Mudar a estratégia faz parte do jogo



Olá amigos,

A maioria dos investidores sabe que para ter sucesso nos investimentos não devemos GIRAR o patrimônio, pois isso é extremamente prejudicial na ESTRATÉGIA adotada por cada um, pois você vai perder dinheiro ao vender um bem, seja pro governo em forma de impostos, seja para corretores (no caso de imóveis), seja para intermediários, seja pela pressa em vender, taxas, cartórios e etc.

Minha estratégia que vinha adotando era de trabalhar muito, viver com o básico, ir comprando ações, stocks, fundo imobiliário e renda fixa (tesouro direto) todo mês. E eu vinha executando bem o plano. De agosto de 2013 até hoje, estou com um retorno acumulado de 21% utilizando essa estratégia (falando de investimentos no mercado financeiro) e uma renda atual de quase R$ 5000,00 passivos. Talvez eu chegasse no fim do ano com 1,8 a 2 milhões em investimentos financeiros e iniciaria 2018 ganhando uns R$7000,00 passivos, PORÉM eu mudei um pouco a estratégia POR ENQUANTO, porque claro a primeira estratégia estava ótima e dando bons resultados.

Qual estratégia vou utilizar agora?

Bem, como venho publicando aqui, estou entrando num negócio e montando uma franquia. Por vários motivos: acho que vai dar certo, que é uma boa oportunidade de diversificar meu trabalho e minha renda, vou ter uma relativa liberdade maior se der certo e vou ter a chance de testar tudo que aprendi na vida, é um desafio que quero passar.



A estratégia agora é: dar entrada no imóvel, FINANCIAR o resto, reformar o imóvel e colocar a franquia pra funcionar. Depois que o capital de giro, receitas e despesas estiverem mais ou menos equilibradas (acho que demora de 18-24 meses) vou direcionar todo o dinheiro novo, lucros, do meu salário e etc para PAGAR RAPIDAMENTE O IMÓVEL, coisa de pagar em 3-4 anos mesmo, aportando muito forte. Sendo assim fico livre de pagar juros e aluguel e o imóvel que comprei "barato" será meu patrimônio para sempre.

Mas por quê financiar? Porque inicialmente não posso pagar 100% a vista sem me desfazer de todo o meu capital investido, e isso seria horrível porque eu ficaria sem capital de giro (péssimo pra começar o negócio). Financiar vai me dar uns 6-7 meses para respirar tranquilo pagando uma prestação baixa enquanto invisto outra parte do dinheiro no negócio em si. E outra coisa, um aluguel comercial para o porte que eu desejo seria de 8-10 mil por mês, mesma coisa que vou pagar de juros na parcela por enquanto que não adianto nada, e o negócio pode ajudar por ele mesmo a pagar essas parcelas com o dinheiro que ele vai produzir. Financiar um imóvel desses para pagar 10k mensal de JUROS para o banco com fins RESIDENCIAIS = SUICÍDIO FINANCEIRO.

Sobre o imóvel: Estamos numa época boa para alugar ou comprar. Tem muita coisa encalhada e inclusive muita coisa boa. Então o mercado imobiliário está com muita oportunidade e se você tem dinheiro na mão e garimpar pode achar muita coisa boa. Do topo histórico em 2013 até agora, esse imóvel que estou comprando caiu mais de 35% o valor do metro quadrado, e isso num bairro bom e um imóvel que praticamente não precisa de reforma (na verdade vou fazer uma ampliação e poucas adaptações).

Vejam que não alterei muito a estratégia, a antiga continua firme e forte e voltará depois, MAS no momento o foco é fazer o negócio dar certo para GANHAR DINHEIRO, FAZER DINHEIRO e não apenas INVESTIR dinheiro com o que ganho. Os efeitos vão demorar para serem sentidos, mas pode ser que eu chegue quase a dobrar meu aporte atual daqui a uns 40 meses, e a gente sabe que o que nos deixa rico é o APORTE e o TEMPO.

Vendi aproximadamente R$500 mil do meu patrimônio financeiro, sendo 130 mil em Fundos Imobiliários, R$155 mil em Tesouro Direto e R$215 mil em ações no Brasil. Foi um movimento forte mas necessário. Esse valor não iria mudar minha vida onde estava, mas agora pode ser que mude. De qualquer forma não é um giro para troca de investimentos, é para a construção de uma nova empresa minha, acredito que minha alocação estava boa e meus ativos financeiros também, agora a alocação vai aumentar muito na parte de imóveis mas com o passar dos anos vou compensando após quitar ele.


Fechei posição em 6 fundos imobiliários :


FFCI11
BRCR11
KNRI11
HGLG11
BPFF11
HGRE11

Fechei posição em 2 ações (e vendi um pouco de várias outras):

ODPV3
UGPA3

Agora estou esperando o pessoal me entregar a casa para poder tocar a obra. O projeto já está feito e orçado. Todo meu dinheiro novo esse ano de salário provavelmente será investido na empresa e não sobrará nada pra aportar no mercado financeiro, até porque tenho o financiamento para pagar, de forma tal que vou dar um tempo no aporte das finanças para aportar no negócio, mas tudo bem, vou continuar acompanhando o mercado e estudando como sempre.

Vejam o gráfico do patrimônio já atualizado hoje 15/07/2017 pelo Google Finance:




Foi uma queda de 20% do patrimônio investido, mas pelo menos o dinheiro está comigo. Já vi cair 10-15% e o dinheiro simplesmente tinha sumido devido à baixa das cotações. E a maioria dos ativos que vendi foi com bom lucro (ainda falta pagar o imposto sobre ganho de capital de cada um dos ativos).

Nada que no médio prazo não recupere.

Então não é pra ficar triste ou achar que algo deu errado ou coisa assim.

Empreender é dar alguns passos para trás para depois andar mais rápido, é assim que eu vejo, pode ser que dê errado, mas pode ser que dê certo também, risco por risco temos que assumir certos riscos, mas o que mais me atrai é poder produzir meu próprio dinheiro sem precisar da vontade e bondade alheia me pagar.

Quando eu imagino eu ganhando uns 30-40k mensais da minha própria empresa daqui a uns 24-36 meses é uma sensação muito boa, não depender de pagamentos do governo, nem ter brigas com outros sócios, não depender de operadoras de planos de saúde para sobreviver, as quais cada dia arrumam novos golpes, não depender de donos de hospitais (que são bastante "não-éticos), não depender de colegas de trabalho, de fluxo de pacientes, de altas e baixas no mercado, de ciclos econômicos, do SUS, do prefeito, do governador e por aí vai, é uma sensação muito boa, andar com as próprias pernas, e além do mais, se tudo der errado, eu tenho esse mesmo mundo que já conheço muito bem para voltar, meu diploma, meu conhecimento e minha capacidade de trabalhar continuam os mesmos.

Nós temos na blogosfera grandes empreendedores como o Viver de Construção, o Viver de Dividendos, o Soul Surfer (que empreende fazendo negócios imobiliários), o Viver de Renda.org, temos o Conhecimento Financeiro, tínhamos o Rover do projeto Free Life Style, acho que também o Heavy Metal e mais alguns que não me lembro por agora. Ter loja, empresa, franquia e etc dá certo para muita gente no mundo todo, também pode dar certo comigo, tem que ter coragem, trabalhar e acreditar que vai dar certo.

Grande abraço a todos,
Frugal.

Comentários

  1. Sensacional, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola Frugal, te apoio nessa e estou na torcida. No futuro vou querer fazer algo parecido quando tirar uma parte do investimento para abrir minha academia haha

    Abraços do BnA,
    Brasileiro na Arábia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso aí BA.

      Primeiro é poupar mt e trabalhar muito!
      Depois que o bolo crescer bastante vc se liberta mais pra fazer outras coisas. Quase 200k que to colocando desse investimento veio de lucro do mercado, então é uma quantia boa.

      Abraço!

      Excluir
  3. Se você conhecer os custos de entrada e de saída, os fornecedores, processos, legislação e contabilidade, e canais de distribuição vai ficar bem. Se não der certo fecha e consegue se recuperar.

    Seu relato lembrou-me de meu avô. Ele passava anos com o salário imobilizado pois comprava verdadeiras chácaras e loteava em terrenos, colocava calçamento, esgoto e postes pois a prefeitura era muito lenta. Muita gente que criticou vivia e ainda vive do dinheiro dele. Esta semana ouvi algo de um Português que se caixaria na descrição dele: "somos pequenos mas valentes".

    Eu tive um chefe que construiu um galpão enorme na loja dele e falou em uma reunião que se conhecesse os custos jamais teria feito, porém valeu a pena.

    Negócios não importa o quanto você planeje, se não tiver essa vontade acima de todas as dificuldades que continue empregado pro resto da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade CF.
      Tem outra coisa que não falei é que meu trabalho atual depende 100% de meu trabalho braçal e da minha presença física. Se eu adoecer ou viajar já deixo de ganhar, e fora seguro de acidentes pessoais (que é limitado o tempo) não tenho mais nada. Eu preciso arrumar algo que funcione sem mim 100% presente e que eu possa adoecer ou viajar e continuar me gerando renda. Eu no momento sou refém de mim mesmo, preciso me libertar.

      Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns FS,

    Você está certo. Às vezes temos que ter outras estratégias. Pelo que você descreve, esse negócio aí vai te dar muita alegria e dinheiro.

    Desejo bons investimentos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Frugal, alguns pontos:

    Quando vc disse uma renda de 7k mensais para 2M investidos, vc pensou uma renda anualizada? Está pensando em receber apenas 0,35% por mês. Acho que vc pode ser mais arrojado nesse planejamento.

    Quanto à pagar rapidamente o imóvel, eu acho que como estratégia "macro" é legal. mas não esqueça de ir avaliando isso constantemente. Não coloque como regra geral. O mercado pode estar bom para alguns investimentos e vc pode não perceber isso se apenas focar em pagar o imóvel. Pode ser que seja mais interessante direcionar novos aportes para boas oportunidades.

    E novamente, sucesso no novo empreendimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade André.

      Eu olho lá fora, bolsas em picos históricos, o câmbio não tah bom pra gente. Por aqui teria essa RF que dá 4% aa acima da inflação ou ações que já tou muito concentrado, fiis subiram mt e o yield tá basicamente empatando com a inflação ou um pouco mais. Acho que é hora de fazer dinheiro de fato. kkkkkkkk

      Abraço!

      Excluir
  6. Fala Frugal,

    Nao é facil esta decisao, mas, voce tem total conhecimento para arriscar e acho que adquirindo o proprio imovel voce ja reduz em uns 80% no minimo as chances de dar errado.

    Pagar aluguel causa uma pressao absurda, e tendo seu atual emprego e dinheiro caso precise aportar na empresa te deixara super tranquilo.

    O que dara mais trabalho mesmo sera seu tempo, voce quase nao tera descanso nos proximos meses, mas faz parte da fase.

    Mudar faz parte mesmo. Talvez eu tambem mude a minha estrategia daqui ha alguns poucos meses, pois a ideia de construir meu primeiro predio pequeno martela na cabeça, e se eu for por este caminho terei que vender todos meus ativos e aportar na obra, voltar a depender do salario, mas, se conseguir terminar que sejam 6, 7, 8 apartamentos, na hora da venda, ai é mais uns 40% a mais de patrimonio numa tacada unica.

    Sempre tenha o manejo de risco, e muito, mas muito cuidado mesmo com questoes trabalhistas (tenha uma boa empresa de contabilidade). Questoes trabalhistas sao as que mais quebram empreendedores.

    Abraçao e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é VDC. Se vender fica bom e se alugar fica melhor ainda.
      Qnt vc acha que pega de DY se construir pra alugar no padrão comercial? Será que não supera o DY dos fiis?

      Essas questões trabalhistas serão prioridade com certeza.

      Excluir
    2. Dificilmente Dy de imovel fisico supera FIIs. Lembre que incide imposto de renda hehe, so ai voce ja entendera

      Excluir
    3. Mas vdc, mesmo o imóvel físico sendo seu construido por vc? Considerando os custos da obra? Sobre o IR acho vantagem abrir uma PJ com atividade imobiliaria pra pagar menos. Todos os seus imoveis poderiam ficar no nome da pj.

      Excluir
  7. Olá Frugal, estou torcendo muito pelo seu sucesso.

    Eu também gostaria de empreender um dia através de franquia, mas como o VDC falou não gostaria de fazer isso ainda dependente de salário. Como a reforma trabalhista entra em vigor daqui a 120 dias, planeje seus custos com essa nova opção de contratação por hora/ trabalho intermitente (mais funcionários somente nos finais de semana), etc... Acredito que no Business Plan do franqueador não estava previsto essa flexibilização das relações de trabalho.

    Muito sucesso e grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aportador, ficou muito legal essa nova reforma. Eu estava lendo sobre ela e vendo se eu poderia aplicar alguma coisa, e acho que poderei sim.

      Excluir
  8. Fala Frugal! Sucesso nessa nova empreitada! Pelo planejamento que você tem feito, com especial cuidado com o capital de giro, tem tudo para dar certo! Se a franquia for boa e a localização adequada vc está com a faca e o queijo na mão. E boa sorte enfrentando a burocracia brasileira! Osso!!! rsrsrsrsrsrs

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade IR. Nesse primeiro ano só penso em fluxo de caixa e capital de giro. Obrigado pela torcida!

      Excluir
  9. Perfeito André, o Frugal ao meu observar está meio inconsistente. Torço por ele, espero que ele não meta os pés pela mão nessa empreitada.

    O conhecimentofinanceiro deu a letra.

    Essa história de 2M = 7K, nem se aplicar o dinheiro em CAPIM. Com 2M no Brasa "facilmente" consegue-se 0,8% o que dá 16k.

    Frugal está visando a prosperidade atuando na economia real. Mais uma vez desejo sucesso! Mas eu particularmente já fiz o caminho inverso e NÃO VOLTARIA A EMPREENDER NO BRASIL de maneira alguma.

    Quando vier os passivos trabalhistas, fiscais de todo lado, regulamentos e normas absurdas, Receita Federal e tudo mais..é pesado! Isso para nem falar de Lulinha 2018, esse hoje é o maior risco no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7k deve ser TSR, já descontado a inflação.

      Excluir
    2. Opa Candango, blz?

      No caso seriam 7k limpos acima da inflação. Essa conta eu faço do mesmo jeito que o VR calcula, ele explica no blog dele. Poderia até dar 16k mas teria que reinvestir a metade pra balancear a desvalorização do bolo. Dessas outras coisas estou ciente, vou tentar fazer tudo certo pra não dar problema e ter uma reserva para o problema.

      Abraço amigo

      Excluir
  10. Grande Frugal,

    Eu também fiz um movimento desses recentemente, quando zerei a minha carteira de ações no ano passado, logo, tudo o que posso fazer é desejar muito SUCESSO para você nessa nova empreitada!

    Apenas uma dúvida, a franquia em questão é de qual segmento?

    Alimentação, vestuário?

    E o imóvel, como você bem disse, quando estiver quitado será SEU, logo, mais um ativo para o seu patrimônio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa livre, é uma franquia do setor de serviços mesmo. Não tem estoque e nem material saindo e entrando. Acho que deve ser bem mais difícil roupa e alimentação. De roupa eu achei legal franquia da Dudalina e da Hering, mas tem que ter muito controle de entrada e saída, estoque e fluxo de caixa.

      É amigo, e o imóvel vou dar uma ampliada boa e ganhar no terreno também, praticamente vou dobrar o tamanho dele e isso em área nobre. Por todos os quase 30 imóveis que vi por aqui, vai ser um dos melhores, tanto em estrutura como em idade, padrão e localização. Certamente será um ativo comercial muito procurado se minha franquia não der certo. Já pensei nisso também.

      Abraço!

      Excluir
  11. É isso ai Frugal, te desejo sorte e tenha certeza que você será bem sucedido nessa jornada! Continue nos atualizando!

    Embora a queda do patrimônio financeiro seja grande nesse momento, você colherá os frutos mais tarde!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ministro, o importante é olhar o médio e longo prazo. O presente é uma ilusão.

      Continue com seus posts.
      Seus textos estão muito bons, está de parabéns.
      Mais um bom blogueiro para agregar valor na blogosfera.

      Abraço!

      Excluir
  12. Eu nao teria coragem mas desejo sucesso pra vc. Vc esta indo atras da liberdade financeira. Eh mais q independencia financeira, algo q vc inevitavelmente iria conquistar. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Vagaba, é mais ou menos por aí.
      A questão das contas pagas eu já superei, com uma fração pequena do meu salário atual mais os meus investimentos eu já as pago, podendo ainda reduzir muito minha despesa se cortar as doações. Agora é dar um passo a mais. Abraço!

      Excluir
  13. Frugal.

    Eu já te acompanhava, agora irei te acompanhar ainda mais. Isso porque eu também quero empreender. Estou com algumas ideias em mente, vamos ver no resolvo.

    Te desejo muita sorte.

    Abs
    EQRP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa amigo, acho que a época é boa sim, os aluguéis de pontos comerciais baixaram mt e/ou os preços dos imóveis comerciais também caíram. Também deve ser mais fácil negociar taxas com fornecedores ou franquias. Tá todo mundo querendo dinheiro vivo.

      Abraço!

      Excluir
  14. Ai sim, tá ficando cada vez mais interessante !! parabéns pela coragem, eu em seu lugar acho que no minimo iria chorar uns dias depois de "gastar" parte do meu patrimonio !! vai dar tudo certo estamos na torcida !

    ResponderExcluir
  15. Frugal,

    Eu quero fazer o contrário, quero deixar o emprego e me preocupar apenas com meus investimentos e com isso ter mais tempo para curtir viagens, praias, trilhas, montanhas e esportes radicais kkkkkk

    Eu entendo o que está se passando com você. A gente tem gás, tem emoção, tem ideias e sabe que tudo vai dar certo pois queremos que dê certo. No seu caso você já sabe muito bem como funciona um lado que é de aportar e investir mas você quer mais, quer empreender e mostrar que vai dar certo pois tem muitas ideias e força de vontade para gerir o negocio.

    Os desafios são muitos. As vezes a gente mascara números para justificar muito uma coisa que a gente quer. Concordo com os colegas que falaram sobre os 2kk rendendo 7k mensais mas enfim o cerne da questão não é esse, não é racional, é emocional, não importam os números, você quer o desafio e vai mostrar que vai dar certo.

    Não deixe de escrever essa jornada. Sei que será difícil pra você pois são muitas tarefas a executar a partir de agora mas manter todo o relato na blogosfera vai ser de grande valia para todos.

    Mais uma vez muito sucesso nessa sua empreitada!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo BPM! Vc acertou com precisão.
      Esses 7k mensais seriam confortáveis, MAS NÃO MUDARIAM A MINHA VIDA. Eles estariam caindo lá, eu nem iria usar, eles iriam crescer bem devagar e minha vida e ritmo de trabalho e demais riscos estariam tudo na mesma.

      Com um empreendimento, tenho a possibilidade de dar certo, e se der mais ou menos certo, chutando bem por baixo, ganharia uns 15k líquido até dezembro/2018, já é uma mudança e tanto não? Agora imagina passar 2019 e 2020 sempre vendo esse lucro líquido crescer e chegar no final de 2019 ganhando uns 30k líquidos por mês? Aí sim seria uma disrupção na minha vida, e a partir daí eu poderia aportar bastante e fazer o bolo crescer bem num target de uns 7-8 anos. Chegaria aos 40 com mais de 5-7 milhões investidos no mercado financeiro. Abraço!

      Excluir
  16. Avisa o Seu Madruga Investimentos que você vai ser franqueado de uma "Barbearia Gourmetizada". Quem sabe ele se torna cliente? kkkkk

    ResponderExcluir
  17. Sucesso na empreitada Frugal! Já que vc trabalha no setor, como vc vê o mercado premium/intermediário alto dos planos de saúde, é mais resiliente? Tem crescido a base de beneficiários apesar da queda geral nas outras faixas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh bem resiliente amigo. As classes A e B tem pavor ao SUS e sempre vao pagar. Além do mais deduzem do imposto de renda. Outra coisa importante eh que os reajustes nesse setor sao sempre acima da inflação. E o pessoal dessa faixa etaria >50 anos tem patrimonio pra bancar. Sobre os numeros em si nao tenho certeza. Vc pode acompanhar lendo o relatorio anual da qualicorp por exemplo. Abç

      Excluir
    2. frugal, ja que vc é do ramo, deixo a sugestao para um post sobre custos de saude, principalmente na velhice. ja vi gente gastar 10 mil por mes com pai ou mae de cama em idade avançada. pra quem quer viver de investimento durante 40-50 anos é muito importante ter esse custo em vista. ja pensou precisar dessa grana e nao ter ? valeu

      Excluir
  18. Oi Frugal!

    Parabéns pelo blog, aprendo muito com suas postagens! Sigo há alguns meses, mas apenas agora decidi participar da finansfera. Caso se interesse, visite meu site: mascada-boa.blogspot.com. Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Sucesso para nova fase de empreendedor e para o negocio

    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Fala, boe! Bicho, primeiramente, parabéns pelo blog. Não sabia do seu conhecimento em finanças. Tô impressionado! Sabe muito!

    Eu, coincidentemente, resolvi diversificar aqui na ZN da tua cidade. Tenho um patrimônio financeiro bacana (menor que o seu), mas investi de maneira predominantemente caótica. Em suma, minha situação atual é: 45% renda fixa, 40% ações, 10% Fundos de investimento e 5% FIIs.

    A diversificação foi em um terreno grande (5k m2) com outros sócios onde estamos construindo um shopping popular. Comprei 33% do terreno por 150k de entrada e 100 parcelas de 2k (considerei VPL de 275k). Hoje (8 meses após a compra) esses 33% valem pelo menos 700K, dependendo da negociação. Na realidade, pretendemos construir um complexo com shopping popular e 100 vagas de estacionamento (primeira etapa agora em 2017), centro de saúde popular (até final de 2018) e ponta de estoque (possivelmente em 2018). O capital levantado para a construção desta primeira etapa foi com a entrada de um novo sócio (passei a ter 30% do empreendimento) e venda das "luvas". A previsão de inauguração é 22/09 e estamos na fase de acabamentos na obra.

    Queria te desejar sorte e, principalmente, muita paciência. A execução do meu projeto só foi possível graças a um dos meus sócios que ficou 8 meses dentro da obra. Como vc bem sabe, isso é impossível para nós. Há uns 4 anos, pensei em montar uma franquia na área de educação profissionalizante (Prepara Cursos), mas voltei atrás quando percebi que o fluxo de caixa projetado pelo franqueador era absurdamente otimista. Um colega nosso nefrologista abriu uma franquia do mesmo grupo empresarial, a "Ensina Mais", e quebrou acho que em menos de um ano. Resumo da ópera, analise muito bem os indicadores. Se necessário, contrate pesquisa para verificar aceitação do seu produto nessa região. O produto do franqueador é vender a franquia. Cuidado para ele não te abandonar após a venda. Até onde sei, é relativamente comum quando analisamos o universo de todas as franquias.

    Grande abraço!

    AntiDrTheo

    PS: tô surpreso com o grau de conhecimento em finanças de outros contemporâneos nossos de faculdade! Se brincar, montamos um clube de investimentos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mestre! O terreno tem 5mil m2? Seria um de 100x50? Ou 50 mil m2? Acho que deve ser de 50 mil m2 não é? Esse seu empreendimento aí é de porte muito alto, não é pra qualquer um, e ainda mais com sócios a coisa fica mais complicada, espero que não saiam na porrada. Geralmente os problemas começam quando alguém quer fazer retirada e os outros querem reinvestir, é muito difícil isso, tem sócio que só quer sangrar a empresa. Vcs colocaram isso no contrato?

      Eu sou meio difícil pra entrar em sociedade, eu teria que colocar no contrato pelo menos uns 10 anos sem retirada pra todo mundo senão não sossegaria. Em tempos difíceis, é necessário muita saúde financeira pra não pegar empréstimos e não quebrar, vemos por aí muitas empresas e lojas fechando somente por conta do fluxo de caixa, ainda mais um empreendimento como o seu que é grande, pode ficar vários meses sem alugar loja, vender luva, e pode ficar meio vazio, tudo pode acontecer, fora que a despesa aí vai ser muito alta também, muito mesmo.

      Essa "ensina mais" é pra crianças não é? Numa crise dessas o cara gastar dinheiro com reforço escolar é difícil, tem gente até colocando o filho na escola pública.

      Essa parte aí do abandono após a franquia fico tranquilo pq sei que não vai acontecer, eles ganham muito mais nos royalties e fornecimento de material do que na venda da franquia em si como expliquei no post mais recente. E com certeza eles enfeitam um pouco o fluxo de caixa.

      tá pertinho de inaugurar então né? Boa sorte lá!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade