Vale a pena investir em fundos no Brasil?


Fundos brasil

Pensando em investir parte de seus ativos em fundos no Brasil? 
Ou você só quer comprar o índice ibovespa como o BOVA11 ou PIBB11? 
Vale a pena investir em fundos no Brasil? 

Atualmente, o CAPE brasileiro está menor que 10 e é o nono mais barato do mundo. Ou seja, a bolsa brasileira está barata!
O mercado de ações brasileiro é na sua maioria comprado e vendido por estrangeiros através de grandes bancos e fundos de pensão, mas o indivíduo estrangeiro tem uma participação muito pequena neste mercado. Neste post, vou mostrar quais opções você tem para investir no Brasil, quais são os retornos esperados e como operar aqui.
Algumas pessoas talvez perguntem se vale a pena investir em fundos no Brasil. Bem, se você não é brasileiro, você tem a opção de comprar o índice MSCI EWZ, um iShares ETF distribuído pela Black Rocks. Se você é brasileiro e quer investir via ETF as duas opções são o BOVA11 e o PIBB11. 
Bem, este sobre o EWZ, esse fundo é horrível. Por quê? Seus retornos acumulados nos últimos 10 anos são apenas -1,82%, você pode ver aqui:
EWZ retorna
MSCI Brazil Index é uma maneira muito ruim de investir no Brasil ou mesmo o BOVA11. Suas empresas são muito terríveis, como a Petrobras e a Vale, duas empresas públicas do governo corrupto do Brasil, e elas tem um grande peso no índice. Vale trabalha principalmente na exportação de ferro. Sua taxa de 0,63% anual do fundo é terrível também. Além disso, a má notícia é que você tem um monte de lixo neste fundo.
O Brasil é uma economia global importante, somos a sexta maior economia mundial e ainda temos um grande potencial para crescer. Nossa economia é baseada em commodities, como ferro, óleo, carne, trigo, frutas e soja. Como a Noruega que tem a Statoil um grande peso em sua economia, temos a Petrobras, apenas a Petrobras e suas operações respondem por quase 10% do nosso PIB.
Se você quiser ver como é composto o índice MSCI Brasil vá para https://www.blackrock.com/investing/products/239612/
Eu vi no site Interactive Brokers que você não pode comprar ações individuais no Brasil a partir de lá. Acho que a BOVESPA (nossa NYSE) não permite isso, sua única opção fora da EWZ ou ações individuais é comprar ADRs na NYSE, mas apenas algumas empresas brasileiras vendem ADRs lá (isso se você morar no exterior). Então o que você pode fazer? Talvez você possa abrir uma conta em uma corretora brasileira como Rico ou XP (as duas maiores). Se você for brasileiro pode investir por essas duas corretoras também.
Se você não quiser experimentar uma carteira de ações no Brasil (eu acho que é perfeitamente fácil) você pode tentar comprar alguns fundos vendidos por nossas corretoras. Vamos ver alguns deles:
Fundos de ações brasil
Fundos ações brasil       
Você pode ver, na última coluna à direita os retornos dos últimos 12 meses. 
O Brasil teve um grande retorno no ano passado e nós vimos uma grande apreciação de REAL (R$) contra o U$ dólar.  Eu faço minha carteira no Brasil, o meu retorno no ano passado foi quase + 27%.
"Ações" são fundos de ações puras. 
"Multimercado" é ações + renda fixa 
"Renda Fixa" é renda fixa.
Nesta tabela, podemos ver 13 fundos puros de ações. Apenas quatro se apresentaram melhor do que eu. A taxa deles costuma ser bastante alta, como 2% por ano. Então eu não tenho que pagar essa taxa ultrajante.
Além disso, você tem que ver qual é o seu acordo de planejamento tributário com o seu país de origem, às vezes a carga tributária será muito pesada para você (para quem não é residente fiscal no Brasil).
Na verdade, nosso mercado de ações AINDA ESTÁ barato e tem um grande potencial para crescer. Temos poucas boas empresas para investir, eu diria umas 40 apenas, mas investindo aqui diretamente nelas você pode ganhar muito mais do que comprando um índice brasileiro ou o caro SP500.
Então, se você realmente considerar investir no Brasil, estude e MONTE SUA CARTEIRA DE AÇÕES, sério. Se você não tem paciência para fazer uma carteira de ações no Brasil, você pode tentar alguns desses fundos, mas você tem que abrir sua conta com uma corretora brasileira.
Vamos ver esses gráficos:
No primeiro caso, nós compramos U$ 1000 todos os meses de cada ação desde janeiro de 1990 até janeiro de 2017. Não acho que eu escolher as melhores ações para provar o meu ponto, essas empresas são empresas regulares no Brasil.
Este conteúdo é do site Bastter.com, você pode ver toda a discussão aqui: 
http://www.bastter.com/mercado/grupos/Forum.aspx?g=281&t=804726
 
Esses retornos estão em U$.
CDI é a taxa entre os empréstimos interbancários. 
SELIC é a taxa que o governo paga aos bancos para pegar dinheiro deles. 
Ibovespa é o nosso SP500, IBOVESPA você vai comprar se você comprar EWZ (na verdade, você vai comprar índice MSCI que é bastante parecido com o ibovespa).
Todos os nomes com ON depois são ações comuns. 
Como você pode ver o SP500 tem os retornos mais pobres. 
Se você prestar atenção e montar uma boa carteira, você pode sair-se muito melhor do que o SP500, além do mais com este SP500 caro e um SCHILLER CAPE de 30 os retornos na próxima década podem ser menores que 5% para o SP500.
O Brasil está atualmente com um 9.8 CAPE e um PB 1.6 
Os EUA estão atualmente com um 26.4 CAPE e um PB 2.9
Se você olhar aqui  http://frugalsimple.net/howtousecape/  você verá que você pode esperar retornos abaixo de 7,6% anualmente nos próximos 10-15 anos.
Então, quero dizer com todas essas palavras, é hora de investir no Brasil! Deixar de comprar ações no Brasil pode fazer toda a diferença no seu patrimônio futuramente.
Obrigado pela visita ao blog.
Frugal.

Comentários

  1. Ótimo texto, Frugal.

    Atualmente estou em FIIs, mas vou estudar para entrar de cabeça nos ETFs, seja aqui no braza ou nas gringas.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Não te entendi, Frugal. Você fala tanto em investir no exterior. Sair do risco Brasil, ou no Brasil investir em IVVB, que no fundo é exterior também. E agora fala que " é hora de investir no Brasil"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa II blz? Originalmente esse publicação foi para estrangeiros, mas uma coisa não exclui a outra. A bovespa está barata e o dolar está caro, o que é bom pra gente, pra continuar comprando ações aqui no brasil tambem, uma coisa não exclui a outra. Como o real está muito valorizado frente ao dolar a tendência é entrar menos dinheiro estrangeiro aqui na nossa bolsa, o que nos dá oportunidade de comprar a bovespa ainda barata. O nosso cape está em 9 num mundo onde a média mundial está em 20. E temos boas empresas por aqui. Acho um erro ficar de fora da bovespa. No meu caso tenho quase 75% das minas alocaçoes em acoes daqui e comecei fora para diminuir a volatilidade da minha carteira. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade