei que é pra falar que estamos sem internet. Isso é estressante também. O suporte já foi lá umas 10x e resolvem na hora mas depois aparece outro problema. Estou pensando em trocar de empresa, o foda é que paguei 1500 reais pela instalação da fibra ótica e não sei se vão devolver esse dinheiro se eu cancelar a mensalidade (que custa 500 reais) e nem é internet dedicada. É bem difícil achar bons serviços no norte do Brasil.

Finalmente parece que a propaganda no Facebook fez efeito e apareceram alguns clientes dizendo que nos viram no FB (eu sempre pergunto qnd estou lá). Gastei R$3500 reais no FB de Outubro pra cá e já estava achando que foi perdido.

Outra coisa interessante é que conheci essa semana um ex-franqueado de uma rede concorrente da minha, que tinha sua loja no sudeste. O mesmo me disse que demorou incríveis 20 meses para chegar no breakeven, fato que me fez gelar a espinha. MAS, ele disse que foi tudo bem depois, deu uma decolada, ganhou um bom dinheiro, e depois vendeu sua parte da operação com um bom lucro para um franqueado maior que tirou ele e o sócio dele de uma vez da jogada, e até hoje a loja que ele vendeu está indo bem aparentemente no movimento.

Outra coisa interessante, um outro funcionário com treinamento bem específico ameaçou se demitir algumas vezes, porque eu não queria fazer mais as vontades dele. Eu bem tranquilamente falei que se ele quisesse sair que pedisse a demissão, coisa que ele de fato fez. Eu achei que ia ficar numa pior, mas encontrei outro rapidamente e coloquei pra treinar e trabalhar ao mesmo tempo, aparentemente ele está dando conta. Você trata bem as pessoas e as deixa bem à vontade pra receber o quê em troca? Ameaças? E olha que eu pagava ainda acima da média para a função dessa pessoa, justamente pra incentivar a permanência, a boa convivência e o respeito. Eu achava que as pessoas iriam valorizar mais o emprego, mas nem isso. Onde eu trabalho eu sou grato, só quero receber em dia (mas nem isso consigo mais).

Paciência é mesmo um dom. Abrir um negócio vai te testar todo dia, mas você cresce como pessoa. Desde Julho que só coloco dinheiro nisso, nunca deu lucro algum, depois que vendi minhas ações, a bovespa subiu como um foguete. Eu poderia ter uns R$2 milhões lá dentro e ganhar uns R$6 mil mensais de dividendos limpinhos, enquanto descansava mais a cabeça, mas fui me meter nessa.

Por quê que eu fui me meter nisso?

Penso nisso quase todo dia. Dizem que essa pergunta todo empreendedor se faz quase sempre. Porque alguns dias cansam devido a problemas idiotas que nem eram pra existir, tipo esse da internet e das fofocas. As pessoas não sabem ser objetivas e os fornecedores são incompetentes ou canalhas.

O post de hoje é mais pra relatar os acontecidos mesmo, não sei se soma muito pra vocês, talvez sim.

 As vendas aumentaram bem em Janeiro, não do jeito que eu queria, mas aumentaram. De certa forma estou ganhando menos, numa velocidade menor que a imaginada e gastando mais e numa velocidade maior que a desejada. Estou muito esperançoso que eu entre em Abril já acima do famoso Break Even, o que totalizariam seis meses. Tenho certeza que depois que eu passar disso vou ficar mais tranquilo, com uma sensação de ter dado certo e de não ter feito a coisa errada, mas no caminho a ansiedade aumenta em alguns dias.

Descobri que pro banco liberar o financiamento eu tenho que pagar cartório, taxas, itbi, e sei lá mais o quê que pelos meus cálculos vai passar de R$30 mil. Imóvel é coisa feita pra deixar cartório e governo rico, não você, a pessoa pagar quase 6% em taxas pra poder ter um bem é um assalto, e ainda vejo gente reclamando de 20 reais de taxa de corretagem na XP ou na Rico, é uma piada. Já fiz compra de 15k na rico pagando 9 reais de corretagem, compara isso aí com imóvel.

O dinheiro que entrou em Janeiro já vai pagar 90% da folha. O bonito que caiu fora e nem pagou aviso prévio não vai receber nada, o que é bom também, vai compensar a rescisão que paguei.

Resumindo: Briguinhas, fofoquinhas, internet caindo, dois funcionários fora, receitas aumentando, facebook dando algum retorno, reuniões (não gosto) pra acalmar todo mundo.

Ninguém é insubstituível, nem mesmo com treinamento específico pra sua função. Aprenda a conviver decentemente no ambiente de trabalho, não dê margem pro seu patrão ouvir nada de você que lhe desabone e nem deixe a desejar no trabalho que você presta.

E será que é pedir demais uma internet que você só lembre dela quando for pra pagar o boleto?

Grande abraço,
Frugal

Comentários

  1. Olá FS,

    Como empresário você vai ter que conviver com isso. Fofocas rolam muito em ambientes de trabalho, as mulheres gostam muito disso, claro que tem alguns homens que fazem também.

    O bom que a sua empresa está quase dando lucros.
    Desejo bons investimentos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cowboy, eu fico aqui trabalhando e no aguardo da gente conseguir mesmo, vai ser demais! Abraço!!

      Excluir
  2. Ninguém é insubstituível. Não seja amigo dos empregados... Pior erro. Meu avô sempre dizia: "o empregado é inimigo do patrão". E dava exemplos.

    Lhe desejo sorte e grandes lucros.
    Provavelmente o ciclo de vida de uma franquia englobe ser comprada por um investidor quando a mesma for uma loja vom lucro estável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa CF, blz? Vi que vc já está no Brasil, bacana rever as raízes e a família novamente, curtir um pouco a nostalgia e matar as saudades. Apesar de tudo de ruim, o Brasil ainda é um lugar legal pra fazer dinheiro.

      Eu não sabia mas algumas franquias tem uma liquidez interessante. Algumas a própria franqueadora recompra dependendo dos números e do ponto.

      Você já pensou em colocar alguma em Portugal? Eu vi uma do Boticário em Braga. Outra coisa que pensei foi em abrir um Hostel em Lisboa e me mandar, o que ia definir era o preço do aluguel e também eu moraria dentro dele pra começar. Será que seria viável?

      Abraço!

      Excluir
    2. Não cheguei a pesquisar sobre franquias lá, mas vi algumas interessantes nos shoppings. Boticário é amado por lá.
      Abrir hostel não sei, mas tem brs que aluga casarões e aluga os quartos como pensão. Pra mim da muito incomodo, mas é um bom hustle pra quem tem pendor à seu barriga.
      Portugal é bom pra quem quer ter paz. Acho que um dia ainda vou ver você por lá.
      Grande abraço!

      Excluir
    3. Com certeza CF. Gostei muito de Portugal, me senti em casa. Gostei muito de todas as cidades, especialmente Porto, mas também gostei de Albufeira e Loulé que foi onde fiquei de fato. O cara com dinheiro investido aqui no Br e tirando uns 4-5 mil euros de juros mensais de juros dá pra ter uma boa vida em Portugal pelo que vi. Daqui a uns 3-4 anos vou dar entrada num visto de investidor ou D7 por lá, se tudo der certo. Brasil não tem mais tempo hábil pra melhorar.

      Eu penso em comprar uma casa na praia e fazer um hostel, acho que seria legal, mesmo se faltar hóspede eu já estou morando lá mesmo. kkkkkk

      Gostei muito de Peniche. O melhor hotel que fiquei na vida foi lá, gastei uma grana a mais pq era aniversário de namoro.

      Excluir
  3. Olá Frugal!

    Seu texto agrega sim. É bom saber desses pormenores que todo empreendedor está sujeito. E legal que já se posicionou. Ficar resolvendo esse tipo de problema ninguém merece.

    boa sorte ai! Logo o break-even chega!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Inglês. A luta é grande mesmo. Vou ficar bem feliz quando isso aqui ficar no azul. Abraço!!

      Excluir
  4. Boa sorte, Frugal!

    Acompanho sua jornada e torço muito por você. Você merece!

    Lidar com pessoas realmente acredito ser a tarefa mais difícil de todas. Acho que é o skill mais valioso nos dias atuais. Demorei pra entender isso e agora corro atrás do tempo perdido. Liderar pessoas, sem dúvidas, imagino ser algo muito desafiador.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, eu achava que era só vender e tratar bem os clientes. Mas os funcionários são um outro universo em si pra tomar conta também. Parece que se soltar uma espada no meio e fechar as portas eles irão todos se matar. O clima já melhorou bem depois da saída dessas duas pessoas. Também estou aprendendo aos poucos. Abraço!

      Excluir
  5. Não posso ler algo assim q fico nos nervos. Fico azedo com isso. Tanta gente séria querendo um emprego nessa crise e alguns cuspindo pras oportunidades. Paciência.
    Agora, vc ta muito bem...jah perto do ponto d equilíbrio. Bom trabalho.
    Deus abençoe sua saga!
    Abc

    ResponderExcluir
  6. Fala Frugal!

    Muito bom esses relatos pois a maioria das pessoas sempre acha que a grama do vizinho é mais verde e que quem abre um negócio já fica rico no dia seguinte. Ninguém sabe dos percalços que passam os empresários.

    Meus sogros têm 2 mercados e sei o quanto eles ralam pra manter tudo em ordem, principalmente com funcionários.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BPM, mts percalços. A internet hoje falhou de novo. Amanha vou ver se fecho um novo contrato com outra empresa (que parece ser muito boa pois serve até empresas grandes daqui), ela faz cabeamento estruturado, tem internet dedicada, estudo do imóvel e etc. Essa acho que não vai falhar.

      Pra tocar 2 mercados tem que ter coronárias hein?

      Excluir
  7. Frugal,

    "Ninguém é insubstituível, nem mesmo com treinamento específico pra sua função."
    Infelizmente muitas pessoas por aí acham que são....

    Fico feliz em saber que está se saindo bem, você foi muito corajoso em iniciar!

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana! Obrigado pelas palavras!

      Corajoso e doido né? kkkk

      Um abraço!

      Excluir
  8. E ai Frugal!

    Que loucura hein! Lidar com pessoas realmente pode ser algo bem complicado, haja inteligência emocional!

    Mas a verdade mesmo é que o que gera stress é estar operando no vermelho. Quando seu negócio começar a operar com lucro, você vai lidar com esses percalços com muito mais facilidade e bem menos stress.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ministro. No começo eu cheguei mesmo a duvidar do negócio em si, da cidade que moro, das pessoas daqui, etc... eu ficava tentando arrumar uma desculpa ou explicação das vendas baixas. Mas parte da resposta está em motivar bem a equipe, deixar tudo fluindo bem e claro, trabalhar muito.

      Estar no vermelho deixa tudo um pouco mais ácido também, as pessoas lá não tem idéia de como é caro, arriscado e difícil tirar isso do vermelho. Porém, devagarzinho estamos indo. Daqui pro fim de março vamos vencer esse Breakeven. Abraço!

      Excluir
  9. Olá Frugal! Sentimos sua falta por aqui!

    É assim mesmo, infelizmente. Mas pense no quanto você está crescendo com tudo isso! Tenho absoluta convicção que com sua expertise, o negócio vai deslanchar rapidamente. Mas mesmo que isso demore um pouco mais, fica a experiência. Isso ninguém tira de você!

    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é amigo, eu queria ter mais tempo pra me dedicar, mas estou tendo que trabalhar muito por fora pra pagar a obra e o imóvel, além dos custos da operação. Os próximos 60 dias vão ser muito atribulados. Grande abraço!

      Excluir
  10. Muito bom FS!
    O brake even é uma delícia quando se atinge, estancar a sangria faz um bem danado para o cidadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser mesmo Engenheiro. Não vejo a hora desse momento! Grande abraço!

      Excluir
  11. Olá Frugal,

    "Contratei uma empresa supostamente boa por ser cara, com fibra ótica, que a internet cai quase todo dia, e algumas vezes demora pra voltar."

    Passo pelo mesmo problema no sudeste. Esse oligopólio das comunicações é uma desgraça.

    "Finalmente parece que a propaganda no Facebook fez efeito"

    Pelo que ouvi dizer, anúncio de facebook é bem efetivo. Talvez até mais do que GoogleAds.

    Falta pouco para parar de ter prejuízo. Daí é pra melhor.

    Abçs,

    Inv. Internacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande II, legal você por aqui.
      Imagina a qualidade da internet no norte do país.
      Eu tenho um amigo que trabalhava no facebook e no bairro dele, em Mountain View, era horrível a prestação da internet também. Acredita?

      Excluir
  12. FS
    Está tendo um bom retorno? Não teria sido melhor utilizar seu rico dinheirinho nos investimentos financeiros ao invés de empreender?

    Me parece que empreeender, além de ter um certo risco, o desgaste mental é enorme. Tudo que envolve pessoas cedo ou tarde da m**....

    Agora se financeiramente está valendo a pena, aí é outra história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade